quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Sistema ELO: objetivo é contemplar 30 aeroportos até 2015

 Infraero anunciou que tem a intenção de instalar, até meados de 2015, o Sistema ELO em 30 aeroportos da Rede. A afirmação foi feita pelo superintendente de Gestão Operacional da empresa, Marçal Goulart, no último dia (5/12) da TranspoQuip Latin America 2013, maior feira de infraestrutura para estradas, ferrovias, portos e aeroportos da América Latina.
      O ELO é um sistema de conectores climatizados projetado para fazer a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e aeronaves, permitindo que os passageiros, inclusive os deficientes ou com mobilidade reduzida, transitem ao mesmo tempo, com conforto, segurança e acessibilidade, ao entrar ou sair dos aviões. O projeto foi desenvolvido pela Infraero em parceria com a empresa nacional Ortobras, especializada em produtos de acessibilidade, e recebeu o 2º Prêmio de Inovação da TranspoQuip.
      “Essa solução é um divisor de águas e muda completamente os princípios de prestação de serviço”, afirmou Marçal Goulart. “A ideia é que pelo menos 30 aeroportos da Rede passem a contar com o ELO, porque enxergamos muitas possibilidades de aplicação do sistema”, completou.
ELO-Maquete
      Além da ligação direta entre terminal de passageiros e aeronave, foi desenvolvida uma solução para atender ao embarque remoto (sem a ponte de embarque), com uma versão em forma de L, para ser instalada no pátio, em que o ônibus para na extremidade de entrada e o passageiro embarca ou desembarca da aeronave com o mesmo conforto,  segurança e acessibilidade que encontra no Sistema ELO completo. “O Aeroporto de Congonhas está dentro do nosso planejamento para receber no mínimo quatro unidades da versão em L”, assinalou Goulart.
      A instalação dos três primeiros conectores do Sistema ELO está sendo realizada no terminal de passageiros do Aeroporto de Palmas e deverá estar concluída até o final deste mês. “Nossa proposta é que, com um investimento de R$ 102 milhões, tenhamos grande parte dos nossos aeroportos operando com o novo modelo”, prosseguiu o superintendente. “Temos algumas prioridades, como o terminal 2 do Aeroporto de Porto Alegre, e os aeroportos de Campo Grande, Foz do Iguaçu, Curitiba, João Pessoa e Maceió. Após o Aeroporto de Palmas, a partir de janeiro, a ideia é implementar o sistema em pelo menos um aeroporto a cada quinzena, chegando a no mínimo 30 aeroportos até meados de 2015”, concluiu.

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