quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Feira Internacional de Turismo da Amazônia começa nesta quinta

Com o tema “Turismo é negócio na Amazônia”, ocorre no centro de convenções Hangar, em Belém (PA), entre os próximos dias 12 e 15 de agosto, a quinta edição da Fita (Feira Internacional de Turismo da Amazônia). O evento, que é realizado pela Paratur (Companhia Paraense de Turismo) em parceria com o Hangar, tem como objetivo apresentar a oferta de produtos turísticos dos estados e países que compõem a Pan-Amazônia de forma integrada aos demais mercados. A FITA inclui a Feira de Produtos Turísticos, espaços temáticos, programação técnico-científica, Bolsa de Negócios, festival gastronômico e apresentações culturais, além de missões promocionais como a realização de famturs e press trips. O objetivo é consolidar a atividade turística como uma alternativa viável ao desenvolvimento sócio-econômico, além de atrair de novos e grandes investimentos à região.

Voltado para setor de viagens, transporte, hotelaria, órgãos oficias de turismo, imprensa especializada, área acadêmica, o evento é visto como grande oportunidade para que o trade mundial possa conhecer a oferta de produtos e serviços turísticos da região amazônica. A Fita conta com a promoção do Governo do Estado do Pará e apoio do Ministério do Turismo. A cada ano, consolida a presença da região amazônica no cenário de grandes feiras e eventos da América Latina, reunindo todos os estados brasileiros e países pan-amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa (França), Peru, Suriname e Venezuela), ao promover a criação de roteiros integrados, facilitar a troca de experiências e comercialização de produtos turísticos no mercado internacional, firmar a imagem turística da Amazônia para os mercados emissores mundiais e mostrar aos profissionais de outros países que a Amazônia está pronta para receber turistas.

Novidade
A grande novidade desta edição será o Festival da Gastronomia Paraense. Sob a coordenação e consultoria da Abrasel-Pa, representantes de municípios dos seis pólos turísticos do Estado (Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu), a cada noite do evento, apresentarão pratos típicos e iguarias da culinária local aos operadores de turismo e agentes de viagem do Brasil e do exterior.

Aprendizado

A programação da FITA 2010 terá ainda uma extensa lista de palestras e mesas redondas, reunindo alguns dos maiores especialistas do País. O objetivo é promover a troca de experiência e conhecimento entre profissionais, acadêmicos e estudantes de Turismo e Administração de Empresas. A primeira palestra ocorre logo após a abertura oficial do evento, na manhã do dia 12, ministrada pelo experiente professor e PhD da Universidade de São Paulo, José Dornelas, que falará sobre “Planos de Negócios que dão certo”.

Na manhã da sexta-feira (13), haverá a mesa redonda “Turismo de Base Comunitária: Risco ou Oportunidades?”, reunindo como debatedores o coordenador de Infra-estrutura, Transporte, Comunicação e Turismo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Donald Sinclair; Gabriela Fontoura da Estação Gabiraba e o professor mestre da Universidade Federal do Pará (UFPa), Hugo Serra. No período da tarde, Daniela Soares do Nascimento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), apresenta a palestra “Estratégias para Negócios Sustentáveis na Amazônia”.

Proteção e inclusão social

Além de voltada para a realização de negócios, a programação da Fita 2010 também reúne palestras e debates relacionados à temática social. Serão discutidos por especialistas temas como “Responsabilidade Social & Sustentabilidade no Turismo, Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo”, “Turismo Acessível: Inclusão de Pessoas com Deficiências na Atividade Turística”, e “Qualificação para Pessoas com Deficiência – PCD”.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/34616-feirainternacionaldeturismodaamazoniacomecanestaquinta-feira.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário