O Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes lança nesta quinta-feira, 12, a exposição fotográfica “Nos Caminhos Afros”, do francês Pierre Fatumbi Verger, a partir das 19h. O evento estará em cartaz até o dia 16 deste mês com visitação durante a semana de 8h às 17, sábado e domingo de 8h às 12h.
Pierre Verger utilizou a investigação antropológica, da cultura afro descendente e reuniu, em quase 30 mil registros, flagrantes da religião, gentes e vida da Bahia de Todos os Santos e do mundo de Áfricas visitadas. A mostra já foi apresentada em várias capitais do Brasil.
Também integram a Exposição dois registros audiovisuais. O vídeo “Olhares Nômades” que integra mais de 800 imagens retidas pela câmera do artista, tendo o nordeste do Brasil como fundo e com trilha sonora original. O outro filme, “Mensageiro entre dois mundos”, documentário que leva assinatura de Lula Buarque de Holanda, narrado por Gilberto Gil, abriga temática de semelhanças entre Brasil e África, no olhar do fotógrafo.
Na Exposição, memórias fotográficas das viagens do artista francês, foram feitos registros do cotidiano, a cultura e a religiosidade de descendentes de africanos no Brasil e em mais de 20 países entre os anos de 1932 e 1970.
fonte: www.cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário