Belo Horizonte recebeu de volta mais um local para lazer, diversão e contato com a natureza. Totalmente reformado, o Parque Ecológico Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque das Águas, na região do Barreiro, foi reinaugurado pela Prefeitura e já está aberto para a população. Para as obras de reforma e ampliação do espaço, realizada pela PBH, por meio da Fundação de Parques Municipais e da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), foram destinados cerca de R$ 4 milhões.
A entrega do parque faz parte das comemorações aos 155 anos do Barreiro, completados neste mês de agosto. Durante a solenidade, o prefeito Marcio Lacerda, acompanhado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Nivio Tadeu Lasmar, pelo presidente da Fundação de Parques Municipais, Luiz Gustavo Fortini e pelo secretário regional interino do Barreiro, Sylvio Ferreira, visitou as novas instalações e descerrou a placa de inauguração da reforma.
Marcio ressaltou que a Prefeitura está trabalhando para a ampliação e preservação dos 71 parques municipais existentes na capital. Ele destacou que o Parque Roberto Burle Marx é um espaço de muita qualidade, não só para o Barreiro, mas para Belo Horizonte. “Esse parque tem um significado especial pela sua riqueza de águas e, principalmente, pela quantidade de árvores, a composição da fauna e diversas plantas medicinais que ele possui. Então, temos a obrigação de preservar e ampliar cada vez mais essa riqueza natural que será sempre uma fonte de alegria para todos os habitantes da cidade”, afirmou.
Luiz Gustavo Fortini enfatizou que o objetivo da reforma, que faz parte do Programa de Recuperação e Obras nos Parques (ProParque), é conservar o patrimônio histórico e ambiental e oferecer à população melhores condições para o desenvolvimento de atividades sociais, culturais e de lazer. “É essencial que as pessoas valorizem o novo parque, principalmente que ele seja bem cuidado e limpo”, afirmou. Ele disse também que, brevemente, a Prefeitura entregará outros parques da capital para a população, com várias novidades.
Os trabalhos executados incluem a reforma dos gramados, jardins e espelhos d'água, um anfiteatro, novas quadras e arquibancadas, a construção de equipamentos de ginástica e brinquedos. A sede administrativa também ganhou novas instalações, como recepção, salas de reunião e de vídeo e banheiros públicos. Os galpões ocupados pela comunidade para trabalhos de costura, artesanato e marcenaria e o Lago Fênix foram restaurados. O viveiro de plantas ornamentais também ganhou uma cara nova.
CEA Barreiro
A implantação de um novo Centro de Educação Ambiental (CEA) Barreiro, construído no Parque das Águas com alguns materiais reciclados, foi o terceiro instalado nas unidades da Fundação de Parques Municipais e é um exemplo de construção sustentável. O espaço possui telhado verde, aquecimento solar e infraestrutura para reaproveitamento de água da chuva e é um espaço adequado para a realização de oficinas e atividades voltadas para a educação ambiental.
Parque Roberto Burle Marx
O Parque das Águas, que funciona diariamente de 7h às 18h, possui uma área de mais de 172 mil metros quadrados. Inserido no complexo ecológico da Serra do Rola Moça, na divisa da Serra do Curral, o parque faz limite com a reserva de proteção do manancial do Barreiro. Sua vegetação é típica do cerrado, com formações de campo cerrado e mata ciliar. A fauna do parque é composta por tucanos, pica-paus, sabiás, gaviões, sanhaços, garrinchas, corujas, saracuras, gambás e micos-estrela.
Mais de cem espécies de plantas medicinais e aromáticas também são cultivadas no parque. São encontrados no local fontes entre os jardins, caminhos abertos para a água escorrer por entre o gramado, além de lagos, quedas d’água e diversas nascentes, que fazem parte do paisagismo do Parque das Águas. Por ele passa também o córrego do Clemente, integrante da bacia do Rio São Francisco.
Horário de Funcionamento: diariamente, de 7 às 18 horas.
Localização: av. Ximango, 809 – bairro Flávio Marques Lisboa, Barreio de Cima.
Informações: 3277-5968 ou 3277-4882
Entrada gratuita.
No Parque das águas também funciona o Programa Segundo Tempo da PBH,coordenado pelo professor Wanderley Lobo e que oferece a crianças e adolescentes de 06 à 17 anos oficinas de esportes como:Atletismo, Futebol de campo, Futsal, Voleibol, basquetebol,handebol,capoeira, Dança e estamos implantando os Esportes de aventura,participe.
ResponderExcluir