A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) anunciou os vencedores do 2º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que visa estimular a cultura da sustentabilidade no setor turístico brasileiro. A cerimônia de premiação aconteceu na noite da última terça-feira (12/11), no espaço GAP EVENTOS (Galeria de Artes Panamericana), em São Paulo.
A categoria TOP Sustentabilidade, a mais alta do prêmio, ficou com a Associação Roteiros de Charme, que, antes disso, levou primeiro lugar na categoria Parceiros Institucionais. Agaxtur, Accor, Adarilho da Luz e Aoka foram os outros grandes premiados em suas categorias. Todos ganharam uma viagem para a Alemanha em 2014, oferecida pelo Centro do Turismo Alemão e incluindo o terrestre e aéreo. Os vencedores terão a oportunidade de conhecer algumas das principais iniciativas sustentáveis em turismo na Alemanha, trocar experiências com fornecedores e regiões turísticas, como Munique, o Lago de Constança e a Floresta Negra.
Os vencedores foram eleitos por um corpo de jurados composto por especialistas como Mário Mantovani (SOS Mata Atlântica), Fernanda Daltro (PNUMA), Ronald Sanabria (Rainforest Alliance), Ariane Janer (Travelife), Oliver Hillel (UNEP), Luis Carlos Vargas (Travelport), Mário Gasparini (Ifaseg/QBE), Margaret Grantham (Centro de Turismo Alemão), Fernando Beltrame (Eccaplan), Heloísa Prass (Panrotas), Mari Masgrau (Mercado & Eventos), Claudia Tonaco (Travel 3), Angélica Santa Cruz (Viagem e Turismo) e Almir de Freitas (Planeta Sustentável).
O prêmio contou com o patrocínio da Travelport, Ifaseg/QBE e Centro de Turismo Alemão DZT; Co Patrocínio: Air Canada; Parceiros Institucionais: Aliança Global para o Turismo Sustentável e Travellife; Parceiros de Mídia: Panrotas, Mercado & Eventos, Travel 3, Planeta Sustentável/ Viagem Turismo; Apoio: Eccaplan, Universo Jatobá, Copa Airlines, 3 Pitadas Eventos, Pousada Ecovila Spa da Alma, Terraço Itália, Circolo Italiano, Hotel Pergamon, Braston SP, Senac e Shift; Consultoria: Sextante.
Categorias
Na categoria TOP Sustentabilidade, o vencedor Roteiros de Charme se destacou pela ação “Resultados da Prática com o Código de Ética e Conduta Ambiental – Amostra e Indicadores”, que também levou a associação a ganhar o primeiro lugar na categoria Parceiros Institucionais. A Associação Roteiros de Charme, desde 2008, vem desenvolvendo indicadores para medir as práticas sustentáveis de seus associados. As orientações e diretrizes para minimizar os impactos sobre o meio ambiente e incentivar a adoção de posturas sustentáveis pelos hotéis estão consolidados no Código de Ética e de Conduta Ambiental, com acesso objetivo aos resultados alcançados.
Na categoria Parceiros do Trade, o primeiro lugar ficou com Aoka, com a ação “Aoka Turismo Sustentável”. Viagens em que todos saem ganhando: os turistas, ao vivenciar experiências autênticas e sustentáveis, e as comunidades dos destinos impactados, ao ver surgir novas oportunidades de negócios que valorizam a cultura local enquanto geram renda e inclusão social. O trabalho da Aoka já impactou 21 comunidades e mais de mil pessoas, gerando aproximadamente R$ 370 mil de renda para comunidades e parceiros.
Na categoria Meios de Hospedagem, o vencedor foi a Accor, com a ação “Plant for the Planet - O projeto de reflorestamento da Accor”. Desde 2008, a rede Accor é signatária do Plant for the Planet, programa mundial da ONU que promove o reflorestamento de áreas desmatadas. A rede já financiou o plantio de mais de 3 milhões de mudas em 13 países, e permanece no programa mesmo já tendo atingido a meta acordada. No Brasil, o projeto ajudou a reflorestar a região da Serra da Canastra, custeando o plantio de cerca de 320 mil árvores de 82 espécies nativas.
Na categoria Agências de Viagem, a Andarilho da Luz levou o primeiro lugar, com a ação “Turismo de Base Comunitária em Capivari – Minas Gerais”. Desde 2009, a agência colabora com o desenvolvimento do turismo de base comunitária na região mineira da Serra do Espinhaço. Trabalhando diretamente na capacitação de famílias de Capivari, a agência mobilizou o vilarejo a receber turistas e influenciou positivamente na valorização de produtos locais, como queijos, doces e artesanato. Entre os resultados estão a geração de trabalho e renda e a apropriação das práticas de turismo sustentável pela comunidade.
Na categoria Associadas BRAZTOA, o primeiro lugar ficou com a operadora Agaxtur, com a “12ª Convenção Agaxtur – Tecnologia, Sustentabilidade e 60 anos”. Para despertar o interesse pela sustentabilidade em seus colaboradores, a Agaxtur criou a Olimpíada Sustentável. Divididos em equipes, os funcionários planejaram e executaram projetos relacionados à economia de recursos, desenvolvimento de pessoas, melhoria da qualidade de vida e ações sociais e ambientais. Foram criados, ainda, o Comitê de Sustentabilidade e a política Minuto de Sustentabilidade, em que os membros do Comitê visitam os departamentos para divulgar campanhas, como as de arrecadação de agasalhos e de brinquedos.
Conheça todos os premiados:
Top SustentabilidadeRoteiros de Charme
Associados Braztoa1º Agaxtur
2º CVC
3º New Age
Parceiros Institucionais1º Roteiros de Charme
2º Garuapa
3º Empetur
Parceiros do Trade1º Aoka
2º Recanto Ecológico Rio da Prata
3º Raízes
Agências de Viagens1º Andarilho da Luz
2º Rota da Iguna
3º Livre Mundi
Meios de Hospedagem1º Accor
2º Eko Residence
3º Blumenberg
Associados Braztoa1º Agaxtur
2º CVC
3º New Age
Parceiros Institucionais1º Roteiros de Charme
2º Garuapa
3º Empetur
Parceiros do Trade1º Aoka
2º Recanto Ecológico Rio da Prata
3º Raízes
Agências de Viagens1º Andarilho da Luz
2º Rota da Iguna
3º Livre Mundi
Meios de Hospedagem1º Accor
2º Eko Residence
3º Blumenberg
Programa Braztoa de Sustentabilidade
Desde 2005, A BRAZTOA tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais.
O prêmio faz parte do PROGRAMA BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE, lançado em setembro de 2011, durante o 36º Encontro Comercial Braztoa, que pretende levar conhecimento e incentivar as operadoras de turismo associadas e seus principais interlocutores a trabalharem com os recursos, de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável.
A entidade firmou parceria com a Global Partnership for SustainableTourism (Aliança Global para o Turismo Sustentável), uma iniciativa da ONU que tem a missão de transformar o turismo em todo o mundo, incentivando a sustentabilidade e a cooperação e a troca de experiências para promover a saúde econômica do setor, cujo sucesso depende de destinos naturais atraentes e preservados. Além disso, a BRAZTOA lançou a Coletânea dos Cases Vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – Edição 2012, feita em parceria com o SENAC, e o Guia Para Fornecedores, Destinos e Rede de Distribuição das Operadoras de Turismo.
ascom: Tais Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário