segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Licença ambiental e financiamentos são principais desafios dos hotéis

Durante debate realizado no 52º Conotel, na tarde desta quinta-feira, os representantes de hotéis e resorts presentes apontaram como principais dificuldades dos hotéis no País, atualmente, a questão do funding (financiamentos) e a obtenção de licença ambiental para a operação. "A obtenção da licença ambiental é um desafio", falou Rubens Régis, presidente da Resorts Brasil. "Quem tem resort sabe que a natureza é o forte que ele tem para oferecer. Fomos dos oito aos 80 e isso tende a se equilibrar agora. Antes, se chegava e devastavam-se dunas. Já, hoje quem tenta se instalar aqui tem problemas", falou o hoteleiro.

"A questão das aprovações é complicada e leva muito tempo", pontuou Alínio Azevedo, da rede canadense Four Seasons. Para Philip Carrutheres, da Oriente Express, o problema foi sentido na pele. A rede de alto luxo teve de interromper a construção de um resort em Búzios (RJ), devido às complexidades com os órgãos ambientais. "Foi um questão muito mais política do que ambiental. Hoje, a consciência ambiental está difundida no mundo tudo e a preocupação com o meio ambiente é uma questão permanente. Em novos projetos, teremos mais respeito e mais cuidado para evitar problemas como os que tivemos em Búzios", falou Carrutheres, que é gerente geral do Copacabana Palace.

A obtenção de financiamentos também foi citada pelos debatedores como um dos problemas de se investir no setor hoteleiro do Brasil. "Os custos de construção têm aumentado muito no País e as taxas de financiamento são muito altas e concentradas no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), sem a participação dos bancos privados", disse Roland de Bonadona, diretor geral da Accor para a América Latina. Como solução, o executivo apontou o aumento dos fundos imobiliários, que estão começando ainda no Brasil.

Alceu Verzozzo Filho, da rede Bourbon, destacou a dificuldade em se obter novos espaços físicos para os empreendimentos, principalmente nas grandes cidades. "Temos dificuldade de boas localizações. Hoje, um escritório rentabiliza mais que um empreendimento hoteleiro. Essa é a realidade que enfrentamos, principalmente em São Paulo", afirmou.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/34848-hotelaria-desafios.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário