sábado, 8 de junho de 2013

Resposta da AZUL/TRIP sobre possibilidade de voos regulares para Parnaíba

Resposta da AZUL/TRIP

Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer a atenção do pessoal da AZUL/TRIP, através da pessoa do Marcelo Bento Ribeiro, diretor de planejamento de linhas da AZUL/TRIP. Agradecemos também a todos os usuários do "Voa Parnaíba" que solicitaram pessoalmente essas respostas tão importantes para a nossa causa.

Segue abaixo a resposta do Sr. Marcelo Ribeiro. Mais abaixo segue a resposta que enviei ao Sr. Marcelo com NOVAS PERGUNTAS em busca de um entendimento ainda mais profundo sobre a questão.

Em nome da Azul, respondo suas perguntas sobre Parnaíba. Seguem abaixo.

- Qual é o atual estágio de implantação de um voo AZUL/TRIP em Parnaíba?
Entendemos que Parnaíba é um dinâmico polo turístico e empresarial que poderia exercer mais ainda de seu potencial com a implantação de serviços aéreos adequados. Por sua vez, a Azul, operando 100 destinos no Brasil, tem em seu DNA um interesse genuíno pelo desenvolvimento de serviços regionais. No entanto, a empresa tem uma capacidade limitada de expansão a cada ano, e Parnaíba não faz parte de nosso plano de expansão para 2013.

- Quais são as dificuldades em se implantar esse voo?
Azul e TRIP ainda estão completando seu processo de fusão, e com isso, o plano em 2013 é consolidar as operações conjuntas das empresas, expandindo em novos mercados apenas onde já tínhamos compromissos assumidos. De toda forma, a maioria dos aeroportos não servidos não estão aptos a receber um voo comercial regular, cumprindo 100% das exigências dos órgãos reguladores. É muito importante que se inicie um trabalho de avaliação e preparação do aeroporto, plano de investimentos, e capacitação de seu pessoal. São processos lentos por natureza, que requerem dedicação e planejamento antecipado, e que não dependem da Azul/Trip, e sim das autoridades nas mais distintas esferas.

- Quais são os critérios adotados pela AZUL/TRIP para mensurar a demanda de um novo destino?
Usamos uma série de informações, como dados econômicos e populacionais do IBGE, estatísticas de transporte rodoviário e terrestre, perfil econômico da região, e dados das associações comerciais e de hotéis. Com esses dados fazemos estudos de custos, tráfego, e receita. Por último, temos que ter aeronaves disponíveis e bem posicionadas para operar a ligação.

- Como vocês enxergam os incentivos hoje existentes para a aviação regional no Nordeste? Eles são atraentes? O que mais poderia facilitar a vinda das companhias aéreas?
Não existem incentivos estabelecidos para a região como um todo. Os estados têm iniciativas individuais, usando principalmente a redução de ICMS sobre o combustível consumido, como forma de suporte econômico a novas rotas. O Piauí pode buscar oferecer tal arranjo, o que sem dúvida torna mais atraente a adição de novo destino no estado.

Agradecemos o interesse por ter a Azul/TRIP a serviço de Parnaíba e esperamos ter a oportunidade de servir à cidade num futuro próximo.

Atenciosamente,

Marcelo Bento Ribeiro
Planejamento de Linhas - Diretor

RESPOSTA DO VOA PARNAÍBA

Oi Marcelo, boa tarde!

Antes de mais nada, obrigado pelo seu retorno. Sabemos que a implementação deste voo não depende apenas das companhias aéras. Neste momento queremos exatamente entender melhor o processo para podermos atuar com eficiência junto às várias partes envolvidas.

Se você puder nos dar mais alguma atenção, existem algumas questões que gostaríamos de entender um pouco melhor:

- Azul e TRIP ainda estão completando seu processo de fusão, e com isso, o plano em 2013 é consolidar as operações conjuntas das empresas, expandindo em novos mercados apenas onde já tínhamos compromissos assumidos. De toda forma, a maioria dos aeroportos não servidos não estão aptos a receber um voo comercial regular, cumprindo 100% das exigências dos órgãos reguladores. É muito importante que se inicie um trabalho de avaliação e preparação do aeroporto, plano de investimentos, e capacitação de seu pessoal. São processos lentos por natureza, que requerem dedicação e planejamento antecipado, e que não dependem da Azul/Trip, e sim das autoridades nas mais distintas esferas.

A informação que tínhamos é que o aeroporto de Parnaíba estaria 100% pronto para receber os voos regulares, mas é possível que estejamos enganados. Você saberia dizer o que falta para o nosso aeroporto?
- Usamos uma série de informações, como dados econômicos e populacionais do IBGE, estatísticas de transporte rodoviário e terrestre, perfil econômico da região, e dados das associações comerciais e de hotéis. Com esses dados fazemos estudos de custos, tráfego, e receita. Por último, temos que ter aeronaves disponíveis e bem posicionadas para operar a ligação.

Você saberia me dizer como Parnaíba está sendo avaliada dentro desses critérios? Somos deficientes em que? O que precisa evoluir para que Parnaíba ganhe maior competitividade junto aos planos de expansão da AZUL/TRIP? 
- Não existem incentivos estabelecidos para a região como um todo. Os estados têm iniciativas individuais, usando principalmente a redução de ICMS sobre o combustível consumido, como forma de suporte econômico a novas rotas. O Piauí pode buscar oferecer tal arranjo, o que sem dúvida torna mais atraente a adição de novo destino no estado.

Ha algum incentivo em especial que você ache que seria especialmente atraente?

Muitíssimo obrigado pela sua atenção,
DIogo Bethonico
Administrador do "Voa Parnaíba".


Por: José Wilson

Jornal da Parnaíba com informações do Facebook "Voa Parnaíba



Lembrando que estas repostas foram dadas em 11 de Janeiro de 2013. As coisas podem ter mudado, já que foi noticiado que o governo estava em negociação com a Azul em maio, para instalação deste voo e que até mesmo o Senador Ciro Nogueira fez um intermédio de uma reunião da empresa com o governo. Vamos esperar o desenrolar dos fatos. Aguardem os próximo capítulos.

Ismailon Moraes

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