O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, homologou o tombamento da Ponte Metálica João Luís Ferreira, que liga a capital do Piauí, Teresina, a Timon, no Estado do Maranhão. A ponte havia sido declarada Patrimônio Cultural brasileiro no dia 11 de setembro de 2008 e aguardava a confirmação para receber a proteção devida como bem material tombado.
A partir de agora, por determinação do Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, que organiza o patrimônio histórico e artístico nacional, a Ponte Metálica não poderá ser destruída, demolida, mutilada, ou mesmo reparada, pintada e restaurada sem a autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
E somente com a autorização do Iphan poderá haver construção na vizinhança que impeça ou reduza a visibílidade da Ponte Metálica. O decreto proíbe também a colocação de anúncios ou cartazes. Antes do tombamento, houve tentativas de impedir o prolongamento da linha do pré-metrô de Teresina até o mercado central. O elevado na Avenida Maranhão prejudica a visibilidade da Ponte Metálica.
A construção da Ponte Metálica João Luís Ferreira durou 17 anos. Foi inaugurada no dia 2 de dezembro de 1939 recebendo 702 toneladas de ferro projetadas pelo engenheiro alemão Germano Franz. A primeira ponte sobre o Rio Parnaíba serviu para fazer a ligação entre Teresina e São Luís por linha férrea. É considerada um cartão postal da capital piauiense. Que passe a ser tratada definitivamente como um patrimônio cultural brasileiro.
fonte:http://www.acessepiaui.com.br/brasilia/ministro-da-cultura-homologa-tombamento-da-ponte-met-lica/8150.html
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário