Texto e Fotos: Samuel Brandão
Cachoeira das Corujas em época de cheia.
Quando o céu está visitado de nuvens e a chuva abençoa a terra, as águas seguem seu caminho natural, revelando córregos entre lajedos, riachos, enseadas, açudes e toda uma sorte. Felicidade se evidencia nos inúmeros silvos, no verde lisonjeado e no grito dos meninos, felicidade sem signo, significado, porém bastante significante, causando tagalerice no olhar.
O município de Novo Santo Antônio no Piauí, a 112 Km de Teresina, é um desses lugares que foi abençoado pela natureza. Seguindo pela BR-343 em direção a Altos, passando pela PI -221, depois de Alto Longá, chegamos a essa cidade que é o paraíso das cachoeiras no Piauí.
Segundo alguns relatos não oficiais, a cidade apresenta 13 cachoeiras, porém somente cinco delas tem acesso facilitado. Na região se encontram dois dos principais afluentes do Rio Poti, o Canudos e o Caiçara, aliando isso à suas formações geológicas bem peculiares, contribuiu para a formação desse conjunto de quedas d`àgua majestoso.
Cachoeira do Rosário e Passagem da Pigoita.
A cachoeira do Rosário é a mais visitada de todas, é lá que se encontra a passagem da Pigoita, uma ponte de metal que atravessa toda a cachoeira. Tem esse nome por que vista de cima forma um grande rosário. O local é bem receptivo, pois contém diversos lajedos e espaços onde o visitante pode ficar e olhar os moradores do lugar se aventurando em pulos dentro da cachoeira.
Cachoeira da Roça Velha.
Cachoeira das Corujas.
A cachoeira das Corujas é a com certeza a maior e mais majestosa dentre as de Novo Santo Antônio, fica a 13 Km da PI-221, antes da entrada do município. Bem no começo, fica a casa do seu Cristovão Colombo, um figuraça que nos acolheu muito bem, tocando seu violão e tomando sua cachaça no sossego dos “pulo de bode”. A entrada das Corujas é muito bela, cheia de campos verdejantes, alguns sem o traçado do caminho e paisagens inundadas. Quando lá chegamos o volume de água era muito grande e um pouco inacessível para o banho, mas ficou registrado a sua grandeza em meio à tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário