O ministro Vinícius Lages e a diretora de Marketing, Luciana Fernandes
O fortalecimento do mercado interno é o grande foco do novo Plano de Marketing do Ministério do Turismo (MTur), que foi apresentado na tarde desta segunda-feira (22). O principal mote do plano, conforme explicou a diretora de Marketing do órgão, Luciana Fernandes, é “Experiências do Brasil” e o objetivo é permitir que o brasileiro conheça melhor os atrativos turísticos do país.
O plano, que contempla ações até 2018, tem como uma de suas estratégias a parceria com o poder privado, com promoção cooperada e uma série de ações conjuntas com as empresas do trade. “É muito importante trabalhar junto com o trade. Queremos ampliar os mecanismos de cooperação e firmar parceria para divulgarmos os produtos e destinos juntos. Durante a elaboração do plano, conversamos com 40 operadores e na fase final tivemos parceria de algumas para que eles pudessem nos ajudar a estar mais próximo do mercado e trabalhar melhor e o que é viável vender”, explicou a diretora de Marketing do MTur, Luciana Fernandes.
O ministro Vinícius Lages também ressaltou a importância do setor privado, uma vez que são as agências e operadoras que estão mais próximas dos viajantes. Para ele, o desenvolvimento de uma inteligência nesta área passa por esta proximidade com o trade. “Este tipo de parceria aumenta o poder de vendas dos produtos, pois vai permitir o desenvolvimento de produtos ainda mais ajustados com a demanda”, afirmou.
Qualificar os produtos é também um dos focos do plano, segundo Lages. O ministro destacou que um dos grades desafios do Turismo no Brasil é tornar os produtos e destino mais conhecidos e colocá-los nas prateleiras de quem vende. “Qualificar e inovar nos serviços, incorporando novas tecnologias é essencial para agregar valor. Vimos o crescimento do mercado doméstico nesta última década e a intenção de viajar pelo Brasil segue crescendo. Neste sentido, o plano incorpora essas dimensões para que consiga através de alianças e setor privado a colocar isso no mercado”, contou.
Lages ressaltou ainda que o plano prevê ainda um novo portal para o Ministério do Turismo, que funcionará de forma colaborativa para que tanto viajantes como o trade turístico possam participar da experiência turística do país. Além disso, também será criado o Calendário Turístico Nacional, com as principais datas festivas e feriados do país.
Luciana contou que o plano foi elaborado com base em uma série de pesquisas que ajudaram a conhecer melhor o perfil do viajante e as características do produto turístico brasileiro. Atualmente cerca de 90% do fluxo de turistas no país é doméstico. “O brasil tem uma diversidade muito grande, e queríamos contemplar isso de uma maneira diferente. O embrião das nossas ações foi o #PartiuBrasil, lançado em junho e que está agora na sua segunda etapa. Queremos multiplicar o poder de persuasão e junto com o trade mostra que é bom viajar pelo Brasil”, disse.
Segundo a executiva, o plano contempla também uma ação de promoção mais efetiva, com presença na mídia o ano todo a partir de 2015. Ela explicou que o plano contem ainda indicadores e metas de crescimento e que serão revisados todos os anos.
O plano, que contempla ações até 2018, tem como uma de suas estratégias a parceria com o poder privado, com promoção cooperada e uma série de ações conjuntas com as empresas do trade. “É muito importante trabalhar junto com o trade. Queremos ampliar os mecanismos de cooperação e firmar parceria para divulgarmos os produtos e destinos juntos. Durante a elaboração do plano, conversamos com 40 operadores e na fase final tivemos parceria de algumas para que eles pudessem nos ajudar a estar mais próximo do mercado e trabalhar melhor e o que é viável vender”, explicou a diretora de Marketing do MTur, Luciana Fernandes.
O ministro Vinícius Lages também ressaltou a importância do setor privado, uma vez que são as agências e operadoras que estão mais próximas dos viajantes. Para ele, o desenvolvimento de uma inteligência nesta área passa por esta proximidade com o trade. “Este tipo de parceria aumenta o poder de vendas dos produtos, pois vai permitir o desenvolvimento de produtos ainda mais ajustados com a demanda”, afirmou.
Qualificar os produtos é também um dos focos do plano, segundo Lages. O ministro destacou que um dos grades desafios do Turismo no Brasil é tornar os produtos e destino mais conhecidos e colocá-los nas prateleiras de quem vende. “Qualificar e inovar nos serviços, incorporando novas tecnologias é essencial para agregar valor. Vimos o crescimento do mercado doméstico nesta última década e a intenção de viajar pelo Brasil segue crescendo. Neste sentido, o plano incorpora essas dimensões para que consiga através de alianças e setor privado a colocar isso no mercado”, contou.
Lages ressaltou ainda que o plano prevê ainda um novo portal para o Ministério do Turismo, que funcionará de forma colaborativa para que tanto viajantes como o trade turístico possam participar da experiência turística do país. Além disso, também será criado o Calendário Turístico Nacional, com as principais datas festivas e feriados do país.
Luciana contou que o plano foi elaborado com base em uma série de pesquisas que ajudaram a conhecer melhor o perfil do viajante e as características do produto turístico brasileiro. Atualmente cerca de 90% do fluxo de turistas no país é doméstico. “O brasil tem uma diversidade muito grande, e queríamos contemplar isso de uma maneira diferente. O embrião das nossas ações foi o #PartiuBrasil, lançado em junho e que está agora na sua segunda etapa. Queremos multiplicar o poder de persuasão e junto com o trade mostra que é bom viajar pelo Brasil”, disse.
Segundo a executiva, o plano contempla também uma ação de promoção mais efetiva, com presença na mídia o ano todo a partir de 2015. Ela explicou que o plano contem ainda indicadores e metas de crescimento e que serão revisados todos os anos.
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