Desde que foram criados, os programas de fidelização das companhias aéreas se tornaram uma referência mundial na geração de valor para o cliente. O tema é tão instigante que já foi até a história central de um filme, estrelado pelo astro de Hollywood George Clooney (Up in the air; Amor sem escalas-2009).
O Brasil ainda fica um pouco atrás em relação ao cenário mundial, principalmente quando comparamos os benefícios oferecidos aqui com os que são ofertados pelas empresas aéreas americanas e asiáticas. Mas isso não significa que os nossos passageiros tenham direito a poucas regalias.
Upgrades ilimitados para classe executiva; acesso às salas VIP; franquia de bagagem ampliada; bônus para o acúmulo de milhas; tabela de resgate de passagens com milhas reduzidas; acesso gratuito aos assentos premium da classe econômica; check in e embarque prioritários em filas especiais; atendimento telefônico diferenciado; isenção de taxa de remarcação ou cancelamento de passagens; ampliação da validade das milhas. Esses são alguns dos benefícios que as empresas aéreas brasileiras oferecem aos seus passageiros frequentes, na elite de seus programas de fidelidade. São benefícios que se aproximam cada vez mais do padrão mundial e que tornam a vida do passageiro muito mais fácil.
Conheça a seguir um resumo dos requisitos e dos benefícios oferecidos no Brasil para cada nível de fidelização da GOL, TAM, AZUL e AVIANCA. Avaliação dos Programas de Fidelidade
Sem dúvida, a TAM é a empresa que oferece a maior quantidade e os melhores benefícios aos seus clientes do topo de fidelização, seja diretamente ou através da aliança Oneworld. Os upgrades ilimitados, a tabela de resgate de milhas diferenciada (imagem) e a isenção de multa para remarcação ou cancelamento de passagens são exclusividades da empresa.
A empresa oferece ainda status premium em todas as companhias aéreas da aliança Oneworld. A crítica para a TAM fica apenas para os requisitos e o custo para se chegar ao topo do Fidelidade, bem maiores que os da concorrência. Além disso, o cartão Black, que tem uma exigência muito superior ao Vermelho Plus, oferece apenas uma linha de 0800 exclusiva como benefício adicional.
Em segundo lugar vem a GOL, que possui o melhor programa de milhagem do Brasil, de acordo com os leitores do Melhores Destinos. A marcação gratuita de assentos especiais premium (GOL+) e a ampliação da validade das milhas são benefícios exclusivos do Smiles. A possibilidade de ser promovido de categoria com pontos de cartão de crédito é outro diferencial, e permite chegar ao topo do Smiles mesmo sem voar. Além disso, a GOL reduziu os requisitos para se chegar às categorias Prata, Ouro e Diamante, ampliando o alcance do seu programa.
A AZUL é a terceira colocada. O programa TudoAzul tem pouco tempo de existência e ainda parece estar em fase de consolidação. Apesar de ser o programa com maior facilidade e o menor custo de ascensão, seus benefícios ainda são inferiores aos oferecidos pelos programas mais consolidados da TAM e da GOL.
O cartão de crédito que oferece promoção automática de categoria é o único diferencial do TudoAzul, além da possibilidade de emitir passagens com diversas empresas aéreas por meio da parceria com uma agência de viagens.
Em quarto e último lugar temos a Avianca Brasil, com seu pálido e combalido Programa Amigo. Seja pela dificuldade e pelo custo de se chegar ao topo do programa, por um lado, e a ausência de parcerias e malha aérea restrita da companhia aérea, por outro, o Programa Amigo fica muito atrás em relação as concorrentes. A futura entrada da Avianca Brasil na Star Alliance traz alguma esperança de melhoria do Programa Amigo, ou de integração com o LifeMiles, programa de fidelidade da Avianca Internacional. A seguir orientações, detalhes, dicas e pontos de atenção de cada um dos programas.
Como chegar ao topo de cada Programa
- Fidelidade TAM
Regras de acúmulo:
O Fidelidade TAM oferece 500 pontos para bilhetes em voos dentro do Brasil emitidos na tarifa básica (tarifa padrão), 1.000 pontos na tarifa flex e 1.500 pontos na tarifa top. Como a pontuação é uma tabela fixa e não uma função do que foi pago na tarifa, fica mais difícil calcular o valor a ser gasto para chegar ao topo do programa. Porém, numa simulação incluindo voos domésticos e uma ida e volta internacional, estimamos em R$ 22.500,00 em passagens aéreas na TAM ou Oneworld para se chegar a categoria Vermelho e R$ 65.000,00 para se tornar cartão Black.
Por conta dos critérios de acúmulo de milhagem, o Fidelidade TAM se tornou um programa mais vantajoso para os passageiros que viajam para os Estados Unidos ou para a Europa pela TAM, uma vez que a tabela de resgate oferece uma pontuação fixa. Nos voos domésticos, a tarifa básica oferece míseros 500 pontos, dificultando muito o acúmulo e a promoção de categoria.
A desvantagem é menor para quem consegue comprar com antecedência na tarifa básica, pagando valores baixos, pois o acúmulo de 500 pontos pode ser superior aos dos concorrentes. A possibilidade de emitir passagens em qualquer empresa parceria ou membro da Oneworld (American, Iberia, British, LAN, Qatar, Quantas, JAL, Cathay etc.) ainda é um diferencial positivo do programa. A seguir algumas dicas e ponto de atenção em relação ao Fidelidade TAM.
Dicas:
- Realizar voos internacionais pela TAM é uma boa pedida para acelerar a promoção de categoria no Fidelidade. O acúmulo é de 6.000 pontos por trecho em voos para Europa, 5.000 pontos para América do Norte e 1.000 pontos para América do Sul na tarifa Access (padrão) Todas as tarifas de voos internacionais de voos TAM pontuam;
- Passagens na Classe Executiva também aumentam em pelo menos 50% a velocidade de acúmulo de pontos elegíveis para promoção de categoria;
- A TAM faz parte da Oneworld. Portanto, voar nas empresas aéreas da aliança pode ajudar na promoção de categoria. O passageiro pode escolher acumular milhas no Programa Fidelidade TAM quando voa nas empresas parceiras.
Fique atento:
- As milhas bônus dos Cartões TAM Azul, Vermelho e Black não são válidas para promoção de categoria;
- A tarifa promo não é válida para o acúmulo de milhas ou para promoção de categoria;
- Milhas compradas pelo site do Multiplus Fidelidade, acumuladas através de parcerias (ex: hotéis, sites de internet) ou transferidas de cartões de crédito também não são válidas para promoção de categoria;
- A pontuação de voos de algumas empresas aéreas da Oneworld é bem restrita, onde as tarifas promocionais não são elegíveis para o acúmulo de milhas e tarifas intermediárias possuem pontuação diferenciada (25%, 30%, 50% ou 75% do que foi voado). Consulte o site da TAM antes de comprar sua passagem;(http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=b3aa5892584ca210VgnVCM1000009508020aRCRD );
- O período analisado para a promoção de categoria são 12 meses consecutivos. Porém, a renovação considera apenas o ano civil anterior (janeiro a dezembro).
- Smiles
Regras de acúmulo:
O Smiles pontua duas milhas para cada R$ 1 gasto em passagens aéreas GOL na Tarifa Programa (a tarifa padrão). Isso facilita o cálculo de valor a ser gasto para chegar ao topo do programa. Nessas condições, para chegar ao Cartão Diamante, é necessário gastar R$ 17.500,00 em passagens aéreas na GOL.
O Cartão Ouro exige R$ 10.000,00. Por conta dos novos critérios de acúmulo de milhagem, agora em função do valor pago na passagem e não mais da quantidade de milhas voadas, o Smiles se tornou um programa mais vantajoso para os passageiros que viajam pagando mais caro pela tarifa, geralmente o público corporativo.
Ao mesmo tempo, ficou menos vantajoso para os que compram com grande antecedência ou que viajam através de promoções, pagando tarifas mais baixas. As parcerias com outras empresas aéreas configuram uma opção de resgate das milhas, porém o recente reajuste na tabela de resgate aumentou muito o número de milhas exigidos para se conseguir uma passagem.
Dicas:
- A tarifa flexível aumenta em 50% a velocidade de promoção de categoria e de acúmulo de milhas, uma vez que pontua 3 milhas a cada R$ 1 gasto em passagens aéreas GOL;
- A GOL é a única empresa onde os pontos transferidos de cartão de crédito acumulam milhas para promoção de categoria. No caso, soma-se 1 milha para promoção de categoria a cada 15 milhas transferidas através dos cartões de crédito conveniados;
- Realizar voos internacionais pela GOL ajuda a acelerar a promoção de categoria no Smiles, pois nesse caso há uma tabela fixa que independe do quanto se pagou pela passagem. Uma viagem para os Estados Unidos acumula 5.000 milhas elegíveis para promoção de categoria por trecho; América Central, 3.000 milhas; América do Sul, 1.000 milhas;
- Voar na Delta (empresa aérea norte-americana) é uma excelente pedida para clientes Smiles, pois a pontuação na Delta é por milha voada, e mesmo as tarifas promocionais pontuam, o que é raro em acordos de compartilhamento;
- Quem já é Cartão Smiles Diamante tem o benefício de acumular no mínimo 500 pontos por voo. Se o cliente comprar uma passagem numa tarifa inferior a R$250 ele acumulará de qualquer maneira 1.000 pontos, sendo 500 pontos válidos para promoção de categoria + 500 pontos de bônus.
Fique atento:
- As passagens compradas na tarifa promocional não são elegíveis para o acúmulo de milhas e para promoção de categoria;
- As milhas bônus dos cartões Smiles Prata, Ouro e Diamante não são válidas para promoção de categoria;
- Milhas compradas pelo site do Smiles ou acumuladas através de parcerias que não sejam cartões de crédito (ex: hotéis, sites de internet) também não são válidas para promoção de categoria;
- A pontuação de voos nas parceiras Air France, KLM e Qatar é restrita a algumas tarifas, onde as tarifas promocionais não são elegíveis para o acúmulo de milhas e tarifas intermediárias possuem pontuação diferenciada (25%, 30% ou 50% do que foi voado). Além disso, voos com a Ibéria e a Aerolíneas Argentinas podem até acumular milhas, mas estas não serão válidas para promoção de categoria no Smiles. Consulte antes de comprar sua passagem. (http://www.smiles.com.br/acumule-milhas/companhias-aereas-parceiras.aspx);
- O período analisado para a promoção de categoria são 12 meses consecutivos. Porém, o período de renovação dos Cartões Prata, Ouro, Diamante considera apenas o ano civil anterior (janeiro a dezembro).
TudoAzul
Regras de acúmulo:
O TudoAzul pontua duas milhas para cada R$ 1 gasto em passagens aéreas AZUL na Tarifa Promocional (a tarifa padrão), mas o cálculo de promoção de categoria considera apenas 1 ponto para cada R$ 1 gasto. Isso facilita o cálculo de valor a ser gasto para chegar ao topo do programa, o Cartão Safira, onde é necessário gastar R$ 6.000,00 em passagens aéreas na AZUL. A seguir algumas dicas e ponto de atenção em relação ao TudoAzul.
Dicas:
- O novo cartão de crédito da Azul (Itaucard) oferece promoção imediata de status no Programa Todo Azul para os clientes que adquirirem a versão platinum. Saiba mais
- O lançamento dos novos voos internacionais da Azul para os Estados Unidos oferece novas possibilidades de acúmulo de milhas, já que a pontuação continua em função do valor pago, como funciona nos voos domésticos.
Fique atento:
- Voos realizados pela parceira United Airlines computam milhas mas não são válidos para promoção de categoria;
- Os pontos bônus dos Cartões TudoAzul Plus e Safira não são válidos para promoção de categoria;
- A pontuação de bônus de passagens compradas na tarifa flexível não é válida para promoção de categoria;
- As milhas oriundas de transferências de cartão de crédito não são válidas para promoção de categoria;
- O período analisado para a promoção ou renovação de categoria considera apenas o ano civil (janeiro a dezembro). Ou seja, se você fizer a pontuação exigida em 12 meses consecutivos que não coincidam com o ano civil, você não será promovido de categoria.
- Amigo
Regras de acúmulo:
A Avianca Brasil possui o programa Amigo como programa de fidelidade. Importante não confundir com a Avianca Internacional, empresa independente, que tem como programa de fidelidade o LifeMiles. O Programa Amigo oferece 500 pontos para bilhetes em voos dentro do Brasil emitidos na tarifa pop (tarifa padrão), 1.000 na tarifa plus, 1.500 na tarifa open+. Isso dificulta o cálculo de valor a ser gasto para chegar ao topo do programa. Porém, numa simulação incluindo 38 voos domésticos na tarifa pop, estimamos em R$ 19.000,00 os gastos em passagens aéreas na Avianca para se chegar a categoria Amigo Ouro.
O Programa Amigo fica para trás em relação aos programas das suas concorrentes, pois sequer possui integração com o LifeMiles da Avianca Internacional, pelo menos por enquanto. Da forma como foi estabelecido, ele parece uma cópia piorada do Programa Smiles e do Fidelidade TAM, sendo que por ter uma malha aérea muito menor e praticamente nenhuma parceria aérea de grande porte, o Programa Amigo oferece poucas vantagens práticas para seus viajantes frequentes. Só nos resta aguardar alguma mudança positiva com a futura entrada da Avianca Brasil na Star Alliance.
Leonardo Pereira Cassol é economista e colaborador do Melhores Destinos. Trabalha como consultor e é passageiro frequente de várias companhias aéreas. Cartão TAM Fidelidade Black / Oneworld Emerald; Smiles Diamante na GOL; GOLD no Programa Amigo na Avianca Brasil e Tudo Azul Safira na Azul. Também é membro Premier 1K / Star Alliance Gold no MileagePlus da United, Dynast Flyer Emerald China Airlines – Elite Plus Sky Team; Elite 50K / Star Alliance Gold no Altitude da Air Canada.
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