sexta-feira, 7 de maio de 2010

Convênio do MTur e Conectur treina profissionais de turismo com projeto criado pela Digital SK

A importância da atividade turística para o desenvolvimento da economia mundial é indiscutível. Para acompanhar o crescimento deste mercado, países que serão sede de eventos esportivos, como o Brasil, estão investindo na capacitação e atualização de profissionais e, com isso, se antecipando à futura demanda.

Um exemplo disso é o projeto de Governança do Turismo, desenvolvido pelo Convênio do MTur e Conectur (Cooperativa de Negócios e Consultoria Turística) que, primeiramente, fez um inventário de todos atrativos turísticos do Estado e agora busca a capacitação das áreas que foram identificadas como deficientes.

Desenvolvido em parceria com a Digital SK (www.digitalsk.com.br), empresa franco-brasileira que desenvolve soluções completas, abertas e integradas de e-learning para projetos de educação corporativa e acadêmica, o trabalho está implementando cursos a distância que visam a capacitação de profissionais de turismo em todo o Estado.

O público do projeto é composto por camareiras, arrumadores, garçons, gestores de turismo rural, profissionais de eventos, policiais militares, agentes da guarda municipal e aprendizes. Para a maioria, que tem idade entre 17 e 30 anos, este será o primeiro contato com um treinamento formal no ramo turístico via sistema e-learning, porém já existem outros cursos oferecidos pelo trade turístico e Convention Bureau. O objetivo é conscientizar estes profissionais sobre a importância de suas atividades para o crescimento turístico e econômico do Brasil, além de sensibilizá-los para o comprometimento com o trabalho e a disciplina; capacitá-los para a excelência do atendimento ao público e desenvolver características de chefia e liderança de equipes.

O treinamento criado pela Digital SK, adaptado à realidade cultural da região e elaborado de maneira objetiva e bastante interativa, é composto por sete cursos divididos em sessões de 10 minutos cada um. Foram desenvolvidos graças à customização da plataforma Moodle (www.moodle.org), melhor sistema de gestão de aprendizagem utilizado para criar ambientes personalizados de ensino (Learning Management System), e, além da criação, roteirização e midiatização de todo o conteúdo, a Digital SK foi responsável pela implantação do Ambiente Virtual de Aprendizagem, hospedagem, suporte e monitoria para cerca de mil profissionais, que passarão pelo treinamento mensalmente.

Porém, para colocar em prática ações como esta, muitas barreiras precisam ser dispostas. Uma delas é a dificuldade tecnológica – o Amapá é o único estado brasileiro que não dispõe de conexão de banda larga -. Os alunos que não têm acesso à internet em suas casas ou trabalho podem realizar o curso, que é totalmente on-line, em parceiros da Conectur nos demais municípios. No futuro, segundo a Conectur, os treinamentos serão oferecidos pelos empreendedores e os colaboradores serão capacitados dentro do local de trabalho e durante o expediente.

fonte:

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário