segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Rio bate recorde internacional de atracação simultânea de navios


















​O porto do Rio de Janeiro recebe neste domingo de carnaval (10/2) oito navios, um recorde mundial de atracações simultâneas. Cerca de 40 mil cruzeiristas, que devem movimentar uma cifra em torno de R$ 12 milhões de dólares na cidade, passaram pelo local. Para minimizar possíveis problemas, a diretoria de Operações do porto, em acordo com as companhias marítimas, estabeleceu um cronograma de desembarque, para liberar os passageiros de maneira gradativa. Também houve reuniões para organizar o trânsito do lado de fora do porto, com o município e a CET Rio.

O Grand Princess e o Maasdam chegaram à cidade pela primeira vez, e o Costa Favolosa e o Costa Fascinosa retornam depois da estreia no Rio no início desta temporada. Entre sábado e a próxima terça-feira (12/2), haverá uma movimentação média de 70 mil turistas, com injeção de 21 milhões de dólares na economia da cidade. Estão atracados no Rio neste domingo o Costa Favolosa, Costa Fortuna, Costa Fascinosa, Grand Holiday, Grand Princess, Maasdam, Azamara Quest e Sovereign.

"Esse recorde demonstra a importância da cidade do Rio de Janeiro no cenário internacional de cruzeiros marítimos. Esses momentos de pico são planejados com dois a três meses de antecedência. Há três anos recebemos sete navios, mas, se você for comparar, os navios cresceram bastante em capacidade. Um navio a mais significa um adicional de 12 mil passageiros. Esse recorde internacional revela a capacidade do Rio em termos de marca, tanto no Brasil quanto no exterior", comentou Américo Rocha, diretor de operações do porto.

Ao sair do porto, os passageiros já se deparavam com carros alegóricos que disputavam o espaço com ônibus e táxis. "Com esse projeto Porto Maravilha o terminal vai ter uma infraestrutura melhor. Vai diminuir a disputa pelas vias com os carros alegóricos no período de Carnaval", comentou Américo.

Enio Guilhermino Neto, um dos passageiros que aguardavam seu cruzeiro, que estava atrasado, comentou sobre a situação: "Não recebemos nenhuma informação, nem satisfação", lamentou. Já os taxistas que prestam serviço no local reclamavam da organização do trânsito e da distância do ponto de táxi. Um deles foi multado por desembarcar um casal de 70 anos próximo à entrada principal. "Não tem sinalização e nem fomos informados de nada. Não tem diálogo, só multa. É preciso bom senso. Não faz sentido deixar um idoso a 100 metros da entrada", desabafou o taxista Paulo César de Almeida, que trabalha naquela área há quase 10 anos.

fonte: www.mercadoeeventos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário