Violeiros de todo o Norte-Nordeste do Brasil estão em Teresina para um grande evento que teve início sexta (22), no Teatro de Arena. No mês do aniversário da cidade, uma das ações que marcam as festividades da capital é o Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, que chega à sua 41ª edição. A abertura acontecerá nesta sexta-feira, às 19h, e a programação segue até o dia 24 de agosto.
O festival é considerado o maior do gênero no mundo. A expectativa é que, em 2014, o evento conte com a participação de cerca de 200 violeiros. Quem ainda deseja participar deve procurar a Casa do Cantador, na Rua Lúcia, 1419, bairro Vermelha, zona Sul de Teresina.
O 41º Festival de Violeiros terá apresentações de duplas, entre elas nomes novos e antigos do repente, além da participação da pesquisadora francesa Sylvie Debs. O evento também vai promover uma homenagem aos violeiros já falecidos, com placas que serão colocadas em árvores.
O primeiro festival ocorreu em 1971, já o segundo ocorreu logo no ano seguinte, em Fortaleza. Estes despertaram a consciência nacional e, a partir disso, todos os estados começaram a fazer festivais e dinamizar a cultura do repente e do cordel. Em 1973, ocorreu o segundo festival no Piauí, mas só a partir de 1975 foi incluído na programação de aniversário de Teresina.
Em 2013, um dos destaques foi o lançamento de um livro de pesquisa sobre Domingos Fonseca, considerado o maior repentista de todos os tempos. Outro destaque do festival foi a apresentação da declamadora Mariana Telles, convidada especial do festival. Durante os três dias, além de muito repente, o público pode adquirir exemplares de livros, CDs e DVDs dos maiores violeiros do país que estão sendo comercializados no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário