O programa será lançado na próxima Feira Internacional de Turismo (Fitur) de Madri, de 22 a 26 de janeiro, onde será realizada uma exposição com imagens e vídeos dos Patrimônios Culturais do Brasil. Em seguida, a exposição seguirá para França e Itália, outros dois países que se encontram na lista de maiores emissores de turistas para o Brasil. Segundo Dino, o objetivo é diversificar ainda mais a imagem internacional do Brasil, agregando ao Sol e Praia e Ecoturismo – que atualmente são os dois principais motivos que levam um estrangeiro a visitar o Brasil – o interesse pela cultura brasileira. Soma-se à iniciativa das Cidades Históricas o edital lançado este ano para apoio das Festas Juninas que, no ano que vem, coincidirão com a Copa do Mundo 2014.
Uma pesquisa realizada pela Embratur mostrou que a principal atividade de lazer do turista que veio para a Copa das Confederações, em junho, foi cultural e que, entre um jogo e outro, o estrangeiro optou por visitar museus, monumentos e bairros históricos. A pesquisa revelou que bairros históricos foram procurados por 50,8 % dos estrangeiros. Em segundo lugar, com 39,5%, estão os museus, casas de cultura e exposições. Cerca de 39% dos estrangeiros optaram por passeios em monumentos. Os shows e espetáculos foram assistidos por 15,5%.
O Brasil tem 12 sítios reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade: o Plano Piloto de Brasília (DF) – primeiro patrimônio da Era Contemporânea no mundo; o Centro Histórico da Cidade de Goiás (GO); o Centro Histórico de Olinda (PE); o Centro Histórico de São Luís (MA); os Centros Históricos de Diamantina e de Ouro Preto (MG); o Santurário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas (MG); o Centro Histórico de Salvador (BA); o Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (PI); as Ruínas Jesuítico-Guaranis de São Miguel das Missões (RS); a Praça de São Francisco na cidade de São Cristóvão (SE) e o Rio de Janeiro, primeira cidade do mundo a ser reconhecida no segmento de Paisagem Cultural.
fonte: http://panrotas.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário