“O Salão será um momento para discutir o turismo regional. Entendemos que muito já foi feito na Rota das Emoções, mas ainda há muito a se fazer. Precisamos discutir estratégias para uma maior projeção desse destino tanto no Brasil como no exterior”, explica o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.
Imagem: Carlos AugustoMário Lacerda, diretor superintendente do Sebrae no Piauí
Ainda segundo Lacerda, a Rota é reconhecida pelo Ministério do Turismo como um dos melhores roteiros do país. “Temos conseguido resultados significativos por conta da qualidade desse produto turístico. A convite da Embratur, a Rota já foi apresentada em três eventos internacionais, nos quais participaram somente as cidades-sede da Copa do Mundo. Isso demonstra a importância do roteiro para o turismo nacional”, acrescenta.Além dos atrativos da Rota das Emoções, serão destaque no evento roteiros complementares que contemplam destinos no Piauí, Ceará e Maranhão. Serras Nordeste, Costa dos Ventos e São Luís são as opções a serem apresentadas. O Serras Nordeste envolve as cidades de Pedro II, Piripiri e Piracuruca, no Piauí; e Tianguá, Ubajara e Viçosa, no Ceará. O Costa dos Ventos abrange as cidades de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi, no Ceará. Já o roteiro São Luís dá visibilidade à capital maranhense e ao município de Alcântara, localizado na região metropolitana de São Luís.
Serão realizados três encontros de negócios. O primeiro terá como compradores representantes de meios de hospedagem e alimentação, e como fornecedores grupos de artesanato e produtores rurais. No segundo os representantes de meios de hospedagem e alimentação, além do receptivo local figurarão como fornecedores, enquanto operadores e agentes de viagens regionais serão os compradores. Já no terceiro encontro, as agências de receptivo negociarão com meios de hospedagem e alimentação, artesãos, serviços de guia e empreendimentos ligados às práticas de kitesurf e windsurf.
No âmbito do conhecimento, será realizado o seminário Cuidando do Nosso Patrimônio, uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, que terá como foco o desenvolvimento regional e a preservação do patrimônio cultural; além de uma mesa redonda sobre cooperação empresarial na rota, ocasião em que será apresentado o caso de sucesso da cidade de Maragogi (AL).
A oficina Diálogos Mídia e Rota das Emoções, um momento de integração entre profissionais de comunicação que atuam na Rota e os empresários locais, também fará parte da programação do evento.
“Teremos também o Mutirão da Legalização. A ideia é formalizar o maior número de empreendimentos que atuam no roteiro; e um encontro de prefeitos para discutir alternativas de desenvolvimento da Rota das Emoções”, destaca Mário Lacerda.
O 1º Salão da Rota das Emoções é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão.
Festival da Emoções
Paralelo ao Salão de Turismo acontecerá ainda o Festival das Emoções, envolvendo competições de ciclismo, atletismo e kitesurf, além de enduro. Serão distribuídos R$ 60 mil em prêmios. Além de atividades esportivas, o evento envolverá ainda shows com artistas locais e nacionais, como Teófilo Lima e Emerson Nogueira; apresentações culturais, entre outras ações.
As atividades do festival acontecerão simultaneamente nos municípios de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, alguns dos destinos da Rota das Emoções no Piauí.
O Festival das Emoções é uma realização do Sebrae no Piauí e do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras municipais de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, contando com a organização da Radical Produções, e supervisão das Federações de Motociclismo, Atletismo e Ciclismo do Piauí; e da Signature, nas provas de kitesurf.
fonte: www.gp1.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário