quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ampliação do Aeroporto de Teresina (PI) fica pronta em fevereiro

A ampliação do Aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina, cujas obras começam no início do próximo mês, ficará pronta até o início de fevereiro, segundo previsão da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Com a reforma, a capacidade do terminal de passageiros passará dos atuais 250 mil passageiros por ano para 750 mil, três vezes mais. A empresa responsável pela obra, a ATP, que já fez a reforma de vários aeroportos do Brasil, receberá R$ 3,4 milhões pelo trabalho.

A reforma acontecerá por meio da instalação de Módulos Operacionais Provisórios (MOP), uma solução de engenharia que está sendo adotada nos aeroportos da Europa, Estados Unidos e em alguns estados brasileiros. “Os MOPs possuem rápida instalação, com baixa geração de resíduos e são capazes de atender perfeitamente situações específicas, como a ampliação de áreas de check-in, embarque e desembarque”, afirmou ontem o superintendente da Infraero no Piauí, Wilson Estrela.

A reforma no terminal do Aeroporto de Teresina será a alternativa utilizada pela Infraero para oferecer mais conforto aos passageiros até o ano de 2014, quando o novo terminal deverá ficar pronto. “O novo terminal será construído na área onde unciona o atual hangar. Mas ainda está na fase de elaboração do projeto, que só deverá estar pronto daqui a um ano. O valor total desse novo terminal está orçado em R$ 200 milhões e, até lá a atual reforma será suficiente para atender a demanda dos passageiros da capital, que não parar de crescer”, disse Wilson Estrela.

A cada ano, o aumento do poder aquisitivo da população, a redução no preço das passagens aéreas e o crescimento natural de Teresina têm feito o aeroporto operar acima de sua capacidade nos horários de pico. Em 2009, por exemplo, passaram pelo local 557 mil passageiros, mais que o dobro da atual capacidade.

Este ano, até julho, já embarcaram e desembarcaram através do aeroporto 416 mil pessoas, número 40% maior que o mesmo período do ano passado, quando 296 mil passageiros utilizaram o local. Mantido esse ritmo, facilmente até o final do ano mais de 600 mil pessoas terão usado o terminal.

“O hall de passageiros fica congestionado nos horários de voos, como entre meia-noite e duas da manhã e entre meio-dia e 16h. Com a ampliação, vamos ter mais espaços para os passageiros”, comentou o superintendente.

Com a reforma, as salas de embarque e desembarque, já saturadas, serão duplicadas. Serão duas esteiras no desembarque, o que permitirá mais agilidade aos passageiros que perdem muito tempo aguardando a bagagem. O estacionamento de veículos, que fica sem vagas nos horários mais movimentados, também será ampliado das atuais 70 vagas para 120, com cobertura contra
o sol para os veículos.

O Módulo Operacional de Teresina terá uma área de 1.350m². Além do Aeroporto Petrônio Portela, os MOPs estão sendo instalados nascidades de Brasília, Goiânia, Vitória, São Paulo (Guarulhos) e Juazeiro do Norte (CE). No Brasil, Florianópolis ganhou seu MOP em 2009.

fonte:http://www.sistemaodia.com/noticias/ampliacao-do-aeroporto-de-teresina-fica-pronta-em-fevereiro-88911.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário