A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) comemorou seus 25 anos consolidada como uma das mais importantes entidades do turismo brasileiro. Para brindar essa data especial, a associação realizou um evento inédito. A Convenção 25 Anos Braztoa reuniu associados de todo o Brasil, entre 21 e 23 de fevereiro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, e inaugurou uma série de ações que celebraram a data. Na ocasião, foi lançado o novo logotipo da entidade, que renovou sua identidade visual.
A programação (abaixo) começou com uma grande festa, na noite de sexta-feira (21), e continuou com um dia de palestras e encontros sobre o mercado turístico, tecnologia e comunicação, além de uma visita à Arena Corinthians, estádio que abre a Copa do Mundo, no domingo (23).
Em 2012, segundo dados do último Anuário BRAZTOA, as operadoras de turismo associadas à entidade – que representam estimados 85% dos pacotes turísticos comercializados no país – transportaram 5,7 milhões de passageiros, número que seria suficiente para lotar mais de 10 vezes, ao mesmo tempo, todos os 12 estádios da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A BRAZTOA congrega ainda representantes e fornecedores de serviços turísticos
A trajetória da BRAZTOA acompanha a história do mercado turístico brasileiro. Em 1989, quando um grupo de operadores especializados em viagens internacionais resolveu criar a entidade, o mercado turístico brasileiro ainda era muito pequeno e focado em apenas duas grandes temporadas de férias (janeiro e julho). “Os operadores se conheciam, mas não conseguiam fazer ações conjuntas e divulgar os produtos com antecipação suficiente para vender aos agentes de viagem”, explica Eduardo Nascimento, fundador da Nascimento Turismo e primeiro presidente da entidade, entre 1989 e 1993.
Para suprir essa demanda, a BRAZTOA realizou seu primeiro ECB - Encontro Comercial, em 1990. “Íamos às feiras internacionais e sabíamos que poderíamos fazer igual”, explica Nascimento. “Além disso, garantíamos aos agentes a credibilidade das nossas operadoras, pois tínhamos um estatuto extremamente exigente para a entrada dos primeiros associados”, complementa.
Curiosamente, o ECB – que chega a sua 41ª edição em março de 2014 – aconteceu um dia após a divulgação do Plano Collor, mas apesar das dificuldades econômicas, a união do mercado garantiu o aumento do volume de negócios dos operadores. Em setembro de 1994, já na gestão do fundador da Agaxtur, Aldo Leone, a BRAZTOA uniu-se à COBRAT (Câmara dos Operadores Brasileiros de Turismo), cujos associados eram mais focados na operação turística doméstica. O Plano Real, que trouxe a estabilidade do câmbio brasileiro, permitiu a fusão na medida em que boa parte das operadoras passou a operar tanto viagens nacionais quanto internacionais.
Nessas últimas duas décadas, o mercado passou por mudanças radicais. A força da internet e o crescimento da classe média brasileira aumentaram o número de consumidores de serviços turísticos e exigiram muitos investimentos das operadoras em tecnologia e treinamento de seus funcionários para oferecer os melhores produtos para cada estilo de consumidor.
“As operadoras e agências de viagem podem crescer muito nos próximos anos, pois viajar está cada vez mais acessível. O Brasil tem milhões de consumidores em potencial que precisam de um serviço completo de consultoria que garanta uma experiência de viagem personalizada, com segurança e toda a assistência que apenas um profissional qualificado pode oferecer”, explica o presidente da BRAZTOA, Marco Ferraz.
A entidade possui um papel crucial para o desenvolvimento dos negócios de seus associados. Além de promover encontros comerciais, realiza ações de fomento, promoção e apoio à comercialização que valorizam as atividades empresariais de seus associados. Entre seus principais projetos, estão os Encontros Comerciais, o Programa BRAZTOA de Sustentabilidade, a Turismo Week, entre outros.
A Convenção 25 Anos Braztoa contou com o patrocínio da Argentina, Brasil Total Receptivos, Ifaseg, Grupo QBE, Pernambuco, Sheraton São Paulo WTC e TAP Portugal, com apoio da GOL Linhas Aéreas e Travel Ace Assistance.
O evento terá suas emissões de carbono compensadas com apoio a projetos ambientais certificados do Programa Evento Neutro, da Eccaplan.
ascom Tais Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário