A supervisora comercial da Taguatur Turismo (empresa de receptivo), Dayanna Barbosa e o presidente da Abav-MA (secretário adjunto de Turismo de São Luís e diretor da Glacymar Turismo), Guilherme Marques; a secretária de Cultura do Maranhão, Olga Simão, e do secretário adjunto de Turismo, Carlos Martins
SÃO LUÍS – O mês de junho é de festa em todo o Brasil por conta de São João. Especificamente noMaranhão, as comemorações, que têm como expoente o bumba meu boi, começam antes, no sábado de aleluia, que geralmente cai em abril. Como é a festa mais popular do Estado, o governo fez um aporte de R$ 10 milhões para a realização do evento em diversos municípios. A prefeitura, por sua vez, investiu R$ 2,5 milhões.
“A interferência do governo no evento é prover infraestrutura com policiamento, bombeiros, engenharia de trânsito para que as pessoas se sintam tranquilas para acompanhar os festejos”, disse o secretário adjunto de Turismo do Maranhão, Carlos Martins. “Além do Arraial da Lagoa, que é o maior do Estado, há outros 50 somente na cidade de São Luís. Ao todo, o Maranhão deve somar mais de 300, já que cidades pequenas também realizam seus festejos.”
DIFERENCIAL
O que o turista que participa do São João maranhense não encontra em outros Estados? A resposta é o bumba meu boi, tradição folclórica que mistura elementos culturais africanos, europeus e indígenas. Aqui, não há quadrilhas, e sim os bois.
Os espetáculos contêm danças, ritmos (chamados de sotaques) e cores. Patrimônio Imaterial do Brasil, título concedido pela Unesco, o bumba meu boi é realizado por diversas comunidade, tanto da capital como das cidades do interior. Os cinco sotaques do bumba meu boi são: zabumba, orquestra, pindaré, costa de mão e matraca.
PROMOÇÃO
Uma iniciativa da Abav-MA, presidida por Guilherme Marques – que também é secretário adjunto de Turismo de São Luís e diretor da Glacymar Turismo –, trouxe grupos de agentes de viagens e jornalistas para conhecerem alguns dos atrativos do Estado. A realização das viagens contou com apoio do governo estadual. Outras ações, porém, serão feitas com agentes de Belém e Goiânia, que são “grandes emissores para o Estado”, de acordo com Marques.
Os maiores emissores de turistas para o Maranhão são, respectivamente, São Paulo, Belém e Brasília. Há voos diretos a partir de São Luís para estas capitais, mais Teresina, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. No dia primeiro de julho, a Azul vai inserir uma capital a este grupo: Recife.
RESULTADO
O primeiro grupo de agentes de viagens que participaram da ação veio de Porto Alegre e, de acordo com Marques, o resultado foi satisfatório. Foram apresentadas a eles o patrimônio histórico, a culinária e as nossas praias. “As praias também são atrativas porque não têm grandes ondas nem fortes correntezas. Foi bom apresentar esta característica do destino, que muitos ainda desconhecem.”
“A interferência do governo no evento é prover infraestrutura com policiamento, bombeiros, engenharia de trânsito para que as pessoas se sintam tranquilas para acompanhar os festejos”, disse o secretário adjunto de Turismo do Maranhão, Carlos Martins. “Além do Arraial da Lagoa, que é o maior do Estado, há outros 50 somente na cidade de São Luís. Ao todo, o Maranhão deve somar mais de 300, já que cidades pequenas também realizam seus festejos.”
DIFERENCIAL
O que o turista que participa do São João maranhense não encontra em outros Estados? A resposta é o bumba meu boi, tradição folclórica que mistura elementos culturais africanos, europeus e indígenas. Aqui, não há quadrilhas, e sim os bois.
Os espetáculos contêm danças, ritmos (chamados de sotaques) e cores. Patrimônio Imaterial do Brasil, título concedido pela Unesco, o bumba meu boi é realizado por diversas comunidade, tanto da capital como das cidades do interior. Os cinco sotaques do bumba meu boi são: zabumba, orquestra, pindaré, costa de mão e matraca.
PROMOÇÃO
Uma iniciativa da Abav-MA, presidida por Guilherme Marques – que também é secretário adjunto de Turismo de São Luís e diretor da Glacymar Turismo –, trouxe grupos de agentes de viagens e jornalistas para conhecerem alguns dos atrativos do Estado. A realização das viagens contou com apoio do governo estadual. Outras ações, porém, serão feitas com agentes de Belém e Goiânia, que são “grandes emissores para o Estado”, de acordo com Marques.
Os maiores emissores de turistas para o Maranhão são, respectivamente, São Paulo, Belém e Brasília. Há voos diretos a partir de São Luís para estas capitais, mais Teresina, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. No dia primeiro de julho, a Azul vai inserir uma capital a este grupo: Recife.
RESULTADO
O primeiro grupo de agentes de viagens que participaram da ação veio de Porto Alegre e, de acordo com Marques, o resultado foi satisfatório. Foram apresentadas a eles o patrimônio histórico, a culinária e as nossas praias. “As praias também são atrativas porque não têm grandes ondas nem fortes correntezas. Foi bom apresentar esta característica do destino, que muitos ainda desconhecem.”
fonte: www.panrotas.com.br
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