O Mirante da Ponte Estaiada, está sendo palco do Concurso Prêmio Mestre Expedito de Presépios, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), da Prefeitura de Teresina.
O concurso teve abertura na última terça-feira(26), e faz uma homenagem à Mestre Expedito, artesão de destaque na arte santeira, nascido em 1933, em São Pedro do Piauí.
Segundo Olavo Braz, secretário da Semest, o objetivo do Concurso é divulgar e incentivar ações de economia solidária na capital, além de resgatar a tradição de montar presépios no natal. “Nossa intenção é promover a arte santeira do nosso estado, impulsionando a comercialização desses produtos e divulgando nosso artesanato”, afirma Olavo.
Os presépios ficarão em exposição até o dia 13 de dezembro. Uma comissão julgadora, formada por personalidades teresinenses ligadas à arte e cultura, votará no presépio mais bonito, que será o ganhador do Concurso.
Os três primeiros colocados receberão premiação: o primeiro lugar ganhará um notebook, o segundo ganhará um tablet e o terceiro uma máquina digital.
O resultado do Concurso será dia 16 de dezembro e a premiação no dia 18. No local também será colocada uma urna onde os visitantes poderão votar no presépio que acharem mais bonito.
PRESÉPIOS
Presépio, na língua portuguesa, designa o local onde se recolhe o gado ou o estábulo. O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus numa gruta de Belém, na companhia de José e Maria.
Conta a bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para abrigar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, José e Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém, onde nasceu o menino Jesus, numa manjedoura destinada a animais e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região e pelos Reis Magos, vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra à criança.
fonte: http://180graus.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário