“O Turismo Rural é mais uma alternativa de geração de renda para os agricultores e agricultoras familiares”. A frase é do diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí - Emater, Adalberto Nascimento Filho, que participou do encerramento da Oficina de Nivelamento Técnico e Planejamento de Ações, realizada pelo Instituto, na última sexta-feira (11).
Além dos conhecimentos teóricos, foram trabalhadas metodologias de diagnóstico rápido e plano de ação. Um exemplo disso é a comunidade Pedra Branca, nome fictício criado pelos participantes que, de acordo com a articuladora estadual de turismo rural na Agricultura Familiar no Emater, Márcia Mendes, foi criada para simular diagnóstico e plano com ênfase no Turismo Rural.
"O trabalho foi dividido em grupos com dimensões específicas: Econômica, Sociocultural e Político Organizacional”, explica Mendes, dizendo que, partindo desse ponto, todo o trabalho que propunha transformar a comunidade em um potencial turístico rural foi realizado com olhar para potenciais naturais que poderiam ser transformados em atrativos turísticos.
Consolidação
A diretora de Educação e Extensão do Emater, Laura Emília de Carvalho Meireles, informou que o turismo rural é mais uma alternativa para que a agricultura familiar consolide o trabalho de incentivo aos pequenos agricultores e agricultoras que já é realizado. “O turismo rural vem consolidar nosso trabalho”, comemora.
O facilitador da Agreape (antiga Emater) de Mato Grosso do Sul, Airton Garcês, que participou do evento, comentou que o Piauí é um Estado que tem muito potencial para o desenvolvimento do turismo. “Gostei muito do que vivenciei aqui. Principalmente pelo empenho dos participantes”, diz Garcês, reforçando que os envolvidos nesta área estão muito empenhados em fazer valer essa prática e programar projetos de apoio a atrativos turísticos.
fonte:http://180graus.brasilportais.com.br/geral/piaui-tem-grande-potencial-para-tursimo-rural-336578.html
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário