As chegadas de turistas internacionais aumentaram 7% no primeiro semestre do ano, de acordo com o estudo da OMT (Organização Mundial do Turismo) divulgado nesta quinta-feira. O resultado "confirma a recuperação que já se verificou no último trimestre do ano passado e espera-se que assim continue na segunda metade deste ano, embora num crescimento mais moderado".
Enquanto o crescimento nas chegadas de turistas estrangeiros foi modesto em abril, na sequência do encerramento do espaço aéreo europeu, devido à nuvem de cinzas proveniente de um vulcão islandês, os resultados foram mais fortes em maio, com um aumento de 10%, e em junho, com crescimento de 8%. Os resultados existentes para julho dão conta de que a subida continuou de forma moderada.
Este crescimento foi positivo para todos os países, indica a OMT, levando a que as economias dos países emergentes se expandissem em 8%, comparando com os 6% nas economias desenvolvidas. Por regiões, o destaque vai para a região do Oriente Médio, que cresceu 20%, depois a Ásia-Pacífico (+14%). Tratam-se de “regiões onde os resultados já tinham sido positivos na segunda metade de 2009, levando à continuação do crescimento na primeira metade de 2010, com a maioria dos destinos nas duas regiões a registrar um aumento de dois dígitos”.
A Ásia, a segunda região mais visitada do mundo, foi visitada em 2009 por 181 milhões de turistas internacionais (21% do total) e as receitas turísticas atingiram US$ 204 bilhões. Pelo lado negativo, o destaque neste primeiro semestre vai para a Europa, com um crescimento de 2%, o mais baixo registado pela OMT, embora os resultados recentes sejam positivos.
Ao todo, as chegadas de turistas internacionais atingiram os 421 milhões nos primeiros seis meses do ano, mais 7% face ao período homólogo de 2009, mas menos 2% face a 2008. “Embora estejamos assistindo a uma clara recuperação no turismo internacional, temos de nos manter cautelosos”, disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, em relação a pesquisa. “Em muitas economias desenvolvidas, como nos EUA e em alguns mercados europeus, a recuperação econômica ainda tem de ser consolidada”, continuou.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/geral/35134-omt-turismo-internacional-cresceu-7-no-primeiro-semestre.html
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário