O CNT (Conselho Nacional do Turismo), do Ministério do Turismo, lançou oficialmente na tarde desta segunda-feira, em Brasília, o Documento Referencial - Turismo no Brasil 2011-2014. A publicação faz um diagnóstico da atividade no País e traça metas para os próximos anos, com foco voltado para os dois grandes eventos que o Brasil sediará – a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
O material, distribuído ao trade nacional durante a reunião ordinária do colegiado, servirá de base para a elaboração do PNT (Plano Nacional de Turismo), principal documento do setor, que projeta os próximos quatro anos da atividade, com números e estimativas de crescimento. Além disso, o documento que contou com o apoio da FGV (Fundação Getúlio Vargas), será apresentado aos candidatos à presidência da República durante o Cbratur (Congresso Brasileiro da Atividade Turística), realizado pelo Congresso Nacional e que ainda não tem data definida. Com o documento, os candidatos poderão ter acesso às informações importantes do setor e debater com o trade turístico nacional seus planos e propostas para o turismo brasileiro. O material lançado é dividido em três eixos centrais – Diagnóstico, Cenários e Projeções e Proposições.
Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto, a contribuição do material é significativa, especialmente para assegurar a continuidade das políticas públicas do turismo, promovidas pelo Governo, desde a criação do MTur, em 2003. “Independente de quem seja o novo presidente, é preciso trabalhar na continuidade das políticas da pasta, que trouxeram muitos resultados positivos nos últimos anos”, defende.
De acordo com Barretto, o documento é fruto de intenso trabalho do CNT, que criou um comitê gestor para a elaboração da publicação, formado pelo corpo técnico do MTur, conselheiros do CNT e pelo Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) “Trata-se de um trabalho feito à muitas mãos e com diálogo e parceira do governo, parlamento e da iniciativa privada. Muita coisa aconteceu desde 2003, tivemos grandes avanços e essa interação com todo o trade e o Congresso Nacional foi fundamental”, disse.
Barretto destacou a importância do documento na organização dos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará, especialmente a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Não são quaisquer próximos anos. Trata-se de um momento único e a responsabilidade desse fórum e de quem atua no turismo é ainda maior. Vamos aproveitar essa grande oportunidade de dar um salto de qualidade e deixar legado para o País. A elaboração deste documento é o primeiro passo”, disse.
Os conselheiros se mostraram satisfeitos com a elaboração do material, especialmente, pela possibilidade de contribuir em todo o processo, por meio de debates e seminários. A presidente da Abraccef (Associação Brasileira de Centro de Convenções e Feiras) Margareth Pizzatto falou e nome do comitê gestor e agradeceu ao MTur a parceira e aos conselheiros por confiarem no grupo de trabalho. “O documento foi elaborado com muita dedicação e profissionalismo do Poder Publico e da iniciativa privada organizada. Pudemos colocar nossas impressões e ter sugestões aceitas nessa positiva e democrática decisão do MTur em ter uma discussão aberta com o setor privado e o parlamento”, afirmou.
A deputada Raquel Teixeira (PMDB-GO), presidente da CTD (Comissão de Turismo e Desporto) da Câmara dos Deputados, se mostrou orgulhosa por fazer parte do setor nessa fase de crescimento e destacou a qualidade do material desenvolvido pelo CNT. “A qualidade e riqueza do documento é visível. Esse importante trabalho do CNT deve se reconhecido, assim como a integração madura que as instituições brasileiras estão construindo em volta de áreas temáticas importantes para o País, como o turismo”, completou.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/33675-mtur-lanca-documento-referencial-2011-2014.html
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário