A Anac anunciou hoje o cronograma de redistribuição dos horários de pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas. Caso tudo ocorra dentro do previsto a partir de 30 de novembro é bem provável que a a Azul passe a ter entre 12 e 15 voos diários chegando e a mesma quantidade partindo desse aeroporto.
Esse processo de redistribuição vem sendo discutido pelo menos desde 2008, mas só este ano teve definições mais claras. No dia 8 de julho foram publicados os critérios para a redistribuição dos slots. São eles:
a) percentual de participação de cada empresa de transporte aéreo regular de passageiros
no mercado nacional, medida com base no critério de “passageiro quilômetro pago
transportado”;
no mercado nacional, medida com base no critério de “passageiro quilômetro pago
transportado”;
b) percentual de participação de cada empresa de transporte aéreo regular de passageiros
no mercado de aviação regional do país, medida com base no critério de “passageiro
quilômetro pago transportado”; e
no mercado de aviação regional do país, medida com base no critério de “passageiro
quilômetro pago transportado”; e
c) eficiência operacional nacional média dos voos de cada empresa de transporte aéreo
regular de passageiros, considerando a regularidade e pontualidade dos voos.
regular de passageiros, considerando a regularidade e pontualidade dos voos.
Hoje, o Aeroporto de Congonhas tem 30 slots por hora e passará a ter entre 32 e 33. Ficou definido que os novos slots que serão liberados nessa primeira rodada irão exclusivamente para empresas entrantes no aeroporto. Empresas entrantes são empresas com menos de 12% dos voos no aeroporto. Dessa forma, os novos direitos de pouso e decolagem serão distribuídos entre Azul e Avianca. Considerando os critérios acima a Azul deve ficar com grande parte desses 16 novos horários.
Periodicamente serão verificadas a eficiência operacional nacional, a participação de mercado nacional e a participação de mercado regional de cada uma das companhias. Baseado nisso haverá novas redistribuições de slots.
Ficaremos acompanhando o processo e quando houver uma definição de quais serão os trechos desses voos nós iremos divulgar.
Outras informações sobre o processo podem ser consultadas em http://www2.anac.gov.br/slot/
Nenhum comentário:
Postar um comentário