terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Teresina ganhará Planetário


A novidade pretende ser uma atração turística na cidade.
Com o crescimento do estudo da Astronomia, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), sente a necessidade da construção de um planetário em nossa capital. O projeto de implantação tem a finalidade de geração e difusão da educação, cultura e turismo, com grande repercussão municipal e regional. O Planetário é o mais moderno recurso de tecnologia educacional disponível para a inovação no ensino e difusão da Ciência e Tecnologia, sendo um espaço multidisciplinar de projeções digitais, capaz de projetar apresentações sobre qualquer tema, além da astronomia propriamente dita.
A novidade pretende ser uma atração turística na cidade, sendo um importante espaço de convívio, trocas culturais e educacionais da população. É também uma forma de fortalecer a imagem positiva do Piauí e de Teresina junto às comunidades internas e externas, pois confirma a correta destinação de uma parcela dos recursos existentes à alfabetização científica, cultural e tecnológica da população local e regional de cidades brasileiras.
Entre os principais objetivos estão o de promover, apoiar e fomentar a elaboração, adaptação e aperfeiçoamento de produtos, metodologias e atividades destinadas ao ensino e difusão científica de Astronomia e Ciências, aprimorando e ampliando, promovendo intercâmbios a nível regional, nacional e internacional.
O local mais indicado para a construção seria o Complexo Lagoas do Norte, por ser ponto turístico, de fácil acesso, possuir áreas livres e de muita visitação, acesso a linhas de ônibus regulares, além de contar com área de estacionamento.
O Planetário irá abranger diversas áreas do conhecimento e atenderá as comunidades urbanas e periféricas, escolas estaduais, municipais, particulares, universitários, pesquisadores, cientistas, turistas e o público em geral. Entre as finalidades educacionais, as mais destacadas serão as sessões para escolas públicas e privadas do município e de toda a região, visitações dedicadas aos estudantes do ensino médio e das universidades, para professores dos diversos níveis da rede escolar, dedicadas ao enriquecimento cultural dos mesmos, refletindo diretamente na comunidade, graças ao efeito multiplicador deste trabalho, e uma sessão por dia, aberta para o público em geral, com temas educacionais de interesse geral da população.
As despesas do projeto estão calculadas em R$ 7.000.000,00, com construção de cúpula, auditório, 8 salas e banheiros. Esse é um projeto autosustentável e será um grande diferencial para a capital piauiense. “O Planetário será uma ferramenta muito importante para a educação e cultura, e com certeza será a maior atração turística de Teresina”, acredita o professor Paulo Machado, secretário Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário