sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Promoção do Brasil na América do Sul ganhará mais investimentos em 2010
A potencialização das oportunidades que nascem com a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Este foi um dos principais assuntos tratados durante encontro promovido na última segunda-feira pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) com membros dos Comitês Descubra Brasil da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Equador. Os Comitês, formados pelos setores público e privado, promovem os destinos turísticos brasileiros em países vizinhos.
A reunião foi coordenada pelo diretor de Mercados Internacionais da Embratur, José Luiz Cunha, e contou com a participação do executivo do Escritório Brasileiro de Turismo na América do Sul, João Carlos Vasconcellos, do secretário do Ministério das Relações Externas, Maurício Santos e do gerente de Vendas Internacionais da TAM, José Roberto Pereira.
Para o diretor da Embratur, a proximidade geográfica, que facilita o acesso, e a integração cultural, fizeram com que os países vizinhos ganhassem destaque nas ações de promoção turística do Brasil em 2009 - inclusive com o incremento de investimentos em publicidade e comunicação digital. “Em 2010 não será diferente. Aumentaremos ainda mais os nossos investimentos, sempre focados em atrair muitos visitantes latino-americanos antes, durante e depois dos Jogos”, disse José Luiz.
Além de debater as oportunidades criadas com a realização da Copa e das Olimpíadas, os Comitês foram atualizados sobre as estratégias de promoção e a agenda para 2010, além de conhecer a nova estrutura organizacional do Instituto. A assessora da Presidência da Embratur, Kátia Bitencourt, apresentou as linhas mestras do Plano Aquarela - estudo que define as estratégias de atuação da Embratur. Ela ressaltou que a realização de eventos esportivos mundiais trazem uma grande exposição de imagem e impactam a opinião sobre o país e seu futuro como destino turístico e de eventos.
Além dos investimentos em publicidade, os presentes conheceram detalhes das ações da Embratur em mídias digitais, apresentados pelo consultor de webmarketing Jaderson Alencar, e de relacionamento e monitoramento dos veículos de comunicação dos países sul-americanos, mostrados pelo consultor de Relações Públicas Roberto Constante. A gerente de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da Embratur, Karem Basulto, apresentou o trabalho da diretoria de Produtos e Destinos do Instituto.
Parceria na promoção
No segundo momento do encontro, os membros dos comitês puderam compartilhar as experiências vivenciadas em 2009, nas ações de divulgação dos destinos do Brasil em seus países.
O gerente de Vendas Internacionais da TAM, José Roberto Pereira apresentou os resultados alcançados a partir da parceria com os comitês dos países que a companhia dispõe de voos. Em 2009 a TAM iniciou frequências para o Brasil a partir de Buenos Aires, na Argentina; Santiago, no Chile; Montevidéu, no Uruguai; Caracas, na Venezuela; e La Paz, na Bolívia, que começou a operar na última terça-feira, somando assim, 155 voos semanais, operados pela companhia na América do Sul. Em 2008, 1,9 milhão de turistas sul-americanos visitaram o Brasil; o que representa 38% do total de visitantes internacionais que o País recebeu ano passado.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/brasil/29510-promocaobrasilamericadosulinvestimentos.html
Ismailon Moraes
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