“As empresas que participam do Programa Braztoa de Sustentabilidade possuem um diferencial competitivo em relação a seus concorrentes, além de menos riscos de serem responsabilizadas por falha profissional”, diz Andrea Leone, Assessora Socioambiental da Braztoa. A executiva fez esta declaração com base nos levantamentos da Ifaseg, empresa que gerencia riscos para organizações que movimentam mais de 50% do mercado de turismo.
A visão favorável da Ifaseg decorre do fato de que o programa da Braztoa, entre outras ações, estimula os seus integrantes a avaliar com constância os seus parceiros comerciais. “Esta é uma postura muito relevante, pois a grande maioria das reclamações de passageiros advém de problemas com fornecedores que compõem a rede de serviços oferecidos pelas operadoras”, diz Mário Gasparini, diretor da Ifaseg.
Entre outras práticas, o Programa Braztoa de Sustentabilidade estimula os seus integrantes a praticarem atos como respeito à legislação, ações de responsabilidade social, minimização de impactos no ambiente natural e contribuição com o patrimônio histórico e cultural das localidades receptoras. A iniciativa ainda promove o fortalecimento das economias locais e o estabelecimento de procedimentos éticos entre turistas, funcionários e fornecedores.
Especialista
A Ifaseg é especialista na administração e cobertura de riscos associados às atividades do turismo. Recentemente, a empresas lançou, em conjunto com a QBE, algumas proteções inéditas neste setor da economia, tais como as coberturas para cancelamento de viagem adquirida com antecedência, permanência forçada e interrupção de viagem.
No mercado desde 1981, a Ifaseg desenvolve, implanta e administra programas de seguros. No ramo de turismo, a empresa gerencia riscos para organizações que movimentam mais de 50% do setor. Em 2011 obteve o Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, concedido pela CNSeg, confederação que reúne as companhias de seguros do Brasil.
BRAZTOA
Consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, com abrangência nacional, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) congrega as mais conceituadas empresas do setor. Atualmente, congrega 93 associados, entre operadoras de turismo e empresas de representação de produtos e destinos nacionais e internacionais, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.
Entidade sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável. Entre os objetivos da entidade está o de valorizar a atuação de seus associados em regime de mercado organizado, liberdade de iniciativa e lealdade de concorrência. Para isso, a BRAZTOA desenvolve atividades em três vertentes: “institucional”, de “fomento” e de “promoção e apoio à comercialização”.
ascom Diego Sierra / Tais Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário