Com quase 200 quilômetros de trilhas abertas e sinalizadas, o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi eleito o melhor lugar para caminhadas em área urbana em todo o planeta. A votação foi feita pelos editores internacionais do Lonely Planet, que colocaram o Parque da Tijuca em primeiro lugar, à frente de parques de Londres, da Cidade do Cabo, de Sydney e de Vancouver que, respectivamente, ocupam as cinco primeiras colocações.
"O prêmio é um reconhecimento ao parque como um local privilegiado em uma cidade inigualável e também um reconhecimento aos funcionários e voluntários que fazem a sinalização e manutenção das trilhas para garantir a segurança e o lazer dos visitantes", disse o chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Castro. O Parque Nacional da Tijuca é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Melhorias
"O parque está passando por muitas melhorias, como a construção do complexo Paineiras, centro de visitantes com exposição educativa, restaurantes, banheiros, estacionamentos e lojas de suvenires no acesso ao Morro do Corcovado e à Trilha Transcarioca, que ligará vários parques, cruzando toda a cidade”, conta Castro, ressaltando que há 30 quilômetros de trilhas, ligando o Alto da Boa Vista ao Corcovado.
Sobre a segurança do parque, ele declarou que, com as medidas de vigilância adotadas, as ocorrências diminuíram. "Os acessos oficiais são controlados por vigilantes e agentes do ICMBio e as trilhas patrulhadas com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. Apesar de ser um parque nacional, ele não está isolado do contexto da metrópole em que está inserido”, completou.
fonte: www.cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário