domingo, 28 de março de 2010

Novo órgão de promoção turística de São Paulo prioriza Brasil

A nova entidade do turismo paulista já está em pleno vapor. A Companhia Paulista de Eventos e Turismo (TurSP) foi oficialmente lançada no dia 18 de março pelo governador José Serra, e terá as seguintes atribuições: desenvolver as ações na área de turismo, promover articulação com os órgãos municipais e estaduais a fim de trazer mais agilidade ao setor, incentivar o turismo interno e estimular os investimentos no segmento receptivo. "A companhia funcionará como uma extensão da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (Selt) e atuará integrada com a São Paulo Turismo (SPTuris). Vamos consolidar a imagem do estado como destino referência", revelou Luciane Leite, presidente da nova instituição. Veja a entrevista exclusiva.

MERCADO & EVENTOS - Como surgiu o convite para assumir a Companhia Paulista de Eventos e Turismo? E a quem ela estará subordinada?
Luciane Leite – O meu nome foi indicado pelo próprio Caio de Carvalho ao governador José Serra, que estava em busca de uma pessoa que tivesse experiência de mercado. O Caio sabia de minha expertise na formatação de produtos turísticos quando fui diretora de Marketing da Bahiatursa e foi por isso, inclusive, que me chamou para trabalharmos juntos no turismo da cidade de São Paulo. O governador queria, justamente, uma profissional de mercado e que já fosse conhecida pelo trade turístico. Fui nomeada pelo governo do Estado de São Paulo no dia 2 de fevereiro, mas como estávamos finalizando algumas ações na São Paulo Turismo, o Caio pediu para que eu ficasse até o Carnaval. E desde o dia 22 de fevereiro estou em escritório novo e em nova função. Vou seguir fazendo um trabalho focado com o empresariado e com as entidades ligadas ao turismo paulista como o São Paulo Convention & Visitors Bureau. É um modelo de trabalho que funciona e que busca o melhor de cada um. Vamos fazer acontecer. Estamos aqui para trazer resultados. A criação da Companhia demorou para sair. Foram pensados em diversos tipos de modelos para a TurSP até mesmo em formato de agência. No entanto, o turismo foi definido como prioridade na gestão de José Serra. Ou seja, a vontade política sempre existiu. Junto com a verba orçamentária e profissionais competentes, ela é fundamental para que o trabalho ande. A princípio, recebemos recursos do governo por projeto aprovado. Vamos prestar contas ao governo, no entanto nossa meta é ser uma empresa autosustentável.

M&E - A equipe já está formada?

Luciane Leite – Conseguimos o CNPJ recentemente. Estamos em processo de definição de toda a parte burocrática de implantação da empresa e daremos início a contratação de nossa equipe. Além de presidente vou acumular o cargo de diretora de Turismo. Vou coordenar todo o trabalho de elaboração de novos produtos, segmentação e capacitação turística e irei supervisionar as ações da diretoria de Marketing. Chamamos Orlando de Souza, ex-presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), para esse desafio. Ele cuidará da participação em feiras nacionais de turismo, da promoção na mídia e de toda a comunicação visual da TurSP. Sua diretoria também será responsável por desenvolver a marca institucional da Companhia. Já recebemos algumas propostas de agências de publicidade, mas até agora nenhuma mostrou de verdade a cara de São Paulo. Também será de Orlando a função de criar um portal do turismo do Estado de São Paulo. Faremos o lançamento do escopo desse site e a ideia é contar com a colaboração dos 645 municípios paulistas para atualizarmos permanentemente com informações turísticas. Teremos um portal interativo e moderno. Orlando também terá o suporte de mais dois profissionais que ainda estão na fase de contratação. A estrutura da TurSP será composta ainda por uma gerência de Projetos Estratégicos e Ações da Copa do Mundo de 2014 sob a coordenação de Raquel Verdenacci e por uma gerência de Pesquisa, chefiada pelo Professor da Universidade Anhembi Morumbi, Luiz Ignarra. Trouxe ainda duas profissionais da São Paulo Turismo e que atuavam diretamente comigo. Juliana Carrasco é a assessora da presidência e Fernanda Ascar ocupa o cargo de gerente de Desenvolvimento de Produtos Turísticos. Teremos um time enxuto e profissional e que será capaz de realizar toda a operacionalização das iniciativas da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo. Trabalharemos integrados. Por fim, contrataremos um diretor administrativo-financeiro e um superintendente jurídico.

M&E – O turismo na cidade de São Paulo se consolidou e mostra sua força em vários segmentos. O mesmo não acontece no Estado de São Paulo. Como solucionar essa diferença?
Luciane Leite – O primeiro trabalho será a realização de um estudo sobre o fluxo turístico estadual a exemplo do projeto Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo que desenvolvi na São Paulo Turismo. O professor Luiz Ignarra está a frente desse projeto que chamamos de "Elaboração do Sistema de Inteligência em Turismo do Estado de São Paulo". A pesquisa apresentará um dimensionamento da demanda turística e fará um inventário da oferta para os visitantes. Esse estudo contribuirá para embasar a decisão de investimentos de empresários do setor. Neste momento estamos na fase de coleta de informações turísticas dos municípios paulistas. Nossa estimativa é contratarmos a empresa que fará todo o estudo até junho. Temos alguns dados oficiais que sustentarão esse trabalho. Hoje São Paulo recebe 18 milhões de visitantes domésticos, sendo que grande parte desse fluxo é regional e formado pelos estados vizinhos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Estimamos que cerca de 24% do fluxo turístico interno brasileiro se direciona para o estado paulista, sendo que os locais mais visitados são a capital paulista e quatro destinos do litoral: Ubatuba, Santos, Caraguatatuba e Praia Grande. Além disso, o estado é responsável por 35% do total de postos de trabalho do ramo de turismo, o que corresponde a marca de 2 milhões de empregos. Essa pesquisa será essencial para definirmos nosso plano estratégico para os próximos quatro anos.

M&E – Esse plano contempla os mercados nacional e internacional? Como a TurSP pretende mostrar São Paulo?
Luciane Leite – A princípio vamos priorizar o mercado nacional. Depois partiremos para o exterior. Em parceria com a São Paulo Turismo estaremos nas principais feiras nacionais de turismo e em workshops itinerantes. Já confirmamos presença em estande compartilhado com a SPTuris nas feiras da Avirrp, em agosto, em Ribeirão Preto, e na Feira da Abav, em outubro, no Rio de Janeiro e nos roadshows pelas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Manaus, Fortaleza, Recife e Salvador. Nosso foco será o Brasil. Por outro lado, iremos desenvolver roteiros combinados. Nosso maior desafio é implantar produtos vendáveis na prateleira das operadoras e agências de viagens. Para isso, os próprios municípios precisam entender quais são seus principais atrativos e como querem apresentá-los para os turistas. Ou seja, uma cachoeira por si só não é produto turístico. Por tras, ela tem que ter uma infraestrutura básica e profissionais capacitados para atender bem o visitante. As cidades devem olhar o turismo como um todo e a maneira mais eficaz está na formatação de roteiros integrados. Cada destino mostra o seu melhor. Já fizemos, inclusive, uma reunião com os dez municípios que formam a região de Botucatu e eles tem um projeto de roteiro de bicicleta muito interessante. Junto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo vamos reforçar o processo de regionalização do Turismo. Confirmamos para os próximos meses mais 18 reuniões com os polos turísticos do Estado de São Paulo. Temos 67 estâncias de águas termais, as regiões do Vale do Ribeira e do Vale do Paraíba e o turismo de aventura para ser ampliado e difundido na área da Serra da Mantiqueira.

M&E – Esses atrativos turísticos também servirão para incentivar o fluxo de turistas nacionais e internacionais durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Como será a atuação da TurSP para o segmento de eventos?

Luciane Leite – A partir desse ano vamos colocar em prática o programa "Apoio às Cidades Base da Copa de 2014" e que contemplará as 25 cidades paulistas que devem receber as delegações durante o evento. Assim que a Fifa escolher esses destinos, sustentado em critérios como infraestrutura hoteleira e centros de treinamento, iniciaremos um trabalho para também estimular a visitação de turistas no entorno desses municípios. Atualmente, o Estado de São Paulo recebe 2,3 milhões de turistas estrangeiros. Integrada a nossa sede teremos uma gerência de Ações Estratégicas para a Copa de 2014 com uma equipe terceirizada e que ajudará nesse processo de qualificação e infraestrutura. Em outra vertente, vamos atuar para que eventos regionais e das próprias cidades possam ter mais visibilidade. Seremos apoiadores do Campeonato de Vela de Ilhabela, por exemplo. Daremos suporte aqueles eventos que podem trazer grande retorno de mídia e que contribuirão para a imagem do Estado de São Paulo como um todo.

fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1024&pStrLink=2,254,0,55919&IndSeguro=0

Ismailon Moraes

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