Em 1502, em sua quarta viagem de exploração rumo ao Ocidente, Cristóvão Colombo chegou as “Ilhas da baia”, na Costa de Honduras. Embora tenha relatado em suas escrituras a incrível beleza e riqueza destas ilhas, Colombo não teve a oportunidade de ver o verdadeiro tesouro deste arquipélago, que se encontrava sob a quilha de sua nau, escondidos nas águas claras do caribe. Desta vez, eu, acompanhado de um grupo de mergulhadores da Scuba Point partimos para Roatan, afim de explorar o único tesouro não descoberto por Colombo, as belezas submersas de Roatan.
Roatan é a maior e mais desenvolvida das “ilhas da Baia”(bay islands), que juntamente com Utila, Cayos Cochinos e Guanaja, formam este belo arquipélago localizado a aproximadamente 30 km da costa norte de Honduras, em pleno Mar do Caribe. Geologicamente falando, elas são os topos de uma cadeia de montanhas submersas, conhecida como ‘Bonaca Ridge”. Na prática, são ilhas perfeitas para nós, mergulhadores. As ilhas são envolvidas por um extenso e sadio sistema de arrecifes e possui uma das maiores biodiversidades do Caribe. Encontramos aqui desde maravilhas da vida macro, como os coloridos nudibranquios, até os gigantes Tubarões baleia.
Roatan, a mais famosa e mais procurada das ilhas da Baia, tem mais de 50 km de comprimento e menos de 8 km de largura. Possui uma cadeia de montanhas de leste a oeste coberta por uma densa floresta tropical. Do lado norte, a plataforma submarina forma uma bela laguna de águas azul-turquesa, protegidas por um quebra-mar natural de recifes de coral. Do lado sul, a plataforma é mais estreita e as águas profundas ficam a poucos metros da costa.
Era minha primeira visita a esta ilha, que sonhava conhecer há mais de 10 anos. Estava ancioso para explorar a ilha e descobrir suas belezas submersas. Partia todos os dias pela manhã para explorar os arrecifes da região e em menos de 15 minutos estáva caindo na água. Não demorava muito para descobrir porque Roatan possuía uma das maiores diversidades de corais, esponjas e invertebrados do Caribe. Gigantes monumentos de corais pilar, esponjas barril gigantes, anêmonas, tunicatos, grandes esponjas tubulares, corais chifre de alce entre muitos outros, eram encontrados em todos os mergulhos.
Cristian Dimitrius
fonte: http://ecoviagem.uol.com.br/blogs/cristian-dimitrius/mergulho/roatan-um-mergulho-nas-montanhas-submersas-de-colombo-12653.asp
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário