Com a vinda de torcedores e atletas de todas as partes do mundo, os hotéis vêm preparando novos e antigos funcionários para todos fazerem bonito na recepção aos turistas internacionais. Cursos de inglês, etiqueta e gastronomia estão entre as ações mais comuns no setor nos últimos meses.
Indo além do convencional, a Hotelaria Brasil, que administra hotéis em São Paulo, Bahia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, preocupada em manter o seu padrão de hospitalidade, buscou analisar os principais perfis de hóspedes, de acordo com a cultura de cada país. “Há muitas diferenças culturais entre os países e achamos importante levar aos nossos colaboradores um conhecimento melhor das características de cada nacionalidade. Objetivo é fazer máximo para o cliente se sentir em casa”, justifica Mauro Kaluf, diretor da Hotelaria Brasil.
A empresa criou um guia com dicas importantes para ajudar o funcionário a acertar no tratamento dos diferentes perfis de hóspedes. “Um turista alemão é muito diferente de um espanhol, por exemplo. Alguns detalhes no tratamento interpessoal podem fazer toda a diferença. A atitude do funcionário da linha de frente é crucial para determinar uma boa ou má experiência”, explica Mauro.
O guia vem com dicas e explicações sobre mais de 10 nacionalidades, informando características como pontualidade, humor, hábitos alimentares, preferências por bebidas, horários de sono e de alimentação, costumes no tratamento interpessoal, dentre outras dicas que serão úteis para deixar boas impressões do Brasil e criar boas experiências em hospedagem.
ascom Kamilla Abreu
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