sábado, 3 de maio de 2014

Voo mais longo do país leva mais de 11 horas de São Paulo para Fortaleza


Os 5 mil quilômetros percorridos pelo voo 1650 são equivalentes a uma viagem de Fortaleza para Lisboa, em Portugal, que ainda chega a ser mais rápida (9 horas) (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Os 5 mil quilômetros percorridos pelo voo 1650 são equivalentes a uma viagem de Fortaleza para Lisboa, em Portugal, que ainda chega a ser mais rápida (9 horas) (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Você já pensou em passar 11 horas e 30 minutos dentro de um avião voando por seis cidades do Brasil? Pois é. Esse é o tempo que um Boeing 737-800 leva para completar um percurso de cerca de5 mil quilômetros feito diariamente pelo voo 1650 da Gol.
Criado em fevereiro de 2013, o voo 1650 foi planejado para que o cliente possa encontrar caminhos diferentes dentro de um mesmo voo com opções de horários. “O voo mais longo se torna  alimentador de uma rede”, diz a assessoria de comunicação da Gol.
A partida é sempre às 10h10 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. É uma viagem de Sul a Leste passando por Norte e Oeste. Para se ter ideia, uma viagem de Guarulhos a Recife, ponto final da “aventura”, demora, em média, três horas.
Os 5 mil quilômetros percorridos pelo voo 1650 são equivalentes a uma viagem de Fortaleza para Lisboa, em Portugal, que ainda chega a ser mais rápida (9 horas). A expedição São Paulo-Fortaleza também equivale ao trajeto que irão percorrer as seleções dos Estados Unidos e da Croácia durante a Copa do Mundo.
Os EUA fazem seu 1º jogo em Natal, partem para a Arena Amazônia e fecham a fase de grupo em Recife, na Arena Pernambuco, onde enfrentam a Alemanha no dia 26 de junho. Ao todo serão 5,5 km nos ares (sem contar a diferença climática para os norte americanos). Falando em EUA, a distância percorrida pelo voo da Gol é maior que a distância entre a  Califórnia e  Maine, que são estados extremos no leste-oeste do país.
Já os croatas voarão por mais de 5 mil quilômetros em terras brasileiras. A equipe europeia enfrenta o Brasil na 1ª partida do Mundial, no dia 12 de junho, em São Paulo. Após a estreia, a seleção do técnico Niko Kovac jogará em Manaus e em Recife, assim com a seleção norte-americana.
Roteiro 1650
Apertem os cintos, a viagem vai começar. A saída é de Guarulhos, que fica a 19 quilômetros da capital. Após partir da cidade paulista, o voo demora pouco mais de três horas para chegar a Manaus, onde faz uma parada obrigatória de pelo menos 30 minutos. Este 1º trecho é o maior da viagem. São cerca de 2,5 mil km. Saindo das terras verdes do Norte do país, o 1650 segue para Santarém, no Pará, onde pousa no Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca. Comprado com até 30 dias de antecedência, esse trecho custa até R$ 395,90.
Mas vamos lá, retornem a poltrona para a posição inicial, que o avião continuará sua jornada. O 3º trecho é curto, pois ainda não sairá do estado do Pará. Serão 588 km nas nuvens até chegar na terra da banda Calypso, em Belém. Normalmente, a viagem segue para Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, mas atualmente, o voo mais longo do país está encerrando em Fortaleza por conta de obras no Aeroporto de Recife. Em entrevista por telefone, a Gol informou ao Tribuna do Ceará que não tem a previsão para regularizar a etapa, pois depende da administração do próprio aeroporto.


Preços e horários




Apesar de informar à reportagem os preços por trecho, a empresa aérea afirma que não é possível determinar o preço médio da viagem completa. “Não há como calcular um preço médio, já que a política de precificação da Gol é dinâmica (quanto mais próxima a data da viagem e quanto maior a taxa de ocupação de voo, maior será o valor do trecho)”, diz a assessoria da empresa.
Quanto aos horários, a Gol afirma que é líder em pontualidade entre as empresas aéreas brasileiras. “A pontualidade é um dos cinco principais fatores na escolha de uma companhia aérea pelos clientes. Está diretamente ligada aos custos operacionais”, disse o responsável pela Diretoria Técnica Operacional, Marcelo Vieira, durante workshop para jornalistas em São Paulo, no fim de março deste ano (O Tribuna do Ceará participou do evento a convite da empresa).
No ano passado, as companhias aéreas brasileiras alcançaram pontualidade de 84%. O resultado foi divulgado em março pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e diz respeito às suas associadas – Avianca, Azul, Gol e TAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário