terça-feira, 16 de abril de 2013

ERRO FAZ TAM VENDER PASSAGENS MAIS CARAS PARA BRASILEIROS


Um erro na página da TAM causou uma grande polêmica hoje. Os preços das passagens no site em português apareceram bem mais caros que o cobrado no site internacional, em inglês. Segundo o portal Terra, a informação foi publicada nas redes sociais e logo se espalhou. Nas simulações feitas pelo Terra, a diferença foi grande e os preços no site em português chegou a ser cinco vezes maior que na versão internacional.
“ É possível ver a diferença comparando o site do mesmo voo nas duas línguas. Além do preço – até cinco vezes menor – clientes que buscarem pelo site internacional também têm mais opções de escolha dentre os pacotes oferecidos pela companhia aérea.  No voo JJ4726, do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, a passagem no modo Básico era comercializada por R$ 685 no site em português. Exatamente a mesma passagem custava US$ 70 (R$ 138) no site em inglês”, postou o Terra.
O portal  também testou os preços do voo JJ3942, com saída de Congonhas (SP) e destino ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. “No site em português,  não tinha a opção básica mais disponível. Com isso, o usuário era obrigado a comprar, no mínimo, a opção Flex por R$ 763. Porém, o mesmo voo era comercializado na opção básica por US$ 77 (cerca de R$ 152) no site em inglês. Caso a opção fosse pela Flex, o voo pelo site internacional continuaria mais barato e sairia por US$ 310 (R$ 613)”
A TAM  informou que ocorreu um erro no sistema de disponibilização de tarifas, causando a grande diferença nos preços, para iguais trechos, nos sites do Brasil e do exterior. “O erro foi temporário e já foi corrigido, graças ao alerta de nossos clientes. Vale ressaltar, porém, que a TAM trabalha com o conceito de composição dinâmica de preços, tanto no mercado brasileiro quanto no exterior. Sendo assim, o que determina o valor das passagens é a demanda de cada perfil de passageiro e a oferta disponível, o que pode variar de acordo com cada mercado. Por isso, o site da TAM possui versões para cada país em que a empresa opera, obedecendo às legislações locais. Cada uma das versões só permite compras com cartões de crédito emitidos no país selecionado pelo cliente”.
Verificamos os sites e de fato os preços agora estão equivalentes. O Melhores Destinos já foi avisado por leitores em outras ocasiões sobre diferenças entre os sites, mas como ocorreu hoje, a falha foi corrigida logo, por isso não noticiamos, mas continuaremos acompanhando para verificar se voltará ocorrer.

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