O 1º Circuito da Tilápia da região de Furnas começou dia dia 7 de abril, em Alfenas, onde foi feito o lançamento oficial e o Seminário da Aquicultura Familiar. O evento acontece até o dia 25 de abril
Promovido pela Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o circuito conta com o apoio de diversos parceiros e reúne 50 bares e restaurantes em 14 municípios.
Em cada município participante haverá várias atividades. Para cozinheiros de restaurantes, bares, creches, asilos e escolas está preparada uma Oficina Gastronômica. As crianças participam da Cozinha Interativa.
A Oficina de Piscicultura é destinada a pescadores, agricultores e piscicultores. A população também pode participar, por meio da Aula-show, uma apresentação gastronômica dos restaurantes e bares participantes, além de chefs de cozinha do caminhão show.
Os municípios participantes são Alfenas, Alpinópolis, Boa Esperança, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Coqueiral, Cristais, Elói Mendes, Fama, Nepomuceno, Paraguaçu, Perdões, Pimenta e São João Batista do Glória.
Participantes
Nada menos que 50 bares e restaurantes inscreveram seus pratos especiais de tilápia. O município com mais participantes é Boa Esperança. Participam Recanto da Usina, Restaurante Três Irmãs, Restaurante Ronan, Bar e Restaurante Vem kA, Restaurante Pedreira e Restaurante Favoritos. Alfenas tem cinco inscritos: Restaurante Batista, Deck, Vinil Beer, Restaurante do Porto e Kosai.
Também com cinco participantes estão Capitólio e Pimenta. Capitólio participa com os estabelecimentos Restaurante Tropeiro, Cozinha da Roça, Pizz Bar, Restaurante do Turvo e Restaurante Beira Meios. De Pimenta se inscreveram Estância de Furnas, Barraca Capitólio, Churrascaria Morada do Sol, Cantina Fogão a Lenha e Cantinho Mineiro.
Com quatro participantes estão Carmo do Rio Claro, Cristais e São João Batista do Glória. Os inscritos de Boa Esperança são Bar e Restaurante Prainha, Restaurante Peixe Frito, Restaurante Pontal do Lago. De Cristais, Restaurante Boa Vista, Restaurante Sol Nascente, Cervejaria Obelix e Restaurante Cantinho dos Amigos. De São João, Bar e Restaurante Casarão, Restaurante Cantinho Mineiro, Restaurante Barão e Restaurante Cantinho de Minas.
Perdões participa com Restaurante Bar do Peixe, Mirante Estão Gastronômica e Restaurante Sabor Mineiro. Alpinópolis também terá três participantes: Bar do Chiquinho, Restaurante Ventania e Restaurante Sabor a Mais. Paraguaçu inscreveu Restaurante Avião, Cervejaria Paris e Pousada Vale das Pedras.
Fama, Nepomuceno e Elói Mendes terão dois participantes cada. Fama, com PJ Bar e Restaurante e Bar da Rita. Elói Mendes apresenta o Restaurante do Pinoia e Gilmar Nonato Moreira. Nepomuceno participa com Restaurante da Rose e Restaurante do Didi. Coqueiral com o restaurante Miúda Culinária Regional. De Aguanil, participa o restaurante Portal de Minas.
O circuito
O Circuito da Tilápia busca o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da tilápia, com responsabilidade social, preocupação ambiental e foco no aquicultor familiar. A realização do evento será de 7 a 28 de abril em várias cidades da região.
Um dos principais objetivos é a criação de novos pratos que usem a tilápia como matéria-prima. Outra proposta é qualificar profissionalmente todos os envolvidos na atividade e proporcionar a eles acesso ao mercado. Além disso, visa ao melhor aproveitamento da tilápia, por meio de derivados e também do uso do couro para artesanato.
A tilápia
A tilápia é um peixe com baixo teor de gordura e alto valor nutritivo. De origem africana, ela foi introduzida no lago de Furnas e se adaptou tão bem que se tornou o principal peixe da região. Muitos produtores e pescadores se tornaram piscicultores, criando a tilápia em tanques-rede. Atualmente, o lago de Furnas é o 6º maior produtor de tilápias no Brasil.
Para mais informações a respeito do Circuito da Tilápia entre em contato com a Alago através do telefone: (035) 3292-3999
ascom Kamilla Abreu
Nenhum comentário:
Postar um comentário