Região de dunas e de lagoas, a praia de Cumbuco reserva belas e raras paisagens e é uma das mais procuradas do Ceará. Distante 35 km de Fortaleza, a região tem atrativos e atividades voltados para famílias, grupos, banhistas e esportistas.
- No lado mais fundo da Lagoa do Cauípe, em Cumbuco, concentram-se os praticantes do kitesurfe. Os ventos tornam o local ideal para a prática do esporte
O destino pode ser explorado em um ou dos dias. Para os turistas que fazem bate-volta a partir de Fortaleza, a melhor forma de ter uma visão geral da região é o passeio de buggy ou triciclo, que passa pelos principais atrativos, em clima de aventura e emoção.
O roteiro inclui paradas na Lagoa do Parnamirim e na Lagoa das Águas Cristalinas (cujo acesso só é possível com veículo 4x4) e na Lagoa do Cauípe, que também pode ser alcançada de veículo comum pela estrada. As paradas oferecem atividades opcionais, pagas à parte.
Na primeira parada, na Lagoa do Parnamirim, a atração é o esquibunda. No local, há barracas onde são alugadas pranchas a valores módicos para a descida na água. A próxima parada é no topo de uma duna às margens do Rio Cauípe. Ali, os turistas podem fazer a tirolesa com queda na água, dentro de uma lagoa formada nas dunas - no topo delas, há barracas que vendem bebidas.
Outra parada possível é na Lagoa das Águas Cristalinas. O nome se dá porque ali as areias das dunas filtram a água barrenta que sai do rio, formando uma lagoa com águas transparentes. À beira dela, há barracas que oferecem bebidas e peixes, num visual calmo e agradável. Vale a parada para quem quer relaxar da adrenalina num local com visual paradisíaco, já que a lagoa contorna as dunas.
O último destino do roteiro é a Lagoa do Cauípe, que se forma entre as dunas bem perto de onde o rio Cauípe deságua no mar, formando um belo cenário. De um lado, vê-se a lagoa, de outro o mar. Parte da lagoa é rasa e ideal para banho e para crianças. No lado oposto, se concentram praticantes do kitesurfe. Os ventos tornam o local ideal para a prática do esporte. Quem deseja aprender pode alugar equipamentos e contratar instrutores numa escolinha que é montada no local em dias de movimento.
Como esta última parada do passeio de buggy também tem acesso pela rodovia, a lagoa lota nos finais de semana. Quem busca curtir o paraíso em dias mais desertos deve optar pela visita nos dias de semana.
Em volta de toda a lagoa há barracas e áreas de sombra de estrutura rústica, com telhados de folha para descanso em espreguiçadeiras ou redes. Nas barracas, a pedida é o peixe frito com baião de dois e farofa.
No retorno do passeio, o turista pode aproveitar a infraestrutura que as barracas da praia de Cumbuco oferecem. Algumas têm mesas para grupos e família passarem o dia. Os espaços têm piscinas, área para massagem, restaurante, duchas com mesas cobertas ou com o pé na areia. Em frente a elas, é possível ainda curtir um passeio de jangada.
O turista que deseja aproveitar Cumbuco em mais de um dia encontra boa infraestrutura hoteleira e gastronômica. Há opções de hospedagem em pousadas de todos os níveis à beira mar. Na Vila de Cumbuco, há restaurantes internacionais, de comida tailandesa, japonesa e italiana.
fonte: http://viagem.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário