quinta-feira, 3 de abril de 2014

28º Encatho tem início debatendo sustetabilidade hoteleira

Autoridades durante solenidade de abertura do evento
Com o tema "Sustentabilidade na Hotelaria", teve início hoje (02/04), a 28ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho e a 26ª Exprotel -  Feira de Produtos para Hotéis, promovidos pela ABIH/SC — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado de Santa Catarina. O encontro acontece no CentroSul, em Florianópolis (SC) e vai até a próxima sexta-feira (04/04). Na abertura do encontro, Samuel Koch, presidente da ABIH-SC, destacou a importância de se trazer o questão da sustemtabilidade para o debate atual. "O futuro é o resultado das práticas do presente. Para esse encontro estamos trazendo cases com soluções sustentáveis, palestras com convidados especialistas no assunto e, para a Exprotel, móveis ecologicamente corretos", destaca Koch.

Samuel anunciou ainda duas grandes parcerias que nortearão o evento deste ano. A primeira, firmada com a Fecormécio, terá início a partir do dia 10 de julho. O projeto, chamado de PIC Senac, vai realizar visitas a 10 regiões turísticas de Santa Catarina a fim de fortalecer o turismo nas cidades e no estado. O termo foi assinado durante a abertura do evento pelo próprio Samuel Koch, pelo presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt; e pelo diretor regional do Senac/SC, Rudney  Raulino. Já a segunda é a assinatura do Termo de Eficiência Energética com a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina, que acontecerá no Encatho nesta quinta-feira (03/04). "Esse termo vai trazer muitas soluções energéticas para a rede hoteleira do Estado. Hoje, Santa Catarina conta com 2.700 hotéis. São mais de 240 mil leitos. O turismo gera uma receita de 20 bilhões, o que corresponde a 12% do PIB do Estado. É um setor muito importante. Mas ainda precisa melhorar em muitos pontos. Segurança pública, falta de água e energia - principalmente na alta temporada - sinalização e mão de obra escassa são alguns exemplos do caminho que ainda temos pela frente", ressaltou Koch.

Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio, foi o segundo a ter a palavra. Em seu discurso apontou a infraestrutura como o mais grave problema do turismo. "Na alta temporada tem faltado água e energia. Se quisermos fazer turismo de qualidade não pode faltar uma gota de água, nem uma luz, tanto no inverno quanto no verão. Por isso mapeamos os locais mais problemáticos e estamos trabalhando junto a Celesc para resolver esse problema o mais rápido possível", garantiu. De acordo com o presidente da Fercomércio, o setor tem avançado muito devido ao incentivo público e privado, porém leis de incentivo e uma maior participação do governo são os meios para um turismo consolidado.

Já para  Enrico Fermi, presidente da ABIH Nacional, a instituição cresceu muito em seus três anos de gestão. "A Abih passou de 1.218 associados para 3.983 até dezembro de 2013. Para 2016 a meta é atingirmos 10 mil CNPJ's. Com esse número deixaremos de ser pequenos e viraremos 'gente grande'", declarou Fermi. De acordo com o presidente da entidade, o grande foco para o desenvolvimento do turismo é a capacitação dos profissionais, aliada à filosofia da socioativista.


Estiveram presentes na solenidade: Alexandre Sampaio, presidente da FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação; Maria Claudia Evangelista, secretária Municipal de Turismo, Cultura e Esporte; Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio-SC; Enrico Fermi, presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; Samuel Koch, presidente da ABIH/SC; Thomas Ikeda, presidente da ABIH-MG; Rudney Raulino, diretor regional do Senac/SC; Paulo de Brito Freitas, presidente da Abrastur – Associação Brasileira de Turismo Social; Marco Aurélio Floriani, presidente do FC&VB – Florianópolis Convention & Visitors Bureau; Anita Pires, presidente Nacional da ABEOC – Associação Brasileira, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário