domingo, 17 de março de 2013
Cláudia Pessôa assume a Anseditur
Fortalecer a imagem da entidade como a principal representante dos destinos turísticos brasileiros e contribuir para o desenvolvimento da atividade turística nos municípios, através da articulação de políticas públicas com órgãos parceiros. Com esta meta, a secretária de Turismo de Maceió/AL, Cláudia Pessôa assume a presidência da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), substituindo a então presidente Ivane Fávero. Cláudia e a nova diretoria comandam a entidade até março de 2015.
A eleição ocorreu no auditório da Embratur, em Brasília, e integrou a programação da primeira assembleia geral extraordinária de 2013 da Anseditur, que serviu para traçar as ações do ano e apresentar a entidade aos novos gestores de turismo dos municípios associados. O encontro contou também com discussões sobre o papel da entidade no fortalecimento dos municípios perante grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. Com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas por parte dos municípios sede e dos candidatos a Campo de Treinamento de Seleção (CTS), participou do encontro o representante da FIFA Paul Whelan.
A participação da Anseditur em feiras de turismo também esteve em pauta. Já em abril, a entidade estará com estande próprio da WTM Latin America, que ocorre em São Paulo de 23 a 25. O espaço foi oferecido pelo organizador Lawrence Reinisch que esteve na assembleia apresentando a feira. A WTM oportuniza negócios entre mais de mil expositores do mundo todo, como destinos, organizações nacionais de turismo, companhias aéreas, hoteleiros, operadoras de turismo, empresas de tecnologias de viagem, entre outros.
O Ministério do Turismo (Mtur) e a Embratur participaram da assembleia para discutirem a estruturação do turismo nos destinos e a promoção destes tanto em território nacional como no exterior. Para dar início, o coordenador geral de Regionalização do MTur, Jun Yamamoto, ressaltou a importância do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Com um mapa que divide os 3.635 municípios brasileiros em 276 regiões – formadas pelas demandas comuns das cidades -, o MTur pretende fazer a melhor distribuição dos recursos federais. “Isso vai facilitar na hora de abrirmos um edital. Se soubermos que a necessidade de uma determinada região é a infraestrutura, vamos direcionar o edital para elas. Já para outros municípios, por exemplo, falta promover os atrativos. Então para estas serão dadas preferência em editais com recursos para o marketing”, coloca Yamamoto. Ele acrescenta que o programa – iniciado em 2004 - entra em 2013 numa segunda fase. Em um primeiro momento, os estudos estão disponíveis para apreciação dos atores articuladores – assim como é a Anseditur – no site do MTur (www.anseditur.org.br).
Ainda nesta fase, o programa deverá contar com um interlocutor em cada município, que reforçarão as ações do interlocutor de cada um dos 27 Estados, estes já existentes. Para dezembro, a segunda fase do estudo deverá estar concluído e, como forma de aumentar a competitividade entre os destinos, deverá ser realizado o Prêmio Nacional de Turismo. “Trabalhar melhor os investimentos é a chave para o desenvolvimento do turismo tanto dentro do país quanto fora, tornando o Brasil cada vez mais competitivo”, acrescentou o secretário de Políticas Públicas do MTur, Vinícius Lummertz.
Em se tratando de viagens dentro do Brasil, a Anseditur colocou em debate a dificuldade que o turismo vem enfrentando, devido ao abusivo preço das passagens aéreas, solicitando o apoio de Lummertz, que concordou. “O fator que dificulta o turismo doméstico não é a falta de atrativo. É o valor abusivo das passagens”, observa. O presidente da Embratur, Flávio Dino, colocou que a meta é aumentar o número de conexões entre os destinos, incentivando visitas internas. Quanto as verbas para promoção dos destinos, Dino solicitou a opinião da Anseditur referente a descentralização destas, que poderão ser abertas também para os municípios, e não somente aos Estados.
Ainda representando o MTur, tomou a palavra o coordenador de Segmentação, Wilker Souto, que abordou o crescimento do turismo religioso e da terceira idade no Brasil e a estrutura que estes segmentos necessitam. “Os investimentos são grandes, mas os municípios podem contar com apoio do MTur”, destacou.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), através do coordenador de Agricultura e Turismo, Mário Augusto Ribas do Nascimento, colocou seu desejo em manter parcerias com a Anseditur. “Sabemos da importância do fortalecimento do turismo para desenvolver não só a cidade ou o Estado, mas o país como um todo. Além disso, visto o potencial dos eventos que o Brasil irá receber, precisamos aproveitar o turismo e sua capacidade de permear outras áreas”, salientou.
Os grandes eventos foram abordados também pela secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. “Queremos evitar transtornos com consumidores estrangeiros nesses períodos. Temos que evitar possíveis problemas, porque queremos mostrar que o consumidor é bem respeitado no Brasil. Em caso de eventuais transtornos, precisamos agir rápido. Não podemos deixar que se sintam desamparados”, colocou. Para isso, ela sugere a criação de câmaras técnicas de consumo e turismo nos municípios.
Ao término do encontro, a Anseditur decidiu ainda a data para nova assembleia. Ocorre em maio, no dia 23, em Balneário Camboriú. Nos dias 24 e 25 a entidade deverá visitar a 19ª BNT Mercosul, que ocorre na mesma cidade.
Diretoria
Presidente: Cládia Pessôa, de Maceió/AL
Vice-presidente: Luiz Fernando Moraes, de Porto Alegre/RS
Vice-presidente Financeiro: Sérgio Marcos Rady, de Pirenópolis/GO
Vice-presidente de Marketing: Pedro Augusto Guimarães, do Rio de Janeiro/RJ
Vice-presidente de Relações Institucionais: Tanielson Campos, de Ribeirão Preto/SP
Vice-presidente de Relações Internacionais: Harry Finger, de Ilhabela/RJ
Vice presidente da Região Norte: Cristiano Queiroz Rodrigues, de Palmas/TO
Vice-presidente da Região Nordeste: Guilherme Bellintani, de Salvador/BA
Vice-presidente da Região Centro Oeste: Meyre Leão, de Brasília/DF
Vice-presidente da Região Sudeste: Paulo Renato Fonseca Júnior, de Vitória/ES
Vice-presidente da Região Sul: Maria Cláudia Evangelista Pereira, de Florianópolis/SC
Conselho fiscal: Roberto Lucena, de João Pessoa/PB
Conselho fiscal: Fábio Augusto de Vale Haber, de Belém/PA
ascom Cristiane Moro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário