Salvador é uma cidade única: tanto na sua beleza cultural quanto na sua importância histórica. Capital da Bahia, a cidade é muito conhecida pela música, arquitetura e gastronomia. Encantadora por suas belas praias e pela incrível arquitetura colonial, Salvador atrai turistas o ano inteiro, o que a transformou no maior centro econômico, industrial e administrativo do Nordeste. A influência africana também contribuiu para um rico legado, com inúmeros festivais e práticas culturais que marcam a identidade da capital baiana.
Se você tem vontade de conhecer um pouco mais sobre Salvador, veja dicas da empresária da Cinthe-tur Viagens Cintia Paoleschi Quedas e saiba quais são os melhores lugares para curtir esse patrimônio histórico-cultural brasileiro!
Principais pontos turísticos
Salvador é uma cidade extensa, com muitas atividades culturais e passeios para todos os gostos. No entanto, vale a pena conhecer os principais pontos turísticos da cidade. “Pelourinho, Forte de São Marcelo, igrejas e convento de São Francisco, Solar do Unhão, Farol da Barra, Igreja do Bonfim, Mercado Modelo, Elevador Lacerda são ótimos locais”, aponta Cintia.
E quem gosta de curtir uma praia também pode se esbaldar! De acordo com a empresária, as praias do Norte, em direção ao aeroporto, têm águas bem mais limpas e menos movimento. “Três são imperdíveis – Itapoã, que além da fama tem águas verdes, areias claras e piscinas naturais; Stella Maris, que atrai banhistas e surfistas em função das boas ondas e trechos protegidos por recifes; eFlamengo, com ares rústicos, emoldurada por coqueiros e dunas e point das turmas jovem e do surf. Por ali funciona a Barraca do Lôro, cheia de mordomias e ponto de encontro de soteropolitanos e turistas. Ir para Salvador e não conhecer estes locais, com certeza, não valeu a pena!”, aconselha.
Vida cultural da cidade
De dezembro a fevereiro, Salvador ganha a energia das festas religiosas. Conhecidas como Festas de Largo, reúnem missas, procissões e muita animação. “A temporada é aberta com os festejos à Santa Bárbara, que tem como ponto alto a distribuição de caruru – guisado de quiabo e camarão. Já aLavagem do Bonfim arrasta uma multidão atrás das baianas que banham com água-de-cheiro as escadarias do templo. As festividades se encerram no Dia de Iemanjá, um pré-Carnaval que toma conta das ruas do Rio Vermelho logo após a entrega das oferendas à rainha do mar. Fora isso, todas as semanas tem apresentações no Pelourinho”, conta Cintia.
Ela também aponta a importância do Pelourinho, local que reflete a alma da Bahia. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bairro na Cidade Alta tem mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18. “Vielas, ladeiras e largos concentram igrejas, museus, restaurantes, lojas e um vaivém de gente de Salvador, do Brasil e do mundo. O bairro histórico merece uma visita, em especial às terças-feiras. Nestes dias, além de bater perna sem pressa, em busca da história, das riquezas arquitetônicas e do artesanato, os visitantes podem assistir a uma missa ao som de batuque na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às 18h. O agito continua com shows na Escadaria do Passo e no Terreiro de Jesus. No verão, tem ainda apresentações do Olodum“, afirma a empresária da Cinthe-tur.
Noites agitadas
E para quem gosta de aproveitar o agito da vida noturna, a capital da Bahia é um local mais do que animado. Também conhecida como “Capital da Alegria“, a cidade oferece muita diversão para os turistas. “Salvador tem uma barraquinha de acarajé em cada esquina, mas para experimentar os quitutes preparados pelas baianas mais famosas da capital siga para o bairro do Rio Vermelho. Para quem quer curtir um agito nos arredores do Pelourinho, a boa é a Rua de Santo Antônio Além do Carmo. Vá ao fim do dia, para apreciar o pôr do sol na Baía de Todos Santos do alto, nos muitos cafés e barzinhos instalados em pousadinhas coloridas. À noite, o movimento aumenta, com a abertura de bares e restaurantes que espalham mesinhas nas calçadas”, aconselha Cintia.
Foto 1 de 10
As belezas de Salvador
Foto: Flickr /Karla Vidal
Vista exuberante de Salvador, vista do Mercado Modelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário