Dezembro é um dos meses mais movimentados para o comércio em razão das compras de fim de ano. Na região da rua 25 de Março, no centro de São Paulo, a expectativa da prefeitura é de que os turistas de fora da capital e da região metropolitana movimentem cerca de R$ 5 bilhões somente em dezembro
Segundo dados do Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, ligado à SPTuris (empresa municipal de turismo e eventos), apenas os turistas que frequentam a região em dezembro geram movimentação econômica da ordem de R$ 5 bilhões. O montante não leva em conta compras de moradores da capital paulista e da Região Metropolitana de São Paulo.
Segundo o secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, esses números mostram a importância do segmento de turismo de compras.
Segundo o secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, esses números mostram a importância do segmento de turismo de compras.
— Além do comércio popular da 25 de Março, Brás, Bom Retiro e rua Santa Ifigênia, ainda tem o segmento de luxo de ruas como a Oscar Freire e renomados shoppings, que atraem especialmente os turistas nacionais. São Paulo é a cidade brasileira com maior capacidade de atração de visitantes motivados por compras. Todos tem um parente ou amigo que vem ao menos uma vez por ano com esse objetivo.
De acordo com o levantamento, considerando apenas a rua 25 de Março, 70% dos turistas estão na região motivados por revenda de produtos. O gasto médio dos compradores para negócios, somente com compras, é de R$ 1.150.
O estudo ainda aponta que 97,5% das pessoas que foram ao Mercado Municipal também visitaram a rua 25 de Março.
De acordo com o levantamento, considerando apenas a rua 25 de Março, 70% dos turistas estão na região motivados por revenda de produtos. O gasto médio dos compradores para negócios, somente com compras, é de R$ 1.150.
O estudo ainda aponta que 97,5% das pessoas que foram ao Mercado Municipal também visitaram a rua 25 de Março.
"Além disso, ali perto também é possível conhecer o Mosteiro São Bento e outros atrativos da região do centro histórico. Toda essa oferta também atrai turistas de lazer, que não vão apenas para fazer compras”, afirma Poit.
Perfil do comprador
Os dados do Observatório revelam que o público que frequenta a rRua 25 de Março é bastante dividido em relação ao gênero, com proporção de praticamente a metade para cada: 50,5% são mulheres e 49,5% são homens. A maioria das pessoas é de cidades do interior do Estado de São Paulo, totalizando 72,2%.
Em relação à idade, das pessoas que foram ao Mercado Municipal e também fizeram compras na rua 25 de março, 28,4% está na faixa etária de 30 a 39 anos e 21,3% possui de 40 a 49 anos. Os salários mensais predominantes são de R$ 1.867 a R$ 3.110 (27,5%) e de R$ 3.111 a R$ 6.220 (25,8%).
Quem faz compras na rua 25 de Março muitas vezes também não se hospeda na cidade (43%). Quem pernoita em São Paulo, no entanto, normalmente se hospeda na casa de amigos e parentes (24%) ou em hotéis (22%), com destaque para os econômicos.
Em outro levantamento, que abrangeu visitantes em geral, quase 31% veio a São Paulo motivado pelas compras, seguido por lazer (29,5%) e negócios (22%).
Perfil do comprador
Os dados do Observatório revelam que o público que frequenta a rRua 25 de Março é bastante dividido em relação ao gênero, com proporção de praticamente a metade para cada: 50,5% são mulheres e 49,5% são homens. A maioria das pessoas é de cidades do interior do Estado de São Paulo, totalizando 72,2%.
Em relação à idade, das pessoas que foram ao Mercado Municipal e também fizeram compras na rua 25 de março, 28,4% está na faixa etária de 30 a 39 anos e 21,3% possui de 40 a 49 anos. Os salários mensais predominantes são de R$ 1.867 a R$ 3.110 (27,5%) e de R$ 3.111 a R$ 6.220 (25,8%).
Quem faz compras na rua 25 de Março muitas vezes também não se hospeda na cidade (43%). Quem pernoita em São Paulo, no entanto, normalmente se hospeda na casa de amigos e parentes (24%) ou em hotéis (22%), com destaque para os econômicos.
Em outro levantamento, que abrangeu visitantes em geral, quase 31% veio a São Paulo motivado pelas compras, seguido por lazer (29,5%) e negócios (22%).
fonte: http://www.r7.com/
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