sábado, 23 de janeiro de 2010

Zoobotânico contará com trilha ecológica

Após ter sido concluído o processo licitatório, está em andamento mais uma ação do Plano Diretor do Parque Zoobotânico. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) dará início a construção de trilhas ecológicas e do novo recinto dos ursos. Essas ações contribuirão para atender ao objetivo do plano que é transformar o Zoobotânico em Bioparque, onde os animais poderão viver em um espaço maior, garantindo maior liberdade.

O investimento para estas novas ações no Zoobotânico será em torno de R$ 1.938.118,00. Recursos garantidos através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
No ano passado foram concluídas as obras da via de serviço, cerca e muro frontal que ajudaram a garantir a integridade do Parque, já que a cerca possui um rodapé que impede a invasão de fogo rasteiro evitando incêndios que vinham de fora para dentro, além disso, a via facilitará o policiamento.

O Zoobotânico possui cerca de 137 hectares ocupados em grande parte por floresta típica estacional semidecidual, que tem como característica árvores de médio e grande porte e que perdem parte de sua folhagem durante o ano.

Ao longo da trilha ecológica também serão construídos novos recintos para algumas espécies de animais como: os primatas, répteis e pássaros. A trilha será totalmente projetada de forma a facilitar o tráfego de pessoas com dificuldade locomotiva e ao final dela haverá dois quiosques para atendimento ao público.
Outra novidade, é que a trilha passará sobre o novo lago dos macacos que será construído logo no início do Parque, próximo a portaria. Já o recinto dos ursos será o primeiro, dos novos recintos, a ser implantado e servirá como uma espécie de amostra. Com isso a Semar busca atrair investimentos privados para dar continuidade as transformações do Parque.

A principal característica desses novos espaços são a amplitude, reprodução do habitat natural e oferecer melhores condições para observação dos animais. O Plano Diretor também prevê a organização de visitas programadas e reaproveitamento de alguns dos antigos recintos, que serão usados como área técnica de apoio.
Segundo Rafaela Soares, arquiteta da Semar, o plano foi aprovado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), fato que dá a esse documento o caráter de documento oficial do Parque, tendo como um de seus objetivos a mudança na forma de intervenção e investimentos dentro do mesmo. "A previsão é de que as obras estejam inteiramente concluídas ainda este ano. Essas ações são apenas o início do plano, mas são de extrema importância, porque são obras estruturantes".

O secretário Dalton Macambira também informou que o governador Wellington Dias autorizou os recursos, da ordem de 800 mil reais, para que seja feita licitação para a contratação da obra de total recuperação da pavimentação asfáltica existente no Parque Zoobotânico, facilitando, assim, o melhor acesso do público ao Parque.

fonte:http://www.piaui.pi.gov.br/materia.php?id=37979

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário