As obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Teresina Senador Petrônio Portella irão durar cerca de dois anos, informou o secretário municipal de Planejamento,Washington Bonfim, que participou, na terça-feira, em Brasília, de uma reunião com diretores da Infraero (Empresa de Infraestrutura Aeroportuária) e da Secretaria de Aviação Civil.
Segundo ele, será assinado um aditivo ao Termo de Cooperação pela Infraero, governador Wilson Martins (PSB) e o prefeito Firmino Filho (PSB), para a reforma e ampliação do aeroporto de Teresina.
Washington Bonfim afirmou que o Termo de Cooperação já tinha sido assinado em janeiro de 2011 pelo ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer.l
Bonfim afirmou que a reforma e ampliação do Aeroporto de Teresina vai causar a desapropriação de 150 imóveis do entorno.
O Governo do Estado será responsável pelo implantação das redes de água e esgotos; a Infraero pelo pagamento das indenizações das famílias e construção; e a Prefeitura de Teresina pela implantação e adaptação do sistema viário.
Será construído um novo terminal no Aeroporto de Teresina na região onde funcionam hoje as empresas de táxi aéreo.
A pista manterá seus 2,2 mil metros, mas ganhará reforço nas cabeceiras e o Aeroporto de Teresina vai ter uma pista auxiliar.
Washington Bonfim afirmou que com a reforma e ampliação, o Aeroporto de Teresina vai aumentar sua capacidade de receber 1,6 milhão de passageiros por ano para 3,3 milhões de passageiros anuais; o receberá 12 aeronaves, quando a atual capacidade é de cinco aeronaves.
O embarque e desembarque dos passageiros será feito através fingers.
“Com a reforma e ampliação, o Aeroporto de Teresina terá capacidade de operação até o ano 2009”, falou Washington Bonfim.
As obras estão orçadas em R$ 614 milhões.
“O atual aeroporto opera hoje no limite da sua capacidade e já não é mais capaz de ampliar o número de voos para a capital piauiense. Por conta disso, a reforma no atual terminal tornou-se uma prioridade, já que um novo terminal só deve ser construído no ano de 2029 e, até lá, a cidade de Teresina ficaria prejudicada em função das restrições do atual aeroporto”, afirmou Washington Bonfim.
Nos últimos dez anos, o número de passageiros passou de 210.882 para 1,044 milhão de passageiros, o que representa um crescimento de 395,5% no período. Para adequar o aeroporto Petrônio Portela à atual necessidade da capital, a Secretaria da Aviação Civil apresentou três cenários possíveis à Prefeitura.
Depois de várias reuniões com a comunidade que mora no entorno do aeroporto, o prefeito Firmino Filho optou pelo cenário 1, que corresponde ao menor número de desapropriações, a fim de evitar maiores transtornos entre os moradores. No entanto, é impossível realizar a necessária reforma sem que haja a desapropriação de cerca de 150 imóveis, sendo que quase a metade deles corresponde a imóveis comerciais.
Neste cenário, as intervenções possibilitariam que a capacidade do aeroporto fosse ampliada para 3 milhões de passageiros por ano, até 2029. A casa de passageiros seria ampliada para 55 mil metros quadrados, com construção de 12 pontes para aeronaves, e 18 mil metros quadrados de estacionamento. Para isso, seriam necessárias desapropriações em uma área equivalente à 30 mil metros quadrados e um investimento de R$ 614 milhões.
fonte: www.meionorte.com
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