quinta-feira, 25 de setembro de 2014

ABRASEL funda Regional Pico da Bandeira

A região do Circuito Turístico Pico da Bandeira terá um núcleo regional da Associação Brasileira de Bares Restaurantes (ABRASEL). A iniciativa surgiu em abril de 2010 com a execução do projeto Caminhos do Sabor nos destinos de Manhuaçu e Manhumirim, em que foram formados grupos de governança e as lideranças do setor de alimentação fora do lar estimuladas ao associativismo. Desde esta data até os dias atuais, representantes da ABRASEL e empresários locais organizam reuniões com intuito de fortalecer o segmento.  Resultado dos constantes encontros, no dia 22 de setembro, no Restaurante Estância Gourmet, instalado na Rua Brinco de Princesa, n° 20 – Alto Caparaó – MG, foi realizado a Assembleia de fundação oficial da Regional Pico da Bandeira. A reunião também teve como objetivo aprovar o estatuto social, eleger e dar posse ao Conselho de Administração e Fiscal e filiar os empresários do setor.
Atualmente, com outras 24 regionais no Brasil e completando a terceira em Minas - Zona da Mata, Campo das Vertentes e Pico da Bandeira, a ABRASEL tem a missão de representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, promovendo ações que contribuam para o crescimento sustentável do Brasil. De acordo com o chef Eliacir Fernandes, que compõe a diretoria estadual da ABRASEL Minas Gerais e foi designado para formação da regional, este é um passo significativo. Para Fernandes, a região necessita de fortalecimento com uma instituição que atue junto ao setor de bares e restaurantes.
O Presidente da ABRASEL MG, Fernando Júnior, afirma que a criação da ABRASEL – Pico da Bandeira é um importante avanço do setor. “Com uma atuação cada vez mais reconhecida e de resultados expressivos em todos os estados brasileiros, a ABRASEL tem como prioridade a interiorização de suas ações. Nas cidades que compõem a região, há uma grande concentração de bares, restaurantes, lanchonetes e similares que, assim como em todo o Brasil, enfrentam grandes desafios que vão da mão de obra à legislação, passando pelo desenvolvimento ordenado do turismo e a valorização da gastronomia. A representatividade e o associativismo são condições fundamentais para a superação destes desafios e para que as empresas do setor possam sobreviver em um ambiente de competitividade acirrada. Neste contexto, a ABRASEL coloca à disposição da região do Pico da Bandeira a expertise, os produtos, os benefícios e a rede de relacionamentos construída ao longo de 29 anos”, diz Fernando Júnior.

A intensa movimentação em todo o setor de alimentação fora do lar é visível. Atenta a esse cenário promissor, a ABRASEL trabalha firme para incentivar o associativismo, qualificar o segmento e despertar a atenção dos governos para a necessidade de políticas públicas específicas para o segmento de alimentação fora do lar. Conhecido por ser um local turístico, a nova Regional Pico da Bandeira abrange cerca de 41 municípios, são eles: Abre-Campo; Alto Caparaó; Alto Jequitibá; Antônio Prado de Minas; Barão de Monte Alto; Caiana; Caparaó; Caputira; Carangola, Chalé; Divino; Durandé; Espera Feliz; Eugenópolis; Faria Lemos; Fervedouro; Lajinha; Luisburgo; Manhuaçu; Manhumirim; Martins Soares; Matipó; Miradouro; Miraí; Muriaé; Mutum; Orizânia; Patrocínio do Muriaé; Pedra Bonita; Pedra Dourada; Reduto; Rosário da Limeira; Santa Margarida; Santana do Manhuaçu; São Francisco do Glória; São João do Manhuaçu; São José do Mantimento; São Sebastião da Vargem Alegre; Simonésia; Tombos e Vieiras. 
PERFIL DA ABRASEL
Representante de um setor que hoje congrega cerca de um milhão de empresas e que gera seis milhões de empregos diretos em todo o país, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), desde a sua criação em 1986, busca contribuir de forma efetiva para importantes avanços em prol do desenvolvimento do segmento de alimentação fora do lar no cenário nacional.
Este setor representa atualmente 2,7% do PIB brasileiro, além disso, o hábito de alimentação fora de casa é cada vez mais crescente: percentual das despesas com alimentação fora do lar já representa 30% dos gastos dos brasileiros com alimentos. A ABRASEL nos últimos anos investiu muito em seu projeto de expansão e hoje está presente com suas seccionais em 27 estados brasileiros e ainda com suas 25 regionais. 
Cresceu não só em número, mas especialmente em prestígio, força e organização. Um crescimento alcançado por ações estratégicas, pela mobilização por políticas públicas de promoção do desenvolvimento do setor e pela credibilidade que a entidade conquistou com a realização de projetos consistentes de qualificação de serviços e promoção da gastronomia brasileira como um diferencial competitivo para o turismo brasileiro.
 ascom Kamilla Abreu

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