quinta-feira, 27 de maio de 2010

SEBRAE provoca outro olhar sobre o Roteiro Turístico Entre Rios

O Piauí é mesmo surpreendente. Maior rio genuinamente nordestino, o Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras e desemboca em forma ramificada e triangular, entre o Piauí e Maranhão, como o único Delta Oceânico das Américas. O rio tem aproximadamente 1.460 Km de extensão e a maioria dos seus afluentes são perenes e abastecidos por águas das chuvas (pluviais) e subterrâneas. A Região Hidrográfica ou Bacia do Parnaíba ocupa uma área de 344.112 km2 (3,9% do território nacional) e drena quase a totalidade do Estado do Piauí (99%), parte do Maranhão (19%) e Ceará (10%). Esse rio é uma dádiva. O Parnaíba está para o Piauí assim como o Nilo para o Egito.

Atração principal do Roteiro ENTRE RIOS, lançado pelo SEBRAE no PIAUÍ SAMPA e Salão do Turismo, eventos que acontecem por toda esta semana em São Paulo, o Parnaíba certamente é uma Descoberta a ser feita. Por turistas e, principalmente, por nós mesmos. Desde suas nascentes até o Delta, mais que uma atração turística, o rio é uma via aberta de Vida que corre por nossas veias. A integração do Turismo-Ecologia-Economia contribuirá ainda mais para despertar a presença do Parnaíba como exemplo maior de nossa identidade histórica, integração social e meio de sobrevivência biológica. Sem água a Vida seca.

Tendo a Natureza como principal espetáculo, o roteiro ENTRE RIOS merece despertar em todos os poderes institucionais e não-governamentais do Estado do Piauí e do país, a pauta solidária de nos somarmos à iniciativa do SEBRAE e seus parceiros. A missão é promover ampla conscientização turística, tendo como foco a qualidade do atendimento, alcançando níveis de excelência cada vez acima do que já se encontra previamente qualificado. Cabe alertar que manter atrações naturais em cartaz, para turista consumir e principalmente a população usufruir, inclui permanente investimento em Educação Ambiental, Saneamento, estrutura e o comprometimento participativo das comunidades. Nessa mobilização devemos atuar juntos, em sintonia e com harmonia.

Certamente essas questões já foram tecnicamente agendadas. Então temos que agir com mais celeridade. É que devemos nos antecipar aos visitantes que estão sendo atraídos pelos lançamentos. Contando que os turistas virão, uma regra básica deve ser respeitada: Turismo não é apenas VITRINE. Turismo é produto. Essencialmente serviço. O negócio é esse. Em todo bom lugar do mundo.

fonte:http://www.cidadeverde.com/alcide/alcide_txt.php?id=25801

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário