A castanha de caju, produzida pela Central de Cooperativas de Cajucultores do Piauí (Cocajupi), chegará às cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014. A ação é resultado do Projeto Talentos do Brasil Rural, que visa a inserir os produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico.
O projeto é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com Sebrae, Caixa Econômica Federal, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit), Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ) e Ministério do Turismo.
Os dois eixos do Talentos do Brasil Rural são Produtos e Serviços. No primeiro, estão alimentos e bebidas, cosméticos, decorativos e utilitários. Em Serviços, estão inseridos os roteiros turísticos do país. Para a definição dos empreendimentos participantes foram realizadas chamadas públicas que iniciaram em 2010. Foram selecionados 89 empresas na categoria Produto e 24 roteiros para turismo. Após a seleção dos empreendimentos foi realizado um diagnóstico por técnicos do projeto Talentos do Brasil Rural, além de planos de ações, consultorias, chegando à fase de promoção e apoio à comercialização dos produtos da agricultura familiar.
A Cocajupi, que é atendida pelo Sebrae no Piauí, recebeu cursos e consultorias da instituição nas áreas de gestão e inovação. Durante meses, realizamos cursos voltados para a área de produção visando à otimização dos processos. Também foram prestadas consultorias em gestão, por meio do Programa Sebraetec, ressalta a gerente de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, Geórgia Pádua.
O presidente da Cocajupi, Jocibel Belchior Bezerra, conta como a cooperativa vem se preparando para participar do projeto. Avançamos bastante na gestão do negócio e no controle de produção. Esses fatores contribuíram para o reconhecimento da nossa entidade, avalia Jocibel. O empresário afirma que todos os cooperados trabalham respeitando as Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Ainda segundo Jocibel, serão produzidas cinco toneladas de castanha para atender à demanda de comercialização das cidades que sediarão os jogos da Copa de 2014. Cajuína e polpa de caju também estão entre os produtos que serão vendidos nesses pontos turísticos.
Do Piauí para a Itália
A Cocajupi possui ainda o selo Fairtrade, ou Comércio Justo, que certifica as práticas de associativismo, responsabilidade social e sustentabilidade do empreendimento, abrindo canais de comercialização com outros países. Atualmente, a Cocajupi exporta suas castanhas para a Itália.
A estimativa é que este ano a cooperativa exporte mais de 20 toneladas de castanha de caju para a cooperativa Chico Mendes, que tem sede na cidade de Modena, na Itália. O acordo comercial entre as duas entidades teve início em 2011. As negociações com a cooperativa italiana se tornaram realidade após a conquista do Fairtrade por parte da Cocajupi.
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