Foto: Carlos Augusto Lima
Participaram da visita técnica e dos encontros de negócios as empresas Bancorbrás, de Brasília; Blumar Viagens e Turismo, Del Bianco Viagens e Walpax Viagens e Turismo, do Rio de Janeiro; Climb Tour Operator, de São Paulo; MGM Operadora, de Curitiba; e Vibetur Viagem e Turismo, de Belo Horizonte.
Na outra ponta, mostrando os empreendimentos e o potencial da Rota das Emoções aos visitantes, estavam os profissionais do Sebrae no Piauí, no Ceará e no Maranhão e 24 agências parceiras do roteiro. Ao final da visita a cada Estado, os operadores responderam a um formulário de avaliação aplicado pela equipe técnica do Sebrae.
“A experiência de visitar a Rota das Emoções foi emocionante, como bem propõe o nome do passeio. Minha maior surpresa foi o Piauí. Fiquei impressionada com a qualidade dos locais que visitamos e as pessoas que conhecemos”, destacou Flávia Pamplona, da Blumar Viagens e Turismo.
O aproveitamento dos encontros de negócios, de acordo com os dados da pesquisa, foi positivo nos três estados, principalmente no Ceará, com 83,93% de negociações que devem prosperar. As agências do Maranhão e do Piauí também tiveram bom desempenho, com percentuais de 77,78% e 73,47%, respectivamente.
“Eu já havia visitado Jericoacoara várias vezes e os Lençóis Maranhenses. Mas visitar a Rota de forma integrada foi uma experiência muito melhor. O roteiro passa por cidades maravilhosas, com excelente estrutura para receber o turista”, afirmou Leandro Peixoto Carvalho Dias, da Vibetur Viagem e Turismo.
APRIMORAMENTO
Na média, 78,57% das agências possuem perspectivas para futuras negociações com os operadores, o que representa aumento de 14% na possibilidade de negócios em relação à última visita técnica de operadores pela Rota das Emoções, realizada em 2011.
“Podemos afirmar que houve um aprimoramento na apresentação dos serviços, contato comercial e capacidade de negociação das agências de turismo receptivo da Rota das Emoções”, afirma a consultora de mercado da Rota das Emoções, Rosiane Rockenbach.
Durante a passagem pelo roteiro integrado, o grupo de operadores conheceu 49 meios de hospedagem, 12 locais de alimentação e 10 empreendimentos relacionados com as vivências de cultura popular e artesanato. Eles avaliaram os atrativos, a visita aos empreendimentos e as informações apresentadas pelas agências parceiras.
“Um trabalho incrível, tudo muito bem pensado e organizado”, afirmou Ana Carolina, da Walpax Brasil.
Sobre os encontros de negócios, os operadores avaliaram seis aspectos e, de forma geral, saíram da Rota com grande expectativa de parcerias. Foram destacadas a qualidade na abordagem comercial e as questões relacionadas aos preços praticados, bem como o estabelecimento de margem de negociação como pontos fundamentais para a efetivação de novos negócios.
A programação foi considerada excelente, segundo a pesquisa, por reunir na visita os atrativos naturais, experiências práticas, reconhecimento de serviços de meios de hospedagem e restaurantes, bem como fatores surpreendentes como as vivências culturais locais.
Segundo Ana Carolina, da Walpax Brasil, o destaque da Rota, fora as belezas naturais, é a estrutura para desenvolver um produto complexo, que conta com variados meios de transporte e hospedagem.
Vanessa Groh, da MGM Turismo, disse que a Rota é mais que uma experiência, é uma lição de vida, superação e amadurecimento que vai ficar marcada para sempre.
Visite a Rota das Emoções também no site www.rotadasemocoes.com.br
fonte: www.proparnaiba.com
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