segunda-feira, 7 de julho de 2014

Hotéis e pousadas do litoral piauiense participam do programa de sustentabilidade

Hotéis e pousadas localizadas na Rota das Emoções participam do Programa de Sustentabilidade nos Meios de Hospedagem, do Sebrae. O objetivo do programa é criar  um ambiente de incentivo e valorização dos empresários que aplicam no dia a dia os princípios da sustentabilidade em seus estabelecimentos.  No litoral piauiense, a perspectiva é que trinta empresas sejam beneficiadas.

O programa avalia onze princípios básicos da sustentabilidade, inseridos em três dimensões: ambiental, social e econômica. São exemplos desses princípios: Redução de Resíduos Sólidos, Água e Energia; Valorização da Cultura Local; Gestão da Sustentabilidade, Limpeza e Descarte dos Resíduos Sólidos, Critérios de Acessibilidade; entre outros aspectos.


Gestora do Projeto Rota das Emoções do
Sebrae no Piauí, Isabela Carneiro.
"O turismo representa uma das principais atividades econômicas do mundo,  exigindo  padrões de qualidade cada vez mais elevados entre os destinos.  As atividades turísticas são apresentadas como capazes de promover a aceleração econômica e o incremento nas áreas social, cultural e ambiental, desde que sejam desenvolvidas de forma sustentável. E é justamente esse o foco do programa desenvolvido pelo Sebrae", ressalta a gestora do Projeto Rota das Emoções do Sebrae no Piauí, Isabela Carneiro.

O Hotel Cívico sediado em Parnaíba é um dos empreendimentos que participam do programa. Para a gerente do estabelecimento Gina Augusta é necessário que todas as empresas se conscientizem e desenvolvam práticas sustentáveis nas atividades do dia a dia. "Buscamos sempre promover ações de redução de resíduos e do uso de embalagens, entre outras atividades que respeitem o meio ambiente. Acredito que a prática da sustentabilidade deve ser realizada por toda a sociedade", salienta Gina.

Hotel Cívico em Parnaíba (PI)
O Programa de Sustentabilidade nos Meios de Hospedagem da Rota das Emoções é desenvolvido em três etapas. Na primeira fase, a empresa passa por uma avaliação para verificar quais quesitos da sustentabilidade estão sendo aplicados no empreendimento, e quais sugestões de melhorias poderão ser repassadas aos empresários. Na segunda etapa, acontece o processo de adequação das sugestões de melhorias com auxílio de consultores especializados nos aspectos que apresentam maiores gargalos. No terceiro momento, acontece outra avaliação para classificar em que estágio de evolução o empreendimento se encontra.

Diversas empresas já aderiram ao programa. As atividades foram iniciadas no começo deste ano. As empresas que serão certificadas e os resultados dessa iniciativa serão apresentados durante o II Salão de Turismo da Rota das Emoções, que acontecerá de 28 a 30 de agosto, em Barreirinhas (MA).

Rota das Emoções
Três destinos em um único roteiro, que conta com sol, mar e ecoturismo. Assim funciona a Rota das Emoções, criada em 2005, por meio de parceria entre o Sebrae no Piauí, no Maranhão e no Ceará; governos estaduais e Ministério do Turismo.

A Rota das Emoções é um roteiro diferenciado, com quase trezentos quilômetros de extensão, envolvendo belezas naturais e atrativos como o Delta do Parnaíba, no Piauí; a paradisíaca praia de Jericoacoara, no Ceará; e o Parque dos Lençóis, no Maranhão, um conglomerado de dunas e lagoas que encantam os turistas.
O Sebrae tem atuado junto às comunidades da Rota das Emoções, valorizando sua cultura e evidenciando a importância desse potencial turístico para o desenvolvimento e geração de renda nos mais diversos segmentos, sempre com um olhar na sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário