terça-feira, 24 de setembro de 2013

Infraero autoriza retomada de obras do novo terminal de passageiros de Goiânia

As obras do novo terminal de passageiros no Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva começaram a ser retomadas quarta-feira (18/9), quando a Infraero emitiu a ordem de serviço para os trabalhos. Ao todo, R$ 246,2 milhões serão investidos nas instalações, com prazo de execução de 18 meses.
      O novo terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia terá dois andares e 34,1 mil m², que abrigarão quatro pontes de embarque, 23 balcões de check-in, 11 elevadores, quatro escadas rolantes, três esteiras de restituição de bagagem e sete canais de inspeção (raio-x e detector de metal). Essa estrutura permitirá ao Aeroporto de Goiânia receber até 8,6 milhões de passageiros por ano, com uma demanda estimada de 4,8 milhões de embarques e desembarques para 2014.
      “Todo o trabalho de retomada das obras foi feito de acordo com as normas e as devidas autorizações, tanto por parte do Tribunal de Contas da União (TCU) quanto do poder judiciário. Os valores e projetos já foram aprovados e todos os equipamentos necessários ao funcionamento já estão previstos no valor acertado com o consórcio”, explicou o presidente da Infraero, Gustavo do Vale.
sbgo_dentro_180913
      Os projetos das obras de infraestrutura, que envolvem as pistas de taxiamento, pátio de aeronaves e estacionamento de veículos do novo terminal, estão em fase final de complementação pelo consórcio e serão submetidos ao TCU até outubro. Se houver a liberação do tribunal, as obras serão executadas em 12 meses pelo consórcio Via/Odebrecht. Dessa forma, todo o complexo aeroportuário será concluído até março de 2015. “Todo o projeto executivo foi detalhado para se garantir o máximo de precisão no planejamento dessa obra”, disse o presidente da Infraero.
      Em outra linha de ação, a Infraero e o consórcio estão trabalhando nos projetos de ampliação do novo terminal de passageiros. “Essa segunda etapa de obras será executada tão logo a primeira seja concluída em 2015. Para isso, a Infraero fará uma nova licitação, mas apenas dos serviços de construção, uma vez que os projetos já estarão prontos”, informou o presidente Gustavo do Vale.
   Esforço concentrado
      O ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, participou da solenidade de retomada das obras e, em seu discurso, destacou todo o esforço empreendido pelo setor público para retomar as obras do Aeroporto Santa Genoveva.
      O governador de Goiás, Marconi Perillo, que também participou da solenidade, disse que agradeceu pessoalmente à presidenta Dilma Rousseff por ter atendido aos pedidos do estado para a continuidade das obras. Já o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, afirmou que o novo aeroporto vai beneficiar a capital e todo o Estado por atender a diversos setores da economia.
       A solenidade de assinatura da ordem de serviço contou ainda com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de representantes dos poderes legislativos estadual e federal.

MUDANÇAS NO AEROPORTO DE GOIÂNIA

Terminal atual
Novo terminal
Total novo terminal (1ª e 2ª etapas) + atual
1ª Etapa (2015)
2ª Etapa (2020)
Área do terminal
7.571 m²
34.100 m²
7.015 m²
48.686 m²
Capacidade (passageiros/ano)
3,5 milhões
5,1 milhões
2,0 milhões
10,6 milhões
Total de posições para aeronaves
6
11
-
17
Posições com ponte de embarque
-
4
4
8
Vagas de Estacionamento
589
682
1802
3073
Elevadores
-
11
6
17
Escadas rolantes
-
4
1
5
Balcões de check-in
30
23
17
70
Esteiras de bagagem
3
3
2
8
Canais de inspeção
4
7
3
14
   fonte: www.infraero.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário