domingo, 24 de novembro de 2013

Instituto nacional registra em aúdio e vídeo vários museus no estado do PI


Registro de artefatos históricos
Registro de artefatos históricos

Divulgar bens e valores culturais é a proposta Programa Conhecendo Museus, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que desde quarta-feira (20), está em Teresina, captando imagens e entrevistas sobre o Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes.
Segundo Dora Medeiros, neste ano o programa selecionou o Museu do Piauí e também o Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato. O projeto tanto promove o resgate da memória brasileira, inscrita nos objetos, obras de arte e documentos, consolidando-a num conjunto de informações acessíveis, como colabora na formação e no apuro da consciência crítica dos telespectadores, em particular os mais jovens.
Na gravação realizada na quinta, Dora recebeu a equipe da produção, falou sobre o perfil da instituição na capital, da sua criação e importância para memória cultural do estado, destacou o acervo. "Temos um museu histórico e clássico, que tem uma programação ativa junto à sociedade, seguindo uma programação ao longo do ano, envolvendo estudantes, educadores e a sociedade em geral. Atualmente, temos a exposição de Dora Parentes e Francisco Stênio", diz.
No primeiro dia de gravação, a equipe enviada pelo Ibram também entrevistou o historiador Fonseca Neto e hoje será a vez da museóloga Marilia Colnago e da presidente da Fundação Cultural do Piauí, Bid Lima.
Também serão registradas aulas temáticas e as visitas monitoradas. "Sempre recebemos professores e estudantes e hoje eles estarão aqui apresentando o Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes ao Brasil", afirma Dora Medeiros.
A equipe de gravação do Ibram encerra suas atividades com o registro de imagens de Teresina. O programa será veiculado na TV Brasil, TV Cultura e canais fechados e ainda no site do Ibram.
Segundo Dora, esse registro audiovisual é importante por divulgar os museus do Brasil. "Estamos inseridos no roteiro nacional de museus", diz.
Fonte: Com informações do Diário do Povo do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário