A TAM vai promover mudanças profundas no seu programa de passageiros frequentes, o TAM Fidelidade, a partir de amanhã (01/06/2013). As alterações,anunciadas em fevereiro, incluem o aumento no prazo de antecedência para resgates, a criação de perfis de bilhetes com regras distintas e nova política de reembolso, assim como o número mínimo de pontos nas passagens nacionais e internacionais também será aumentado.Algumas mudanças são positivas para os clientes, mas de uma forma geral as regras devem dificultar a emissão das passagens prêmios. Confira o que muda e como ficará o maior programa de milhagem brasileiro:
1. Prazo de emissão
A primeira importante mudança se refere ao período de resgate. A partir de agora será possível emitir passagens com até 360 dias de antecedência- hoje é possível pesquisar somente com 180 dias passagens internacionais e 90 dias nacionais e América do Sul. Isso certamente vai facilitar o planejamento das viagens e a TAM informa que os menores valores serão disponíveis com maior antecedência.
Tipos de resgate para voos TAM e de alianças
Outra mudança importante será a criação de tipos de resgate, semelhantes às classes tarifárias usadas pela TAM. Serão três novos perfis de resgate, com uma variação de disponibilidade de assentos e pontos necessários para voos TAM. A notícia ruim é que a companhia anunciou ainda uma nova tabela de resgates para voos em alianças, passando o valor mínimo dos voos internacionais para 25 mil pontos e nacionais para 5 mil pontos.
As classes de resgate serão Promo, Clássico e Irrestrito e cada um terá regras diferentes:
Segundo a TAM, haverá ofertas com passagens da categoria Promo em menor antecedência.
Além da antecedência, essa mudança importante pois os valores para reembolso ou remarcação das viagens vão variar de acordo com o perfil escolhido, como ocorre nas passagens vendidas no site, e passarão a ser cobrados em dinheiro. Isso tem um lado bom, pois ao devolver menos milhas a companhia inviabilizava em alguns casos que o cliente emitisse uma nova passagem. Os valores, porém, serão salgados em alguns casos.
Veja a tabela:
Nova tabela de pontuação
Aqui o ponto que mais trouxe insatisfação aos clientes da TAM. A criação das categorias deve trazer consigo um considerável aumento no número de milhas necessários para a emissão das passagens aéreas. Os voos nacionais na categoria Promo começam em 5 mil pontos, mas o resgate na categoria Irrestrito só será possível com um mínimo de 11 mil pontos, podendo chegar a 35 mil. Um exagero para um bilhete apenas de ida em voo doméstico! Uma nova vantagem para os clientes com cartões vermelho e black é a possibilidade de resgatar esses bilhetes de 10 a 15 mil pontos, logo a categoria Irrestrito acabará se tornando exclusiva para esses clientes – a TAM claramente quer atrair os viajantes executivos com essa regra.
As novas categorias também permitirão à TAM cobrar muito mais pelos voos internacionais, chegando a limites como 130 mil pontos em um bilhete one way para a Europa ou 115 mil para a América do Norte, ambos na categoria irrestrito. Só a partir de amanhã poderemos saber o impacto que isso trará de fato ao programa, pois depende muito de quantas passagens “promo” serão oferecidas pelo programa, mas só a criação de duas categorias, sendo que a padrão (clássico) já é mais cara que a atual, não nos deixa muitas esperanças e parece que o estrago será mesmo grande!
Categorias
As mudanças também afetarão os status dos clientes no Fidelidade. De início, a pontuação necessária para mudança de categoria no programa será alterada e a quantidade de voos realizados no período de 12 meses também passará a valer como critério de avaliação, caso a pontuação não seja alcançada. Outra novidade importante será a criação de uma nova categoria: o TAM Fidelidade Vermelho Plus. Segundo a TAM, ela terá benefícios exclusivos que vão permitir a mudança de categoria com mais facilidade.
Para chegar à categoria Azul, o número de pontos em voos TAM necessários subirá de 12 mil para 15 mil ou 15 trechos voados. As categorias Vermelho e Black pouco mudam, mas a Vermelho Plus poderá ser alcançada com 100 mil pontos, preenchendo uma lacuna que havia entre as categorias.
Veja os benefícios da nova categoria:
Os clientes da categoria Black também terão alguns mimos a mais, como a possibilidade de upgrades cortesia das classes econômica para a executiva, tabela com menos pontos em voos nacionais na categoria Irrestrito e aumento dos atuais 50% para 100% nos pontos bônus em voos TAM e LAN. Para os clientes categoria Vermelho as mudanças serão apenas a tabela com menos pontos e o aumento de 50% para 75% no número de pontos bônus nos voos TAM e LAN.
Considerações
Como dissemos, só será possível dizer com certeza o impacto dessas mudanças a partir de amanhã, mas as perspectivas não são nada boas. Se a TAM oferecer uma quantidade razoável de passagens Promo e continuar fazendo promoções, incluindo bilhetes com pontuação menor em especial para Brasil e América do Sul, o estrago pode ser pequeno. Mas não é esse o cenário que es tamos aguardando. Informações de bastidores dão conta que para conseguir os bilhetes Promo será exigida uma grande antecedência, o que vai tornar o Fidelidade muito menos atrativo, se confirmado.
O problema é que o Smiles, maior rival da TAM, também anda tomando decisões nada simpáticas a seus clientes, como o aumento súbito na tabela de emissões que surpreendeu a todos na semana passada. Nesse cenário, as esperanças recaem sobre a futura integração do programa Amigo da Avianca rasil com o LifeMiles, bem como a entrada da brasileira na Star Alliance, prevista para o ano que vem. Pode ser ainda que a Azul retire um coelho da cartola, mas David Neeleman parece satisfeito com o Tudo Azul, que agrada muito a quem nunca teve paciência para lidar com programas de fidelidade. Como já dissemos algumas vezes, está cada vez mais difícil viajar com milhas no Brasil!
fonte: www.melhoresdestinos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário