segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O período de estiagem vem castigando a Lagoa do Portinho (PI)


A Lagoa do Portinho, um dos cartões postais da cidade de Parnaíba, em virtude do período de estiagem, sofreu brusca mudança em seu visual.
Parada obrigatória de turistas no retorno das praias, a lagoa já foi destaque em novelas e matérias sobre turismo na região.
Em julho de 2011, em visita a Lagoa do Portinho, registramos imagens que, em comparativo com as realizadas em dezembro de 2012, mostram a situação em pontos onde o recuo das águas se acentuou, de forma a possibilitar o trânsito de pessoas e animais.
A lagoa é alimentada pelos riachos do Portinho e Brandão que também sofrem com a estiagem. As águas baixaram, consideravelmente, causando impacto nos visitantes.
23 de julho de 2011
29 de dezembro de 2012
23 de julho de 2011
29 de dezembro de 2012

Condutores de turistas do litoral do Piauí participam de curso de salvamento no mar


Na manhã da última quinta-feira (28) integrantes de quatro associações de condutores de turistas de Barra Grande e de Cajueiro da Praia participaram de um curso de salvamento no mar. A atividade foi conduzida pelo Tenente-Coronel Emídio Oliveira, comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, e faz parte das atividades de qualificação profissional promovida pela ONG italiana Cospe (Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes) no litoral do Piauí.
Durante o curso, os 10 participantes das Associações Nativos Arte-Ecotur, Barratur, Tremembés e Caju Ecotur, foram capacitados para fazerem salvamentos em caso de afogamento no mar, ou nos rios da região. O Tenente Coronel Emídio explicou que o primeiro cuidado para se evitar esse tipo de acidente é respeitando o limite de pessoas em cada embarcação, mas em caso de acidente os condutores devem estar capacitados para agir corretamente em situações de emergência.
De acordo com o coordenador de Projetos da Cospe no Litoral do Piauí, George Rebelo, essa é uma atividade que contribui com a qualificação no atendimento aos turistas. “Como as principais trilhas ecológicas são feitas no mar ou nos rios da região, os próprios associados nos solicitaram a realização de uma capacitação nesse sentido”, relata.
O vice-presidente da Associação Caju Ecotur, José Félix de Araújo, conta que os cursos promovidos através das parcerias da ONG Cospe são muito importantes para o aumento da qualidade na prestação de serviço aos turistas. “Todos os cursos foram essenciais para a nossa atividade e inclusive, por conta do curso de primeiros socorros, realizado no mês de outubro, eu pude socorrer da forma correta a minha esposa, que fraturou o braço na semana passada. Fiz a imobilização correta e pude leva-la ao hospital graças ao que aprendi no curso”, ressalta.
A ONG Cospe tem sede na cidade de Florença, na Itália, e atua em vários países. No Brasil, há 18 anos trabalha no desenvolvimento de projetos sociais em vários estados. No Piauí, a Cospe atua desde 2005, apoiando projetos na área de turismo solidário e sustentável em Cajueiro da Praia e Barra Grande, contribuindo com o desenvolvimento da infraestrutura, capacitação, realização de intercâmbios culturais e promoção de roteiros turísticos.

Dez praias pra você curtir a temporada de sol e mar


Seja para passar o Réveillon ou para garantir o bronzeado. Os caminhos do verão levam ao litoral brasileiro. São centenas de praias espalhadas por quase 10 km de costa - muitas com fama internacional por suas belezas naturais. Então não perca tempo. O Guia do Litoral separou 10 praias pra você curtir a temporada de sol e mar numa boa.Faça sua escolha e divirta-se!

Genipabu


A paisagem desértica formada por imensas dunas  consideradas as mais altas do país, em contraste com lagoas de águas doces fazem de Genipabu, no Rio Grande do Norte,  um dos cartões-postais mais conhecidos do Estado. Construções de pau-a-pique e sapê, tornam a praia ainda mais charmosa. E quem vai para lá também não pode perder uma de suas atrações mais inusitadas: o passeio de dromedário. Os animais estão longe de proporcionar a emoção do sobe-e-desce em alta velocidade dos buggies pelo parque das Dunas - mais ao sul da região -, mas não deixam de encantar os visitantes. Por cerca de 20 minutos, eles caminham por entre as dunas móveis nordestinas onde, de um lado, pode-se avistar a praia e, de outro, o rio Potengi.

Maragogi


Já no litoral norte de Alagoas, na divisa com o Estado de Pernambuco, está outro paraíso: o Caribe Brasileiro. Assim é conhecida a cidade de Maragogi, famosa pelas barreiras de recifes de corais localizadas a 6 km da costa e suas piscinas naturais (galés).

As águas calmas e transparentes destes locais são um convite ao mergulho, principal atrativo da região. Com a maré baixa, por meio de embarcações do tipo catamarã, é possível chegar ao destino e se maravilhar com a rica fauna marinha repleta de corais, esponjas, moluscos, crustáceos e peixes coloridos. O que torna o passeio ainda mais agradável é a média de temperatura de 27º C que garante a sensação de calor durante todo o ano.

Muro Alto


Outra beleza do Nordeste brasileiro é a praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas, a 60 quilômetros ao sul de Recife. Seu nome deve-se a um paredão de corais que circunda suas piscinas naturais, com três quilômetros de extensão. Sem ondas e muito claras, suas águas também fazem um convite ao mergulho. Pequenos barcos a vela e caiaques completam as opções de lazer para toda a família. Muro Alto tem outra particularidade. É lá que se concentram os resorts de Porto de Galinhas.

Mangue Seco


Na divisa da Bahia com Sergipe, a 250 quilômetros de Salvador, estão as "terras de Tieta". Cenário do romance de Jorge Amado - Tieta do Agreste -, Mangue Seco - tem opções de lazer que agradam desde os surfistas, que chegam a encontrar picos de grandes ondas até os pescadores, que aproveitam as águas calmas dos rios e a variedade de peixes para garantir o sustento do dia a dia.

Os passeios de buggie também são indispensáveis aos turistas que querem curtir 30 quilômetros de areias claras com suas dunas - com boa dose de adrenalina para os mais aventureiros. O trajeto tem duração média de duas horas. Roteiros de barco pelos manguezais do rio Real também podem ser combinados com os pescadores da região.

Canoa Quebrada


Outra praia que vale destaque é a de Canoa Quebrada, localizada no município de Aracati, a 157 km de Fortaleza. Canoa é o segundo destino mais procurado do estado. Sendo uma das poucas praias do Ceará que possui uma barreira de corais, seu mar tem águas calmas e, com a ajuda dos fortes ventos na região, os passeios de jangada por ali costumam ser um dos mais requisitados. Além, claro, de também atrair praticantes de kitesurfe, com direito até a uma escolinha no local para iniciantes. Vale lembrar que a lua e a estrela esculpidas em suas falésias, que atuam como um mirante natural, são um show à parte.

Maresias


A praia é considerada a versão paulista da carioca Copacabana, além de ser o paraíso dos surfistas. O mar tem fortes arrebentações, fazendo com que o local seja sede de diversos campeonatos da modalidade, inclusive etapas de mundiais. Para quem quer curtir o esporte, o Canto do Moreira, ao sul da orla, é o lugar onde estão as melhores condições para a prática da atividade. Apesar das ondas agitadas, Maresias oferece opções de lazer aos que desejam apenas o descanso à beira-mar. Com 5 km de extensão, areias brancas e águas cristalinas, a orla tem boas condições para banho ou um passeio de barco. No percurso, pode-se avistar o arquipélago de Alcatrazes, um procurado ponto de mergulho.

Castelhanos


Castelhanos, localizada em Ilhabela que fica a 210 km da capital paulista e a 350 km da cidade do Rio de Janeiro, é

reconhecida pelos visitantes como uma das dez mais bonitas do país. Seu visual é composto pelo imenso mar com ondas agitadas, a enorme faixa de areia branca na praia que cobre seus dois quilômetros de extensão, os dois riachos de água transparente, e uma enorme cachoeira próxima dali. O acesso é feito por jeeps e veículos tracionados, numa trilha de 27 km no lado leste da ilha, ou por mar.

Góes


A praia do Góes, no Guarujá, litoral paulista, tem o sobrenome dos irmãos que tomaram posse das terras no início da colonização de São Vicente, tem 250 m de comprimento e águas mansas. Antiga vila de pescadores tem bares na faixa de areia que oferecem diversas comidas típicas à base de frutos do mar. Uma das mais tradicionais é o "azul marinho", feito com banana verde, pirão e um "peixe de pedra" - geralmente garoupa, que é pescada por meio de uma técnica pela qual os pescadores jogam uma pedra na água para depois lançar sua rede.

Ossos


Repleta de barquinhos de pesca e orla arborizada, a praia dos Ossos, em Búzios, Rio de Janeiro, é perfeita para tirar fotos! A paisagem se assemelha a uma pintura. Já a Azeda forma parte de uma área de proteção ambiental. O acesso pode ser feito a pé por uma trilha (200 m) após a praia dos Ossos ou por aquatáxi, sempre disponível no cais do centro ou mesmo na praia dos Ossos. Vale a pena conferir!

Jurerê Internacional


Localizada em Santa Catarina, Florianópolis, Jurerê Internacional ganhou esse segundo nome pela intensa procura de argentinos, vizinhos do Estado. Com infraestrutura totalmente planejada, é considerada uma praia nobre e atrai principalmente famílias com crianças. O local abriga o Iate Clube de Santa Catarina, onde podem ser encontrados veleiros e lanchas.

Movimento no aeroporto de Teresina atinge 955.405 passageiros em 2012


Movimento no aeroporto de Teresina atinge 955.405 passageiros de janeiro a novembro
O movimento de passageiros no Aeroporto de Teresina Petrônio Portella de janeiro a novembro deste ano de 995.405 e deve atingir 1 milhão em todo o ano.
Apenas 35 passageiros fizeram voos internacionais e 955.370 foram passageiros de voos domésticos.
De janeiro a novembro deste ano foram registrados 15.336 aviões no Aeroporto de Teresina Petrônio Portella, sendo que 15.514 aviões fizeram voos domésticos e 22 fizeram voos internacionais.
As cargas que passaram no Aeroporto de Teresina de janeiro a novembro somaram 3.940.552 quilos, todos movimentados em voos domésticos. As encomendas enviadas por mala postal totalizaram 3.067.031 quilos, todos em voos domésticos.
Em seu boletim, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura) informou que o movimento no Aeroporto de Teresina foi tranquilo, sem atraso de^voos.
As companhias aéreas ofereceram voos extras para atender a demanda de passageiros.
Os principais aeroportos do país registram movimentação tranquila no domingo antes do réveillon. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, dos 1.485 voos programados em todo o país até as 17h, 38 registram atrasos (2,6% do total) e 114 foram cancelados (7,7% do total).
No Rio de Janeiro, que deve receber pelo menos 750 mil turistas para o réveillon de Copacabana, o movimento nos dois aeroportos é tranquilo. No Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim/Galeão, dos 93 voos programados até as 17h, apenas dois registraram atrasos e nove foram cancelados. No Santos Dumont, um voo registrou atraso e 21 foram cancelados, entre as 84 chegadas e partidas programadas no período.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, um dos maiores do país, registrou atraso em três voos e teve 17 operações canceladas do total de 155 voos previstos até as 17h. Em Brasília, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek também tem movimentação tranquila, com cinco registros de atrasos e nove cancelamentos.
A expectativa da Secretaria de Aviação Civil é que 25,7 milhões de passageiros passem pelos terminais administrados pela Infraero neste fim de ano e em janeiro de 2013. O número representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2011-2012.

domingo, 30 de dezembro de 2012

SMILES MUDA REGRAS E DIFICULTA UPGRADE DE CATEGORIA


Após anunciar que o Smiles se tornará uma empresa independente, a GOL anunciou as primeiras mudanças no programa. Nós já postamos algumas mudanças, mas entre elas há uma especial é preocupante para quem deseja alcançar os status mais elevados do Smiles: a partir do próximo ano, as milhas recebidas por pontos nos cartões de crédito, compras em lojas virtuais, reservas em hotéis e demais parceiros não aéreos terão o valor reduzido para upgrade. Serão necessárias 15 milhas obtidas desta forma para conseguir uma milha de status – uma proporção muito desfavorável, principalmente levando em conta a proporção atual de uma por uma.
A notícia não chega a ser surpreendente, pois com o lançamento do Smiles Shopping e as dezenas de opções de parceiros não aéreos oferecendo até quatro milhas por real gasto, estava muito fácil subir de categoria. A nova regra coloca um grande empecilho no caminho ao cartão Smiles Diamante.
Nem todas as notícias são ruins, todavia. A GOL vai permitir que as milhas recebidas em voos por companhias parceiras, como Delta, Air France, KLM, Qatar e Iberia contem para o upgrande no Smiles, na proporção de uma para uma. A GOL também alterou a validade das milhas Smiles conforme a categoria, variando de 3 a 5 anos.
Vale lembrar ainda que os bilhetes Smiles Any Day desde a semana passada deixaram de ter valor fixo de 20 mil milhas, podendo ser resgatados até por 11 mil milhas. A notícia parecia boa, mas a realidade foi que os trechos com maior procura agora podem ser encontrados até por 50.000 milhas. Fernando de Noronha, por exemplo, só tem passagens por 50.000 milhas de dezembro até o começo de maio. Depois é possível encontrar por 10.000 milhas.
Por fim, para fazer alteração de passagens aéreas emitidas com milhas, o participante deverá cancelar sua passagem vigente para em seguida realizar uma nova emissão.
Veja as alterações no site da GOL e deixe sua opinião nos comentários!
Atualização às 19:46 – O leitor Diogo alertou que essa mudança pode ter algo de positivo. Hoje quando acontecem as promoções para upgrade de categoria a transferência de milhas do cartão para o smiles é na promoção de 1 pra 1, mas fora dessas promoções essas transferencias não pontuam. Vamos investigar mais e atualizaremos esse post.

Aruba é o destino romântico inspirador da atriz



Raphael Dias/Divulgação Globo
A atriz interpretou Natasha, na minissérie 'Gabriela'
"Foi o pôr do sol mais lindo que eu já vi". É mergulhada em romantismo que a atriz Nathália Rodrigues, de 32 anos, se lembra de Aruba, ilha na América Central. O destino turístico é marcado por um verão permanente devido à privilegiada posição geográfica, muito próxima ao Equador. Chuvas, ali, são raridade.
 
Nathália descobriu Aruba em novembro de 2012, depois do término da minissérie 'Gabriela', da Globo, em que a atriz interpretou uma das prostitutas do Bataclã. O papel em 'Gabriela', como Natasha, sempre em figurinos sensuais, chamou a atenção do público masculino; em agosto, Nathália foi capa da revista 'Playboy'.  
 
O descanso teve a companhia de Tchello, de 37 anos, baixista da banda Detonautas e namorado da atriz há três anos, que ela considera seu marido. "Foi uma viagem inesquecível", lembra Nathália. "Fiquei impressionada com as belíssimas paisagens, a comida e o clima extremamente agradável."
 
  • Acervo pessoal
    Aruba tem valor sentimental para a atriz
  • Acervo pessoal
    Nathália se apaixonou pelo lugar em novembro
  • Acervo pessoal
    Ao lado do namorado Tchello, ela curte o pôr do sol
  • Acervo pessoal
    Local é muito romântico, diz Nathália
Nathália curtiu as praias de água límpida; Tchello, que também é fotógrafo, as belas paisagens. "Eu me lembro muito dos dias que passei em Aruba", diz a atriz, que teve um ano cheio de trabalho. O casal também teve sorte em encontrar a ilha ainda em uma época mais tranquila em relação ao turismo; em dezembro, as famosas praias de Palm Beach e Eagle Beach ficam lotadas de europeus que estão fugindo do inverno no hemisfério norte.
 
Para reservar hotel, então, recomenda-se dois meses de antecedência. Mas o destino é compensador: Aruba tem influência latina, mas sua infraestrutura é americana e não faltam hotéis de grande porte e resorts por lá. Em contraste, as belezas naturais da região são impecáveis. "O lugar é realmente especial", define Nathália.
 
E ela já faz planos de uma próxima visita. "Já estou pensando nisso", conta a atriz. "Gostaria muito de voltar para lá."
 
Comunicação
 
Apesar da colonização holandesa, a comunicação funciona em inglês ou espanhol, já que o papiamento, dialeto local, pode ser complicado ao turista. Há uma infinidade de hotéis e resorts de todo tipo, com shoppings centers, cassinos, campos de golfe e inclusive com opções de restaurantes no estilo fast food para quem não quer se aventurar em descobrir a comida local. 
 
Uma das principais atrações turísticas de Aruba é o mergulho. Atividades com snorkel na água cristalina do mar são muito procuradas para observação da vasta vida aquática, de corais e peixes coloridos, além de visitas a embarcações naufragadas.
 
 
COMO CHEGAR
Os voos do Brasil para a capital de Aruba, Oranjestad, de companhias como Avianca e Gol fazem escala ou conexão em Bogotá, na Colômbia, ou em Caracas, na Venezuela. Outra empresas como America Airlines, United Airlines e Delta têm paradas nos Estados Unidos, mas o percurso fica mais longo. A Copa Airlines faz escala na Cidade do Panamá, no Panamá. Em média, as viagens duram cerca de dez horas. 
 
Cruzeiros também levam a Aruba, saindo de várias ilhas do Caribe, sobretudo na alta temporada, de dezembro a março. Em geral, são passagens rápidas, de apenas um dia ou noite. O navio atraca no porto localizado no centro da capital, Oranjestad. 
 
 
SERVIÇO:
Aeropuerto Internacional Reina Beatrix
Wayaca s/n, Oranjestad
Tel: (297) 524-2424

Você sabia que para viajar de carro com menores é necessário autorização dos responsáveis?


Em qualquer viagem, não importando o meio de transporte, os responsáveis devem levar a certidão de nascimento ou identidade dos menores
Em qualquer viagem, não importando o meio de transporte, os responsáveis devem levar a certidão de nascimento ou identidade dos menores - Foto: J. L. Sousa
Por causa das férias escolares, o número de crianças que viaja de carro aumenta muito e nem sempre elas vão acompanhadas dos pais ou parentes. Nestes casos é preciso uma autorização da Vara da Infância e da Juventude.
Nas viagens nacionais, a autorização deve ser retirada para os menores de 12 anos que vão viajar sem a companhia de pessoas da família. O documento é emitido de graça, na Vara da Infância, e vale por 90 dias. Nas viagens com pais, irmãos, avós ou tios, o menor de idade precisa da certidão de nascimento ou da carteira de identidade.
Para um menor de 12 anos viajar de carro ou ônibus, sem os acompanhantes, é exigida autorização emitida pela Vara da Infância e Juventude. O interessado deverá dirigir-se ao Ofício da Infância e Juventude no Fórum da região de sua residência, munido de documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência) e documento do menor.
Para quem é amigo da família, é preciso autorização, mas em situações em que os pais já retornaram para a casa, eles podem enviar uma autorização para a cidade em que estão as crianças, o Sedex dos correios é uma boa opção.
Em qualquer viagem, não importando o meio de transporte, os responsáveis devem levar a certidão de nascimento ou identidade dos menores.
Muitos pais são barrados em rodoviárias ou em blitz nas estradas, por não portarem os documentos, assim, casos de sequestro e rapto podem ser evitados quando um documento é exigido nesses locais de trânsito.
Em situações que a criança viaja muito, a lei permite que uma autorização seja emitida com validade de até dois anos. Se o menor for viajar sozinho, também é indicado que seja colocado um cartão com dados da crianças, trazendo o número do telefone de alguns parentes, endereço, grupo sanguíneo, problemas de saúde, entre outras informações relevantes.

O que é a Autorização de viagem?

É uma autorização expedida pelo Juízo de Infância e Juventude que permite ao menor viajar sem a presença ou autorização por escrito (registrada em cartório) dos pais, responsáveis ou tutores. É obrigatória somente nos seguintes casos:
1 – Quando a criança, ou seja, menor de 12 anos, viajar para fora da Comarca onde reside, desacompanhada dos pais, de guardião ou de tutor, de parente ou de pessoa autorizada por escrito, com firma reconhecida (pelos pais, pelo guardião ou pelo tutor).
2 – Quando um dos genitores está impossibilitado de dar a autorização, por razões como viagem, doença ou paradeiro ignorado, em caso de viagem ao exterior.
3 – Quando a criança ou adolescente nascido em território nacional viajar para o exterior em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior.
Informações adicionais:
A certidão de nascimento não é válida para viagens ao exterior e travessia de fronteiras. Em nenhuma circunstância se exclui a apresentação de Cédula de Identidade Civil (RG) ou Passaporte, mesmo que seja uma criança de colo e se tenha em mãos a Certidão de Nascimento.
A autorização deve ser em duas vias com firma reconhecida POR AUTENTICIDADE contendo data de validade. Também é necessário colar uma foto 3×4 ou 5×7 nas duas vias da autorização e anexar a cópia do RG do menor, ou do termo de guarda ou de tutela.
Quando os pais não estão de acordo entre si quanto a autorizar a viagem, deverá ser solicitada autorização perante Ofício de Família e Sucessões.
Veja o que diz o Estatuto da Criança e Do Adolescente:
Art. 82. É proibida a hospedagem de criança ou adolescente em hotel, motel, pensão ou estabelecimento congênere, salvo se autorizado ou acompanhado pelos pais ou responsável.
Seção III
Da Autorização para Viajar
Art. 83. Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.
§ 1º A autorização não será exigida quando:
a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;

b)
 a criança estiver acompanhada:
1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco;
2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.
§ 2º A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.
Art. 84. Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável, se a criança ou adolescente:
I – estiver acompanhado de ambos os pais ou responsável;
II – viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida.
Art. 85. Sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do País em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior.


Criatividade e espírito empreendedor marcam passeio por Johannesburgo, na África do Sul


Os turistas que passam batido por Johannesburgo para ir direto para a Cidade do Cabo ou para um safári perdem uma das metrópoles mais interessantes da África. A ex-cidadezinha fundada na febre do ouro sofreu com o fim do apartheid, mas a revitalização que ganhou em preparação à Copa do Mundo de 2010 a fez desabrochar.

Com uma reforma geral na infraestrutura – incluindo o sistema férreo Gautrain, que foi concluído em junho – Johannesburgo agora exibe todas as suas virtudes, depois de ter superado seus defeitos. Embora a taxa de criminalidade permaneça alta em alguns bairros (um pouco de cuidado sempre é recomendável), o centro da cidade está sendo redescoberto. Hoje em dia, jovens de todas as classes sociais se unem para reconstruir a cidade para a próxima geração, baseados numa fonte inesgotável de energia criativa e espírito empreendedor. As áreas mais caídas do centro de Johannesburgo se tornaram pontos de encontro animados, incluindo uma garagem antiga que abriga uma feira de alimentos e moda e um galpão de bebidas alcoólicas que atualmente reúne galerias e restaurantes. As atrações não param de surgir nessa cidade que só faz crescer.
Sexta
15h - Visão do artista
Johannesburgo abriga um dos cenários artísticos mais vibrantes do continente. Em maio, o novo Wits Art Museum (esquina de Bertha com Jorissen; 27-11-717-1365; wits.ac.za; ingresso a 50 rand) foi inaugurado com uma ampla coleção de arte africana reunida em três prédios contíguos, reformados e elegantes: um antigo posto de gasolina, uma agência de carros e uma faculdade de Odontologia. Seus cinco mil metros quadrados ficam a quinze minutos de carro de um curioso grupo de galerias contemporâneas. Destaque arquitetônico, a Circa on Jellicoe (2 Jellicoe Ave.; 27-11-788-4805; circaonjellicoe.co.za) é uma galeria multimídia projetada para se parecer com o cercado que os zulus fazem para seus animais, enquanto a Goodman, no formato de uma fortaleza (163 Jan Smuts Ave.; 27-11-788-1113;goodman-gallery.com), representa vários dos principais artistas sul-africanos, como William Kentridge, cujas obras reproduzem o passado turbulento do país com uma finesse eclética. Outras galerias menores, como a David Krut Projects (140 Jan Smuts Ave.; 27-11-447-0627; davidkrutprojects.com), se estabeleceram na frente da Goodman e merecem uma olhada.

19h - Cor e textura
Continue no tema criativo no Cube Tasting Kitchen (17 Fourth Ave.; 27-82-422-8158;cube.wozaonline.co.za), um restaurante aconchegante que serve menus degustação com vários pratos baseados em cores e texturas (de 6 a 14 pratos com preços entre 450 e 650 rand; é possível levar a própria bebida sem pagar taxa) num salão minimalista com cozinha aberta. O chef, Dario De Angeli, envia e-mails com recomendações de vinhos antes de cada refeição para que os clientes possam escolher adequadamente a bebida que devem levar para complementar pratos saborosos e ambiciosos como o filé com trufas e "celofane de cranberry" e mingau de escargots e vieiras.

22h30 - Dança e bebida
O Carvery Bar do Kitchener (esquina de De Beer com Juta; 27-79-266-5077) é onde os descolados de vinte e poucos anos se reúnem para dançar ao ritmo do R&B dos anos 90 e beber cerveja. O pub descontraído, que tem mais de um século de idade, papel de parede adamascado cor de vinho e painéis de metal prensado no forro, oferece uma mistura de hip-hop, funk, house e afrobeat. Se a pista de dança esquentar demais, dá para se refrescar no pátio externo.
  • Benedicte Kurzen/The New York Times
    Vídeo da programação do Museu do Apartheid, em Johannesburgo

Sábado

9h30 - Centro recuperado
Em agosto de 2011, um grupo chamado Main Street Walks começou a fazer passeios pelo centro financeiro de Johannesburgo (264 Fox St.; 27-72-880-9583; mainstreetwalks.co.za; de 150 a 350 rand) para provar aos visitantes que a área, da qual muitas empresas saíram durante o turbulento período de transição para a democracia, nos anos 90, não é mais o lugar assustador que costumava ser, mas sim uma região interessante na paisagem central. Os grupos começam a caminhada no prédio Arts on Main, exploram a variedade de monumentos, caminham pela colorida Diagonal Street, com seus vendedores e lojas de medicamentos tradicionais, visitam um sebo sensacional de oito andares e ainda admiram a paisagem do 50º andar do Carlton Center, o prédio mais alto da África (por enquanto).

13h - Margarita na mão
O mercado de comida e moda Neighbourgoods foi sucesso instantâneo desde que abriu (73 Juta St.; neighbourgoodsmarket.co.za; sábados das 9h às 15h), num antigo estacionamento do centro em setembro passado. A feira coberta tem dezenas de barraquinhas que vendem desde chapéus fedora (140 rand) a ostras da Namíbia (15 rand) passando por xícaras de café pintadas à mão (140 rand). Não estranhe se vir a maioria dos clientes fazendo compras e bebericando margarita (35 rand).

14h30 - Passado turbulento
Na bilheteria do Museu do Apartheid (esquina de Northern Parkway com Gold Reef Road; 27-11-309-4700; apartheidmuseum.org; entrada a 60 rand), são atribuídas raças aleatoriamente aos visitantes e eles têm que entrar por catracas diferentes: uma para os brancos e outra para os não brancos. Lá dentro, as exposições multimídia abrangentes – e, muitas vezes, chocantes – exploram as forças políticas e sociais que fizeram surgir o apartheid, suas principais características e derrocada violenta e a conquista suada da democracia.

17h30 - Terapia esportiva
Os esportes não são só acompanhados com fervor na África do Sul, mas têm também poder transformador. Acredita-se que o rúgbi tenha ajudado o país a se unir após o fim do apartheid, ao passo que a Copa do Mundo de 2010 ajudou a mostrar ao mundo o progresso dessa sociedade que já foi tão dividida. Assistir a um jogo no Coca-Cola Park (47 North Park Lane; 27-11-402-8644; www.ellispark.co.za), primeiro estádio a ter donos negros no país, ou testemunhar a rivalidade no futebol no belo estádio FNB (Soccer City Avenue; 27-11-247-5300), é programa obrigatório. Para abrilhantar o espetáculo, caras pintadas, uma multidão frenética e, é claro, a presença constante das barulhentas vuvuzelas.

20h - Refeição festiva
Com papel de parede decorado com cães e faisões, luzinhas pisca-pisca penduradas no teto de madeira e pratos deliciosos com influência asiática, o Attic (24 Fourth Ave.; 27-11-880-6102) é um dos restaurantes mais agradáveis e casuais da cidade. Pratos como o fettuccine com caranguejo (98 rand) e o soberbo atum com missô (140 rand) são servidos em porções generosas - mas é bom deixar espaço para a sobremesa, como a panna cotta de cardamomo com gelatina de café (45 rand). Há um sem-fim de bares bem próximos – o que é uma raridade aqui – mas o wine bar do próprio restaurante é bem aconchegante.

22h30 - Música ao vivo no estilo africano
Batizado com o nome da favela onde Hugh Masekela e Miriam Makeba foram descobertos, o retrô chic Sophiatown Bar Lounge (esquina de Henry Nxumalo com Jeppe; 27-11-836-5999;sophiatown.co.za) convida músicos de jazz a tocar para o público animado às quintas e sábados. Se não quiser dançar perto do palco, melhor relaxar com um copo de vinho tinto sul-africano numa das mesas. Se estiver a fim de um clube maior, vá ao Bassline (10 Henry Nxumalo St.; 27-11-838-9142; bassline.co.za), ali pertinho, considerado um dos melhores da cidade. A programação é diversificada, mas pende um pouco para o jazz, hip-hop e reggae, além dos estilos nativos como o kwaito, que mistura house com ritmos africanos.
  • Benedicte Kurzen/The New York Times
    Johannesburgo abriga um dos cenários artísticos mais vibrantes do continente. na imagem, obra do novo Wits Art Museum

Domingo

10h - Brunch e compras
Peça uma mesa na varanda do Salvationcafe (44 Stanley Ave., 27-11-482-7795;salvationcafe.co.za), uma das casas mais famosas pelo brunch, que fica no complexo da 44 Stanley. Depois de saborear torradas com queijo halloumi e pesto (59 rand), vagueie pelos labirintos de galerias e lojas do prédio, como a Wizards Vintage (27-11-025-3056), onde, numa visita recente, descobri um par de sandálias Prada por 300 rand, e a Dokter and Misses (27-11-025-2469; dokterandmisses.com), que vende objetos de decoração para a casa para lá de descolados.

13h - Berço da humanidade
Em nenhum outro lugar o termo Patrimônio Mundial é aplicado mais apropriadamente do que no Berço da Humanidade, onde foram encontrados vários fósseis de hominídeos. As descobertas mais espetaculares foram feitas nas Cavernas Sterkfontein (Sterkfontein Caves Road, 27-14-577-9000; maropeng.co.za; passeios por 130 rand), a 48 km da cidade, onde um esqueleto praticamente intacto de um Australopithecus foi encontrado nos anos 90. Depois de muito abaixar e se espremer nos corredores estreitos, os guias falam sobre a abundância de fósseis encontrados no local e estranhezas naturais, tais como a estalactite que parece um elefante, um lago subterrâneo e uma coluna com a forma do mapa da África.

Se você for

O entretenimento está pertinho de quem se hospedar no 12 Decades Johannesburg (286 Fox St.; 27-11-026 -5601; www.12decadeshotel.co.za), hotel projetado por um artista na região reformada do centro. Com doze quartos, o hotel fica num complexo que contém galerias, restaurantes, cinema, um bar na cobertura e uma feira de alimentos e arte aos domingos. Diárias dos quartos duplos a partir de 820 rand.

O Peech Hotel (61 North St.; 27-11-537-9797; thepeech.co.za) é um eco-hotel estiloso que fica em Melrose. Os 16 quartos combinam móveis modernos com decoração africana e seu bistrô usa apenas produtos cultivados na região. Tem uma piscina pequena. Diárias dos quartos duplos a partir de 2.120 rand.

Cariocas lançam livro infantil sobre a Serra da Capivara


As escritoras cariocas Denise Crispun e Mariana Massarani lançaram o livro infantil ‘Serradacapivara.com’, que conta a história de uma menina que fez uma viagem ao parque que é Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
Ela descobre que ali há muitos vestígios de um passado bem passado, quando os homens desenhavam nas paredes de cavernas.
O livro termina com o fim da viagem da garota... que pode ser o início da viagem do leitor.

AUTORES: Denise Crispun e Mariana Massarani
EDITORA: Global
PREÇO: R$ 29,90
INDICAÇÃO: A partir de 7 anos
 

CPI da passagem aérea será apreciada pela Câmara Federal

Preço de voo para o réveillon chega a triplicar em 6 meses, aponta site


O brasileiro que comprou passagens aéreas de última hora para a viagem de réveillon dentro do país chegou a pagar quase três vezes mais do que aquele que fez a compra com antecipação. É o que mostra um levantamento feito pelo buscador de viagens Mundi.

Um bilhete para viajar do Rio para o Recife durante a virada, que custava em média R$ 451 no mês de julho, por exemplo, saiu por R$ 1.313 no mês de dezembro.
Já uma passagem de São Paulo para Fortaleza, que era vendida por R$ 418, em média, em julho, saía por R$ 1.216 em dezembro. No espaço de apenas um mês, entre outubro e novembro, o preço para esse trecho aumentou 63,7% -- foi de R$ 682 para R$ 1.118.

A pesquisa usou como base o valor médio de cinco trechos nacionais, comumente pesquisados pelos usuários, com datas de ida entre os dias 26 e 31 de dezembro.

No comparativo mês a mês, foram registradas somente duas quedas, ambas no trecho São Paulo-Fortaleza: o valor das passagens caiu 8% entre julho e agosto e 2% entre novembro (R$ 1.505,08) e dezembro (R$ 1.470, 70), uma queda de apenas 2,20%.

Confira a variação de preços em cada trecho nos gráficos a seguir.

Fonte: G1

sábado, 29 de dezembro de 2012

Profissional irá passar por 17 estados brasileiros em um kaiake


Luiz Felipe Buff em seu kaiake












O kaiakista profissional Luiz Felipe Buff, 35 anos, inicia na próxima terça-feira, 1° de janeiro, uma inédita expedição pela costa brasileira. Em um caiaque oceânico, o instrutor vai remar 7,5 mil quilômetros do Chuí ao Oiapoque.

Intitulada de Sea Kaiak Brasil – Remando para o Futuro, a expedição é a primeira viagem realizada de forma individual e autônoma pela costa do Brasil, do ponto mais ao sul, a Barra do Chuí, ao extremo norte, o Cabo Orange, no Oiapoque. Com a proposta de remar uma média de 700 quilômetros mensais, o atleta pretende chegar ao destino em dezembro de 2013.

O atleta cita que a costa do Brasil foi percorrida por terra ou por barco. “Poucos são os que têm e tiveram a chance de conhecer toda sua extensão e beleza, sua magnitude cultural e sua diversidade natural. No entanto, nunca se viajou pela costa do Brasil, onde o mar encontra a terra, onde a força do oceano encontra a beleza alegre de nossa costa verde”, afirmou.

Buff vai passar por 17 estados brasileiros e mais de duas mil praias. Para descansar, ele vai parar diariamente para dormir nas praias, costões, vilas e cidades da costa brasileira. O objetivo é interagir com o ambiente social e cultural, além de valorizar a vida e a educação ao ar livre. O instrutor vai registrar a expedição em vídeos, fotos e num diário de bordo.

Setur e Emsetur assinam convênio para 12 voos charters para Santiago

O secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha e o presidente da Empresa Sergipana de Turismo, Paulo Henrique Sobral, assinaram quinta-feira (28), em Brasília, um convênio com a Embratur para a para a realização de 12 voos charters (fretamento) entre Santiago, no Chile, e Aracaju, no valor de R$ 555.000,00.

Os voos charters, ou fretamentos aéreos, entre Aracaju e Santiago, serão realizados nos meses de julho de 2013 e janeiro e fevereiro de 2014 e serão operadoras pela empresa aérea Gol, com equipamento Boeing 737-800, capacidade para 181 passageiros em classe única, com chegadas e partidas aos sábados, significando a presença de 2.172 turistas chilenos.

A partir de janeiro de 2013 começa a ser realizado um trabalho junto aos operadores de turismo, agentes de viagem e imprensa do Chile com o objetivo de levar ao turista chileno, informações sobre a atratividade e qualidade do destino Sergipe. Estão previstas ações como viagens de familiarização de operadoras e agentes de viagem chilenos, presstrips com jornalistas dos principais veículos de comunicação do país, assim como anúncios e comerciais em diversas mídias locais.


fonte: www.mercadoeeventos.com.br

Rio espera receber 700 mil na Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho de 2013 no Rio de Janeiro, deverá trazer ao Brasil cerca de 700 mil turistas estrangeiros. A projeção é do Ministério do Turismo, que tem uma série de investimentos programados para cidade – voltados não só na preparação para a Jornada, mas também para Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Somente em obras previstas na Matriz de Responsabilidade da Copa, que deverão estar concluídas em 2013, foram destinados pela pasta ao Rio de Janeiro cerca de R$ 17 milhões. São recursos para sinalização turística, acessibilidade aos principais atrativos turísticos e implantação de centros de atendimento ao turista.

Além disso, o estado do Rio de Janeiro é signatário do Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo, assinado recentemente entre ministro do Turismo Gastão Vieira e 16 governadores. Com isso, será contemplado com R$ 12,6 milhões para a realização de obras em cidades litorâneas, como Armação de Búzios, Arraial do Cabo e Mangaratiba. 


fonte: www.mercadoeeventos.com.br

Feira de artesanato chama a atenção na Orla de Atalaia (PI)


A feira promovida através do Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodart) tem atraído os olhares dos turistas que circulam na orla da praia de Atalaia, litoral do Piauí, nestes dias que antecedem a virada do ano.
Cerca de 30 expositores estão reunidos em uma área coberta situada no trecho final do calçadão. Segundo a diretora do Prodart, Rosário de Moura, os artesãos estarão a representar diversos pontos do estado até o dia 06 de janeiro.
O destaque, no entanto, vai para as peças confeccionadas na região Norte, sobretudo nos municípios de Parnaíba e Luís Correia. Enfeites e bijuterias chamam a atenção por representar a cultura e os costumes da planície litorânea.Móveis feitos a partir da madeira do buriti, além de beleza natural, trazem consigo um grande aspecto funcional. No quesito decoração, a palha da carnaúba desponta como matéria prima para inúmeros tipos de adornos.
A tecelagem e a tradicional opala de Pedro II também não ficaram de fora. Para não perder a venda, alguns artesãos negociam utilizando o cartão de crédito como forma de pagamento. A feira está aberta ao público das 8h às 19h.

Movimento no litoral do Piauí cresce e faltam vagas de estacionamento


O movimento de turistas na orla da praia de Atalaia começou a se intensificar na manhã deste sábado (29) e os proprietários de barracas já percebem um aumento nas vendas.
A possibilidade de falta de água e energia, por conta do grande fluxo de pessoas, ainda assusta empresários e visitantes, mas até o momento nenhum problema foi registrado.
Determinados bares estarão abertos ao público também no período da noite. No entanto, a maioria funciona apenas até às 18h e não há consenso sobre horário de atendimento.
A limpeza urbana, há tempos parada depois da derrota nas urnas do prefeito Kim do Caranguejo, foi retomada às pressas pelo Governo do Estado e está sendo feita com caminhões.
Um problema velho conhecido dos motoristas continua a causar transtornos: a falta de vagas para estacionamento. O intenso tráfego de veículos já está ocasionando engarrafamentos.

Ocupação dos hotéis no Litoral do PI já é de 100% para réveillon


Imagem: Divulgação
Os turistas que pretendem passar o feriado prolongado de réveillon no Litoral do Piauí e que ainda não fizeram a reserva de vagas em hotéis ou pousadas, vão encontrar dificuldade para hospedagem. De acordo com a Associação Brasileira de Hotéis, Bares e Restaurantes no Piauí, até esta sexta-feira (28), 100% dos leitos nas cidades de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia já estavam ocupados.

Segundo Jorge Holanda, presidente da Associação, até mesmo as casas que são alugadas durante as temporadas de férias, já estão com contratos fechados e que provavelmente até os motéis serão ocupados durante esse período. "Nós ainda dispomos de poucos leitos no litoral e em anos anteriores algumas famílias tiveram que recorrer aos motéis para conseguir hospedagem", disse Holanda.

Na praia de Barra Grande, localizada no município de Cajueiro da Praia, as reservas começaram a ser feitas ainda em junho. A praia vai sediar o Réveillon dos Milagres, festa que tem atraído turistas de vários estados e até de outros países. O evento é realizado há 10 anos, sempre em lugares paradisíacos do litoral brasileiro.
Praia de Barra Grande no Litoral piauiense vai sediar uma das maiores festas de réveillon (Foto: Patrícia Andrade/G1)

"Essa festa em Barra Grande atraiu muita gente e as reservas foram feitas com muitos meses de antecedência. Alguns moradores de lá estão alugando as casas para os turistas porque não há mais vagas disponíveis nas poucadas de Cajueiro da Praia", disse ainda Jorge Holanda.

"Nós estamos com todos os leitos lotados até o dia 18 de janeiro. Muita gente se antecipou e fez reserva para evitar transtornos", relata Rodrigo Alves, recepcionista de uma pousada em Barra Grande.
Rodrigo Alves, recepcionista de uma pousada diz que reservas foram feitas em junho (Foto: Patrícia Andrade/G1)Recepcionista de uma pousada diz que reservas foram feitas em junho (Foto: Patrícia Andrade/G1)

Além da Praia de Barra Grande, outra praia do litoral piauiense que vai atrair um grande número de turistas é a Atalaia, que terá festa na virada do ano com queima de fogos que deve durar 10 minutos. De acordo com a Empresa de Turismo do Piauí (Piemtur) são esperados mais de 100 mil turistas nessa temporada de fim de ano.
Fonte: G1 Piauí